Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 23 de maio de 2012

1

GUARDA PORTUÁRIA REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÂO DE SANGUE



A cultura brasileira tem se mostrado adversa à doação voluntária, habitual e espontânea de sangue em decorrência de mitos, preconceitos e tabus socialmente arraigados, contexto sociocultural resultante de inúmeros e interligados fatores que permeiam a evolução da política de sangue e sua implementação no país. A partir de 1970, o cenário foi se aperfeiçoando e atualmente os serviços de hemoterapia são seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico-científicos de ponta.

A busca por doadores tem se constituído uma preocupação constante das autoridades sanitárias. A Organização Mundial de Saúde – OMS preconiza (objetivando atender a demanda transfusional de cada país) que 3% a 5% da população com idade entre 18 e 65 anos sejam doadoras voluntárias de sangue. A quantidade total de doadores de sangue no Brasil corresponde, a cada ano, a menos de 1% da população.

A doação de sangue deve ser um ato espontâneo, voluntário e não remunerado. Trata-se de um procedimento totalmente seguro para o doador, executado apenas com material descartável. A motivação da decisão de doar sangue deve ser o exercício da cidadania em sua forma mais nobre – a de salvar a vida de uma pessoa.

Objetivando proporcionar a interação da comunidade com a Guarda Portuária, no dia 26 de maio, a corporação irá colaborar com a sociedade da baixada santista e estimular a doação espontânea da comunidade local, a fim de alimentar o banco de Sangue da região.


INICIATIVA:

Partiu do guarda portuário Jachson Bispo, 31 anos. Com formação na área de Saúde, especialização em Enfermagem do Trabalho, atualmente terminando Pós Graduação em Sistema de Gestão Integrada (SGI). Desde a época da faculdade atuou como presidente da Liga Acadêmica em Tuberculose enquanto desenvolvia pesquisas cientificas atuava em atividades voluntárias, principalmente com pacientes com HIV/AIDS.

Segundo ele, a idéia da Campanha surgiu da inquietação como cidadão ao assistir as propagandas dos hemonúcleos solicitando doadores para suprir a defasagem tão preocupante de seus bancos de sangue. 

Ele diz: “Vi na corporação o potencial latente para tentar minimizar a atual situação dos bancos de sangue e com esta ação incentivar novos doadores. Comecei a escrever o projeto, contatei alguns hemonucleos da cidade, mas só levei realmente o projeto adiante depois de conversar com alguns superiores e colegas da guarda que se mostraram sensibilizados com o tema, se colocando a disposição para ajudar no que fosse necessário. Encaminhei o projeto para a Companhia, Sindicato e Associação para apresentar a proposta, solicitando apoio para melhor divulgação entre os membros e que me ajudassem na campanha. De fato estou muito feliz pelo apoio e empenho dos companheiros da Guarda Portuária que abraçaram esta idéia e iram literalmente dar o sangue neste dia 26 de maio, o que vem novamente confirmar a preocupação dos colegas pelo bem estar da comunidade não somente da área do Porto”.


APOIO:
  • CODESP
  • SINDAPORT
  • APROGPORT
  • BLOG SEGURANÇA PORTUÁRIA EM FOCO
DOAÇÃO:

Dia: 26/05/2012
Horário: A partir das 8:00 horas
Local: Hospital Guilherme Álvaro
Endereço: Rua Oswaldo Cruz 197

REQUISITOS:
  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 18 e 60 anos
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar descansado
  • Estar alimentado
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial Entrada
TRANSPORTE:
Quem estiver de serviço será fornecido o transporte de ida e volta.

Um comentário:

  1. Segundo o GPG - Gerente de Policiamnento, Sr. Messias Batista, conforme determina a lei, quem participar da campanha doando sangue, basta apresentar o comprovante de doação ao seu inspetor, que este o dispensará de um dia de trabalho, de modo que não atrapalhe o bom andamento dos serviços.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.