Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

3

LAGUNA, UM PORTO SEM LEI



A ARTE DE TRAIR






O SINTAC da Laguna que muito lutou para trocar a administração do porto da Laguna no ano de 2011 tomou tal atitude, pois a antiga administração estava massacrando a classe trabalhadora, usuários e o sindicato dos armadores que se utilizam do porto,  após muita luta conseguiu realizar a substituição de toda a antiga administração por uma nova.
 

Agora surpreendido com as atitudes da chefe de núcleo de apoio do porto (Denise Pegorara) que tem se intitulado  como diretora do porto, coitada não sabe nem ler sua portaria que é de chefe de núcleo, para chegar a diretora terá que comer muita farinha, pois não conhece nem o seu lugar na empresa em que foi presenteada com um cargo de chefia, diretoria na CODESP só existe no porto de Santos, aqui na Laguna são dois cargos de chefia e um cargo de administrador esse o maior cargo,  superior aos cargos de chefia de núcleo . Portanto a chefe de núcleo sem o devido conhecimento atropela todas as ordens passando por cima de tudo e de todos.
 
Vamos aos fatos :

Quando da saída dos senhores José Paulo Ramos e Claudionor Dias Pereira para concorrerem a uma cadeira na câmara de vereadores da Laguna, a referida chefe de núcleo ficou respondendo pela administração até a nomeação dos novos nomes para as referidas vagas. Durante esse período em que esteve a frente da administração parece que o poder falou mais alto que a razão e começaram os problemas criados pela Sra. chefe de núcleo.

1 - Tentou reduzir os trabalhadores portuários querendo colocar terceirizados no lugar, isso não foi aceito pelo sindicato.

2 - Quis reduzir os dias trabalhados, o que não foi aceito pelo sindicato dos armadores (donos de barcos), nem pelas cooperativas que lá trabalham.

3 - Depois de manifestações contrárias dos envolvidos, a referida chefe de núcleo (que se diz diretora) apareceu no porto e convocou uma reunião de emergência, após os relatos dos envolvidos com o funcionamento do porto, ficou decidido em documento que a mesma estava errada em suas decisões e voltou atrás, atitude que agradou a todos os envolvidos. No entanto parece que a mesma não gostou da pressão que recebera e assinou o documento com seu nome por extenso, tal documento não pode ser reconhecido firma em cartório, pois segundo o próprio cartório a Sra. chefe de núcleo (que se diz diretora) não possui aquela assinatura registrada .

 4 - A mesma chefe de núcleo cedeu o uso de áreas do porto sem licitação, o que não é permitido por força de lei.

5 - Permitiu o uso de um prédio para serviços de guincho e o terreno para depósito a céu aberto para veículos batidos (sucatas) e veículos apreendidos, isso se misturando aos veículos de funcionários e usuários do porto.


 

6 - Permitiu o uso do prédio da antiga administração do porto para um a escola particular de enfermagem, também sem licitação e mais uma vez contrariando a lei.


 

7 - Permitiu o uso de uma área na entrada do porto para realização de festas, novamente sem licitação, até ai já deveria saber que contrariava a lei.

 

8 - Contratou maquinas para limpeza de valas de esgoto da rede pública  na área do porto, o serviço que deveria ser efetuado pela prefeitura custou ao porto mais de R$24.000,00 ( vinte e quatro mil reais), esse valor foi pago em parcelas  de acordo com a realização do serviço durante o mês .


 

 9 - Invadiu por duas vezes a sala destinada ao SINTAC, sindicato dos trabalhadores portuários, na ultima vez inclusive trocando a fechadura da mesma, o caso foi parar na policia e feito boletim de ocorrência.

Agora a Sra. chefe de núcleo (aquela que se diz diretora) vem passando por cima de tudo e de todos, inclusive do seu chefe, diz que vai terceirizar os serviços do SINTAC, nos da a entender que a Sra. chefe de núcleo não conhece as leis, principalmente as portuárias. Muitos já tentaram a mesma manobra e não conseguirão e pelo que sabemos acabaram caindo, talvez seja ela a próxima.

Todas essas denuncias já foram mandadas para o Porto de Santos, ANTAQ e Ministério Público, e farão parte do próximo informativo portuário.


Fonte: Site Apimentado
Fotos fornecidas pelo Sintac



*Esta publicação é de inteira responsabilidade do órgão de imprenssa que a publicou. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que acompanham o Blog, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária ou com a Guarda Portuária, nesse caso, o dirertor do sindicato é guarda portuário.

