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AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 30 de dezembro de 2012

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EX-GUARDA PORTUÁRIA SE FORMA NO ASON-CIABA



SEGURANÇA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA






Viviane Aparecida Périco Alexandre, ex-integrante da Guarda Portuária do Porto de Santos-SP, formada em oceanografia no Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE se formou, nesse ano, na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM do CIABA.
O seu trabalho “A IMPORTÂNCIA DO OFICIAL DE PROTEÇÃO DO NAVIO”, recebeu a nota 10 e está à disposição para consulta na biblioteca do CIABA.

 
O trabalho, no estudo de casos, relatou dois artigos publicados aqui no Blog, relatando dois incidentes pretéritos que ajudaram a fortalecem a justificativa da existência do Oficial de Proteção ao Navio.

O caso 1 relatou o artigo: “Navio Isomeria, Pirataria no Porto de Santos”. Um dos maiores casos de ataque pirata no Porto de Santos e o caso 2 relatou o artigo: “Roubo de Carga Ronda o Porto de Santos”. Furto de carga fora da área do Porto, porém próximo a uma das entradas de acesso.
Atualmente Viviane está exercendo o estágio praticante em embarcações de uma multinacional, que atua na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

O CIABA – Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante, altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos como, Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc.

O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos.

O curso de dois períodos é desenvolvido em oito semestres, a saber:
  • Período Acadêmico, composto de seis semestres letivos em regime de internato, com dedicação exclusiva do aluno e estruturado em um sistema serial anual, dividido em dois semestres; e

  • Período de Estágio, compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.


As atividades compreendem:

·       atividades acadêmicas – desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;

·       atividades militares – desenvolvidas com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares; e

·       atividades extraclasse – destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais, de interesse para a formação do aluno.

Após o término do 3º ano, o aluno realiza, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.

Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.

Ao término do curso, o aluno é declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passa a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

sábado, 29 de dezembro de 2012

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CONTÊINER TOMBA E GUARDA PORTUÁRIA INTERDITA A PISTA



SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA





 
O tombamento de um contêiner, transportado por uma velha carreta, deixou o tráfego na Avenida Perimetral com apenas meia pista, no sentido Ponta da Praia. O contêiner tombou, por volta das 13 horas da última sexta-feira (28/12), derrubando parte do muro que divide a Perimetral com a Avenida Rodrigues Alves, no Macuco.
 

 


O motorista da carreta, Francisco de Assis Domingos Fernandes, de 38 anos, não se feriu porque o veículo não tombou, apenas o contêiner, que levava 27 toneladas de fardo com algodão. Por pouco, o contêiner não atinge o ponto de ônibus localizado na Avenida Rodrigues Alves. Mesmo assim, o ponto de ônibus teve de ser interditado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Segundo o inspetor da Guarda Portuária Fernando Almeida Serafim, a remoção do contêiner deveria durar por cerca de uma hora, deixando a Perimetral com meia pista. De acordo com ele, a velocidade permitida naquele trecho é de 40 km/h.

O motorista alegou à Guarda Portuária que a carga estava travada na carreta, mas funcionários do órgão ouvidos pelo Diário do Litoral suspeitam que o contêiner não estava devidamente travado no veículo.

 
Fonte: Diário do Litoral
 
 
 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

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AGU CONFIRMA IRREGULARIDADES NA ANTAQ



SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / POlÍCIA FEDERAL






A Advocacia Geral da União (AGU) confirmou irregularidades que favoreceram empresas investigadas na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, em processos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Um “pente-fino” na procuradoria da agência mostrou que o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e ex-conselheiro da Codesp Paulo Rodrigues Vieira, apontado como chefe do esquema de venda de pareceres, transitava livremente pela Antaq e recorria ao apadrinhamento político do ex-ministro José Dirceu e do deputado Valdemar Costa Neto (PR), para fazer indicações e inflar seu prestígio.

Em relatórios divulgados ontem, a Corregedoria da AGU diz ter analisado mais de 300 documentos da Antaq, da ANA e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo era aferir a regularidade da tramitação dos papéis e identificar eventuais influências externas nos pareceres de 23 procuradores que atuam nessas autarquias. As apurações, iniciadas em 23 de novembro, encontraram falhas somente em processos da Antaq.
 