 

3 comentários:

  1. Desencontros internos de administração entre funcionários, chefes e indicados é normal nos Portos do Brasil, inclusive NA CODESP, mas no Porto Pesqueiro de Laguna é frequente e tudo envolve politicagem, tem o partido PT por trás de tudo, pois todos lá estão envolvidos com o PT, quer seja facções diferentes, mas ditam e dizem amem a mesma cartilha a mesma % obrigatória do salário para poder usufruir qualquer coisa dentro da administração do Porto.
    Indago, dos envolvidos, principalmente o Guarda Portuário, já verificou a irregularidade de imóveis , indústrias, ferry-boat (cobrando 9,00 de travessia, sem dar um tostão ao Porto), e outras coisitas mais que já vem de décadas nesse porto, que não arrecada nada desses intrusos, cadê a UNIÃO, cade a FISCALIZAÇÃO, cadê a vergonha na cara de tirar tudo da ÁREA FEDERAL do PORTO DE LAGUNA e acabar com a POLITICAGEM QUE IMPERA HÁ DÉCADAS LÁ, CHAMEM A POLÍCIA FEDERAL E LIMPEM A ÁREA, POIS É UMA ÁREA DA UNIÃO E PERTENCE AO PATRIMONIO PÚBLICO E AO POVO DE SANTA CATARINA.

    SENHOR GUARDA ENVOLVIDO NA QUESTÃO, JÁ PENSOU EM DAR PARTE DISSO, POIS O SENHOR JÁ ESTÁ HÁ MAIS DE 32 ANOS EXERCENDO SUA PROFISSÃO NO PORTO E COMO DIZ QUE É DIRIGENTE SINDICALISTA PORQUE ATÉ HOJE NÃO DELATOU ISSO A POLÍCIA FEDERAL? MEDO, POLITICAGEM, PARTIDO, ENFIM O QUE ESTÁ ESCONDIDO POR AÍ! INTERESSE PARTICULAR DO PT, DO SINDICATO, DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO, AFINAL VAMOS POR ORDEM NA CASA. TODOS TEM QUE TER VERGONHA NA CARA E AGIR, POIS A UNIÃO É MUITO LENTA E NÃO UTILIZA O PODER QUE TEM PARA MANTER E FISCALIZAR O QUE É SEU, COMO TODOS SABEM. TENHO DITO. ADM.JAIR ROBERTO DA SILVA, SINASA/SANTOS/SP;

    ResponderExcluir
  2. Jair,tenho trinta e tres anos de porto de Laguna,e desde
    1995 sou dirigente sindical,ora como suplente,ora como
    titular.
    Aqui em Laguna SC,o Sintac so tem em sua direção um membro
    do Sintac,que e o seu representante legal junto a codesp.
    Nosso sindicato abrange quatro Portos sendo itajai,Navegantes
    São francisco e o Poto pesqueiro de Laguna.
    Minha vida profional na empresa de 1979 ate 1995 foi excelente como
    guarda portuario,apos entrar para o sindicato minha vida profissional
    virou um INFERNO,perseguições,punições e ate DEMIÇÃO EM 2002,por não
    aceitar no porto de laguna as indicações politicas,pois são tres cargos
    de chefia que o porto de Laguna tem e por lei 63%dos cargos de chefia
    deveriam ser preenchidos com funcionarios de carreira,o que não acontece aqui
    em Laguna, pois são todos politicos.
    E como sindicalista so atrapalha,denunciando as cagadas que os indicados fazem.
    So retornei sete meses mais tarde por força de descisão da justiça do trabalho.
    Desta data em diante não esmoreci, foi denuncia em cima de denuncia contra
    a CIA DOCAS,mas quando se mexe com grandes a corda sempre arrebenta para o mais
    fraco no caso EU.
    por fazer tantas denuncias contra os HOMENS DO PRESIDENTE, neste mes de dezembro
    ganhei meu PRESENTE DA CODESP TRINTA DIAS DE GANCHO E SUJEITO A MAIS UMA VEZ
    SER DEMITIDO PELA CODESP,eu sei que voltarei pela justiça mais uma vez,mas voce
    ja parou para pensar que NATAL EU E MINHA FAMILIA TEREMOS por denunciar os
    PREVILEGIADOS HOMENS DA POLITICA?
    Fiquei muito triste com o seu comentario, seria mais um presente de um companheiro.
    Se quiseres entrar em contato comigo meu telefone particular e 48-84332118 e
    meu email e sintac.laguna@bol.com.br.
    Só para esclarecer não foram poucas as denúncias que fiz inclusive com compra irregular de amônia pelo POrto de Laguna, que cuminou na investigação da POlícia Federal que lacrou a fábrica por dias até que se regularizasse a qustão.
    Denunciei ainda para ANTAQ acerca da tercerização da guarda portuária que tomou uma multa de R$200.000,00 mil reais por infração ao art. 13, LI, Res. 858-ANTAQ.
    O porto de Laguna foi multado pela ANTAQ no total de mais de um milhão de reais, agora me pergunte porque não foi efetivada essa multa? não sei, mas tenho todos os relatórios da antaq com o parecer pela multa.
    Acha que esmureci? Ora companheiro, em momento algum, denunciei ao TCU licitação irregular na contratação do setor jurídico.
    Mas como vc mesmo disse, a justiça é lenta.
    Enquanto isso, aguardo decisão, sem salário!
    Ficari muito grato com suas criticas e quem sabe conselhos de como agir com esses
    TUBARÕES DA POLITICA DO VEM ANOS TUDO AO VOSSO REINO(POVO) NADA.
    Att, LUCIO RICARDO NATAL
    DIRETOR DO SINTAC
    EM LAGUNA SC.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.