José Weber Holanda

Os trabalhos da comissão de sindicância criada para investigar o ex-advogado-geral da União adjunto José Weber Holanda, acusado pela PF de receber propina do grupo de Vieira, devem ser prorrogados por mais um mês, a despeito de a presidente Dilma Rousseff ter pedido celeridade.
 
                                                  Jaílson Santos Soares


O relatório da correição na Antaq concluiu que Vieira exercia influência sobre servidores que tinham ou não poder de decisão na agência. De acordo com procuradores do órgão ouvidos pela AGU, o ex-diretor entrava em reuniões sem aviso prévio, desligando o ar condicionado; ameaçava de exoneração o ex-procurador-geral Aristarte Gonçalves Júnior; emplacou o motorista Jailson Santos Soares como ouvidor do órgão; e tentava demonstrar “acintosamente” que tinha poder para indicações a altos cargos públicos.

“Numa ocasião, ele me convidou para ir até o José Dirceu e o Valdemar Costa Neto porque queria me nomear procurador-geral”, contou, em depoimento, o procurador Carlos Afonso, lotado na Antaq.

Conforme o relatório, faltaram critérios de “distribuição, transparência e segurança” no andamento de processos da Antaq. Fragilidades na tramitação teriam favorecido interferências externas, como no caso da instalação de um complexo portuário bilionário na Ilha de Bagres, em Santos, de interesse do ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM), investigado na Porto Seguro.

Parecer que contrariava interesses da empresa Tecondi teria desaparecido de processo que discutia aditivos em contrato com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), da qual Vieira era conselheiro. Denúncia de compra de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o mesmo caso, favorável à Tecondi, foi o pivô da Operação Porto Seguro.
 
Delegação da XCMZ no Porto de Recife


Segundo a AGU, outra empresa, a Êxito Importadora e Exportadora S/A (representante no Brasil da XCMZ),  foi beneficiada em processo da Antaq sobre o uso do Porto do Recife. Parecer que dificultava a exploração da área foi substituído por outro, que liberava a atividade.

Diante dos indícios de crime na troca e no sumiço de documentos, a AGU vai remeter o relatório à PF e ao Ministério Público Federal. Além disso, determinará o envio dos casos suspeitos para anulação de decisões viciadas e abertura de processos disciplinares para identificar eventuais responsáveis. Os servidores envolvidos podem ser punidos com afastamento ou até a demissão.


Fonte: Estadão Conteúdo / Jornal A Tribuna.
 
 
*Esta publicação é de inteira responsabilidade do órgão de imprenssa que a publicou. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que acompanham o Blog, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária, nesse caso, a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

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GUARDA PORTUÁRIA DE VITÓRIA-ES TEM NOVO UNIFORME


 

SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA

 
 
 

Enquanto alguns tentam acabar com a Guarda, outros investem e tentam dar mais dignidade e conforto para o pleno exercício dos trabalhos realizados pelos agentes da GP.

No Porto de Vitória-ES, a Guarda Portuária recebeu novo fardamento, mais arejado e leve. O uniforme é propício para uso no verão e vai permitir  mais conforto no serviço de fiscalização e vigilância na área portuária.
 
 

O uniforme foi idealizado por próprio integrante da Guarda. Ele foi baseado na camisa de verão da PRF. A camisa é de um material apropriado para enfrentar as altas temperaturas naquele estado.

Foram distribuídas três camisas para cada agente com o brasão, nome, matrícula, logos da SEP e do Porto de Vitória e a bandeira do Brasil bordados. Todo o processo de idealização e implantação foi uma grande odisseia, enfrentando várias resistências.

A média de valor da camisa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Caso algum outro estado tenha o interesse em confeccioná-lo ou mesmo comprar algumas camisas, fico à disposição para informar o contato no Porto de Vitória.
 
 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

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POLICIAIS DO DF UTILIZAM MICRO CÂMERAS NO PATRULHAMENTO

SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / POLÍCIA MILITAR / TECNOLOGIA


Os policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) ganharam novo acessório para intensificar a segurança da comunidade. São micro câmeras de vigilância instaladas nos uniformes. Elas gravam o que ocorre nas apreensões de alto risco.

A polícia de Brasília é a primeira do País a adotar a tecnologia. As câmeras podem ser instaladas de 12 formas distintas no uniforme dos oficiais, ajustadas em capacetes, bonés, ombreiras ou óculos, com capacidade de registrar tudo o que o policial vê e faz. "A Segurança Pública é uma área fundamental no DF, e a Polícia Militar precisa estar bem equipada", disse Agnelo Queiroz durante a apresentação do aparelho.


As câmeras já são utilizadas pelas polícias de 200 cidades norte-americanas. Por aqui, os 200 policiais da Rotam têm à disposição 18 equipamentos, cada um incluindo micro câmeras, assessórios e um smartphone. A tecnologia é revezada pelos policiais e conta com um sistema de gerenciamento de imagens conectado à internet.


Durante as apreensões, é comum que os envolvidos contestem as informações da polícia, principalmente em relação à origem de objetos apreendidos. Com a novidade, as ocorrências podem ser organizadas on-line. Também é possível gerenciar tudo que foi gravado, como o rosto dos suspeitos, e adicionar a um banco de dados.



Foi necessário um ano e meio de pesquisas e treinamento até o material ser trazido dos EUA para Brasília. Outros órgãos, como Detran e Polícia Civil, num futuro próximo, também utilizarão o equipamento. A proposta é oferecer o recurso a todos os oficiais do Distrito Federal. ?
Fonte: Jornal da Segurança / Jornalismo SBT



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

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MENSAGEM DE NATAL










 
Um Feliz Natal é o que desejo aos amigos, colegas, colaboradores, seguidores, leitores eventuais e simpatizantes deste Blog.


Que na noite de Natal a Paz esteja convosco e a harmonia reine na vossa família.
 
 
 

domingo, 23 de dezembro de 2012

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SUMIÇO DE HD EXPÕE FRAGILIDADE ADMINISTRATIVA DA CODESP




SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / AUTORIDADE PORTUÁRIA








O clima de intranquilidade que se instaurou nos corredores da Codesp após a Polícia Federal ter desencadeado a Operação Porto Seguro continua produzindo episódios inéditos e cada vez mais hilários, dignos dos contos policiais da escritora Agatha Christie misturados com o inspetor Jacques Clouseau, do impagável A Pantera Cor-de-Rosa. Ao que parece, nem mesmo as mais intrigantes páginas escritas nas duas obras conseguiriam decifrar com exatidão o enigma causado pelo sumiço de um simples componente de computador.

O desaparecimento do HD de um terminal instalado na Superintendência Jurídica da Codesp, possivelmente utilizado pelo responsável da área, não por acaso apontado como um dos principais suspeitos de envolvimento no esquema de fraudes, corrupção passiva, emissão de pareceres, tráfico de influência e etc., vêm tirando o sono da direção da empresa. Tudo porque, a peça original contendo informações importantes e privilegiadas foi substituída por uma nova, portanto zerada. Propositadamente.

A descoberta só foi possível graças à eficiência dos técnicos de TI da empresa que constataram a troca do componente após uma verificação de rotina em virtude de problemas corriqueiros. "Convidado" a gozar férias em caráter de urgência urgentíssima após figurar nas páginas dos principais jornais do País, o agora famoso superintendente não foi encontrado para prestar maiores informações, deixando o pepino nas mãos dos dirigentes da Codesp que, como de praxe, desconhecem o fato.

A substituição deliberada e proposital do valioso componente é apenas mais uma demonstração do descaso administrativo que impera na empresa que segue povoada de gafanhotos inescrupulosos e oportunistas. A ausência de uma politica de segurança para o setor de Tecnologia de Informações da Autoridade Portuária que administra o maior porto da América Latina permite a qualquer usuário mal intencionado navegar no mar da impunidade, como é o caso do HD surrupiado, ou melhor, trocado.
 
Ao que parece, o superintendente jurídico da Companhia Docas paulista entende tão bem de hardware e software quanto de pareceres. Enquanto curte suas merecidas e forçadas férias em lugar incerto e não sabido, talvez em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, coincidentemente as máquinas fragmentadoras seguem destruindo provas e informações, como nunca antes na história da Codesp.


 
*Esta publicação é de inteira responsabilidade do órgão de imprenssa que a publicou. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que acompanham o Blog, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária, nesse caso, a TI da Autoridade Portuária.
 
 
 
 

sábado, 22 de dezembro de 2012

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TERMARES NA MIRA DA PF


Vieira reteve auditoria de grupo ligado à Tecondi
 
SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / POlÍCIA FEDERAL
 
TERMARES
 
 


Indiciado pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, o diretor afastado da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira reteve uma auditoria na empresa Termares Terminais Marítimos Especializados durante reunião no Conselho de Administração do Porto de Santos. Vieira é suspeito de chefiar uma organização que vendia pareceres técnicos.

Atas do conselho mostram que, em 24 de maio deste ano, Vieira pediu que o relatório de auditoria interna referente a um contrato da empresa com o Porto de Santos não fosse apreciado. Ele queria que o relatório só fosse apresentado aos outros conselheiros no encontro seguinte.

Segundo as investigações da PF, 22 dias antes, em 2 de maio, Vieira e a advogada Patrícia Maciel, que acompanha o processo e também foi presa na operação, trocaram e-mails cujo título era "Termares" . O relatório de auditoria da empresa só foi analisado pelo colegiado da Companhia Docas de São Paulo (Codesp) em 28 de junho. Na ata, consta apenas que o Conselho de Administração tomou ciência do relatório.

A Termares é ligada à Tecondi, empresa envolvida na negociação por um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) para ocupação de áreas do Porto de Santos, e também consta na relação de 13 processos de interesse de Vieira.

Segundo a PF, Lucas Henrique Batista já atuou como advogado da Termares. Um dos relatórios de inteligência da PF revela que Vieira advogava ao lado de Lucas em outra empresa.

Acúmulo de cargos

O cargo de conselheiro de Vieira foi considerado ilegal pela Comissão de Ética Pública da Presidência. Durante quase dois anos, ele acumulou a vaga no colegiado da Codesp com a direção de Hidrologia da ANA.

Em nota, a Tecondi disse que os fatos anunciados na investigação são anteriores à mudança de controle acionário da companhia. "A aquisição do Complexo Tecondi pelo novo acionista fundamentou-se em relatórios produzidos a partir de rigorosos processos de auditoria externa. No entanto, a atual administração está fazendo uma auditoria interna que tem como base os fatos noticiados pela imprensa."

O advogado de Paulo Vieira não foi localizado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Fonte: Diário do Grande ABC.


*Esta publicação é de inteira responsabilidade do órgão de imprenssa que a publicou. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que acompanham o Blog, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária, nesse caso, a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
 
 
 
 
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

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JUSTIÇA CONDENA LIBRA TERMINAIS E TOMÉ ENGENHARIA POR DANOS AMBIENTAIS



SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA






As vezes os integrantes da Guarda Portuária se perguntam: O que adianta fazermos as ocorrências, se elas não dão em nada? Esta condenação é o resultado de uma ocorrência registrada pelo inspetor Carvalhal da Guarda Portuária de Santos, em RDO - Registro Diário de Ocorrência, às 18:30 horas do dia 22/10/2002 e aditada pelo Inspetor Henrique no dia posterior, quando da retirada do produto contaminado.

O juiz da 1ª Vara Federal de Santos, José Denilson Branco, condenou as empresas Libra Terminais S/A e Tomé Engenharia e Transportes Ltda a pagarem, solidariamente, R$ 100 mil de indenização por danos ambientais causados pelo derramamento de óleo lubrificante no estuário do Porto de Santos.

Sobre o valor, o juiz ainda impôs o pagamento de juros de mora à taxa de 6% ao ano e correção monetária, desde a data da sentença até a do efetivo depósito. Libra e Tomé ainda terão que arcar com os custos processuais e honorários advocatícios, fixados em 20% do valor da condenação – R$ 20 mil (metade para cada).

A ação, movida pelos ministérios públicos, estadual e federal, revela que o acidente ocorreu há 10 anos (em outubro de 2002), durante o serviço de manutenção de uma empilhadeira, realizado indevidamente por funcionários da empresa Tomé Engenharia Transportes, no pátio do terminal portuário da Libra. Cerca de 10 litros de óleo do motor da empilhadeira escoaram até um bueiro da rede de drenagem pluvial, sendo então lançados nas águas do estuário, agravando ainda mais a situação de uma área considerada degradada.

Na sentença, José Denilson Branco ressalta que não há como minimizar a responsabilidade das rés (Libra e Tomé) pelo fato do derramamento de óleo ter ocorrido neste local. Para o juiz, consentir com essa situação “representará indiscutivelmente a aceitação permanente da degradação ambiental”.

O valor de indenização foi fixado com base no grau de vulnerabilidade da área atingida, a persistência do produto na natureza e o volume derramado. Os recursos serão utilizados na aplicação de ações ou projetos que visem à recuperação do estuário de Santos.

Na ação, também havia o pedido que as empresas fossem condenadas à perda de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público e a participação em linhas de financiamento em estabelecimentos de crédito. No entanto, José Denilson indeferiu esses pedidos em virtude de as rés terem adotado, posteriormente ao acidente, medidas de prevenção.
 

Fonte: Diário do Litoral.
 
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

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COORDENADOR DA CESPORTOS/SC REPRESENTA O BRASIL EM EVENTO ORGANIZADO PELA OEA



O Ejercicio de Gestion de Crisi en Proteccion Portuária foi realizado em Montevideo, Uruguay
 
SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA
 
 
O Coordenador da CESPORTOS/SC e Chefe da Delegacia Especial de Polícia Marítima – DEPOM, Reinaldo Garcia Duarte, representou o Brasil no Ejercicio de Gestion de Crisi en Proteccion Portuária realizado em Montevideo no Uruguay. O evento foi promovido pela Organização dos estados Americanos - OEA.
 
Juntamente com os Representantes dos Estados Unidos da América, da Guard Coast, da Argentina, Gabriel Galvaliz, do Panamá, Javier Barnett, da Colombia, Norman Cabrera, Reinaldo Duarte realizou o trabalho de observador do exercício. Nesse processo, as autoridades uruguaias apresentam o conjunto de medidas que tomarão no caso de um ataque terrorista em seus portos.
 
“Cabe aos observadores acompanharem todo o exercício, e após a sua finalização deverão elaborar um relatório com base nas suas experiências em segurança portuária em seus países e apresentá-lo à OEA e às autoridades uruguaias, indicando os pontos positivos, o que pode ser melhorado e as recomendações para se tornar mais eficiente a segurança portuária do País”, diz Reinaldo.
 
No evento, Reinaldo homenageou o representante da OEA, Hector Fuentes, com uma placa da Comissão Estadual de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis. Nesse momento, também foi feito um convite para que a comitiva de autoridades da área de segurança visite o Brasil em 2013 com o intuito de conhecer a estrutura e os procedimentos de segurança nos Portos Catarinenses.
 
O evento realizado em Montevideo, de 5 a 7 de dezembro, organizado pela Prefeitura Nacional Naval e pela Administração Nacional de Portos, foi um marco das atividades do Comitê Interamericano Contra o Terrorismo, da Organização de Estados Americanos – CICTE-OEA.
 
Entre os objetivos que se projetam, está o aperfeiçoamento dos procedimentos de coordenação entre instituições para a tomada de decisões estratégicas.
 
O evento contou com a participação de representantes da OEA, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, do México, e além do Uruguai, representantes da Argentina, Brasil, Colombia e Panamá
 
A realização deste evento significou uma oportunidade de melhorar as práticas em proteção marítima, que reflete em benefícios para o comércio internacional.
 
Fonte: NetMarinha - redpbipmexico-internacional
 
 
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

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GUARDA QUER ACABAR COM A GUARDA PORTUÁRIA


SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA



 

Se já não bastasse a intenção da Secretaria de Portos – SEP de querer acabar com a guarda, agora é o Gerente de Segurança – GERSEG, da Companhia Docas do Pará – CDP, que não se sabe por que interesse, age de encontro a sua própria categoria.
 
Alguns se esquecem de que não são gerentes e sim “estão gerentes” e mais cedo ou mais tarde, ele deixa de ser gerente.
 
Fim da função de inspetor
 
No último dia 14/12, ele determinou que os inspetores da Guarda Portuária passassem a exercer somente atividades administrativas, deixando a função que legalmente lhes pertence a cargo dos guardas escalados como condutores das viaturas.
 
A medida foi tomada pelo gerente Gilson André Ferreira da Silva (foto), que afirma estar cumprindo o que determina o Regulamento da Guarda Portuária da CDP, feito exclusivamente por ele mesmo.
 
Os inspetores passaram a ser escalados e a ficarem confinados, até dois por turno de serviço, na sala de supervisão de segurança do Porto de Belém, de onde, obrigatoriamente, não tem mais responsabilidade alguma com a guarnição de serviço nos portos de Belém e terminais de Miramar e Outeiro.
 
Eles não fazem mais ronda, não utilizam mais rádios VHF e nem atendem ocorrências relativas à Segurança Portuária. Tudo agora fica a cargo dos guardas.
 
Desvio de função
 
Impressiona quem gerencia a segurança no Pará, se já não bastasse os guardas realizando a função de conferente, agora eles realizam a função dos inspetores, caracterizando mais uma vez o desvio de função, gerando mais passivo trabalhista à CDP.
 
No primeiro semestre, a CDP pagou, ou foi sentenciada à pagar, algo em torno de cinco milhões por conta das centenas de ações trabalhistas


O caos se instalou na CDP

O Portão 15 foi fechado definitivamente pelo GERSEG no último dia 13/12. O acesso de pedestres foi transferido para o portão 17, no entanto, como nesse portão é proibida a passagem de pedestres, as pessoas correm um sério risco de serem atropeladas, pois o trânsito de veículos com contêiner é intenso.

Mesmo com o fluxo de pessoas acessando esse portão, ninguém foi escalado para fazer o controle de acesso de pedestres, comprometendo toda a segurança do porto. Além do mais, o cadastro foi suprimido deste portão, que foi absurdamente transferido absurdamente para o Portão do Pátio, ocasionando filas todos os dias.
 
Reaje Pará
 
Em Santos, quando o ex-presidente José Carlos do Melo Rêgo, com a complacência de alguns integrantes da Guarda, quis terceirizá-la, a categoria reagiu com um movimento intitulado “Guarda Portuária Sim , Terceirização Não”, e conseguiu numa audiência pública na Câmara Municipal de Santos, reverter esta intenção.
 
Posteriormente, quando o ex-superintendente da Guarda Cid Pereira Santos, apoiado por um inspetor da própria categoria, quis entregar o setor de trânsito da Guarda Portuária para a Polícia Militar, todos se uniram e fecharam o portão do prédio da Presidência da Codesp e ali realizaram o enterro simbólico dele e do seu assessor, conseguindo então reverter este quadro, no movimento que foi intitulado “O Trânsito é Nosso”.
 
Mais recentemente, o “todo poderoso” ex-superintendente da Guarda, Celso Simonetti Trench Júnior, que em Santa Catarina ficou conhecido como “O Boçal”, apoiado por um inspetor que o assessorava, acabou com as Sub-sedes da margem direita do porto, três no total, confinou os inspetores no CCOS/CCCOM, mudou o uniforme deles, e cada vez que eles saíssem para rondar, eles eram monitorados eletronicamente.  A categoria não se sujeitou a isto, e depois que os inspetores deixaram de ir trabalhar e os guardas deixaram de dirigir as viaturas, por uma semana, ele teve que, a pedido do presidente da empresa, voltar atrás, sendo alguns meses após, foi substituído e posteriormente exonerado, num movimento que ficou conhecido como “O Dia do Jaleco”.
 
A ditadura no Brasil acabou!!! Ou não? Quando o Sindicato da Guarda Portuária – SINDIGUAPOR e o Sindicatos dos Portuários – SINDIPORTO, vão reagir? Reaje Pará!!!