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AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 28 de junho de 2013

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DILMA PUBLICA DECRETO REGULAMENTANDO LEI DOS PORTOS





A presidente Dilma Rousseff publicou nesta sexta-feira (28) no “Diário Oficial da União (DOU)” o decreto 8.033 que regulamenta a Lei dos Portos, sancionada em 5 de junho. Os contratos de concessão e de arrendamento terão prazo de até 25 anos, prorrogável por uma única vez.

Segundo o decreto, o edital de licitação dos portos poderá impor ao vencedor a obrigação de indenizar o antigo titular pela parcela não amortizada dos investimentos realizados em bens afetos ao arrendamento ou à concessão.

Nas licitações de concessões e de arrendamento serão utilizados como critérios para julgamento a maior capacidade de movimento, a menor tarifa ou o menor tempo de movimento de carga.

O edital ainda poderá prever critérios como maior valor de investimento, menor contraprestação do poder concedente; e melhor proposta técnica, conforme critérios objetivos.

Para a qualificação técnica nas licitações de arrendamento, o edital poderá exigir que o licitante assuma o compromisso de obter sua pré-qualificação como operador portuário perante a administração do porto ou contrate um operador portuário pré-qualificado perante a administração do porto para o desempenho das operações portuárias.

Após a publicação do edital, os interessados terão o prazo mínimo de 30 dias para a apresentação de propostas. Caberá à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) convocar audiência pública pelo menos 15 dias úteis antes da publicação do edital.

O decreto informa ainda que os contratos de concessão e arrendamento deverão resguardar o direito de passagem de infraestrutura de terceiros na área objeto dos contratos, conforme disciplinado pela Antaq e mediante justa indenização.

Segundo a regulamentação da Lei dos Portos, poderão ser exploradas mediante autorização da Antaq as instalações portuárias localizadas fora do porto organizado compreendendo as seguintes modalidades: terminal de uso privado; estação de transbordo de carga; instalação portuária pública de pequeno porte e instalação portuária de turismo. O início da operação da instalação portuária deverá ocorrer no prazo de três anos, contado da data de celebração do contrato de adesão, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

O decreto deixa claro que o governo poderá determinar à Antaq, a qualquer momento, a abertura de processo de chamada pública para identificar a existência de interessados na obtenção de autorização de instalação portuária. Segundo a regulamentação, os requerimentos de autorização de instalação portuária apresentados à Antaq até hoje poderão ser alvo de abertura imediata de processo de anúncio público.

Cada porto terá um conselho de Autoridade Portuária, órgão consultivo da administração do porto, que será responsável, por exemplo por alterações do regulamento de exploração do porto ou no plano de desenvolvimento e zoneamento do porto.

Já o órgão gestor de mão de obra terá, obrigatoriamente, um conselho de supervisão e uma diretoria-executiva. Com o decreto, também foi criado Fórum Nacional Permanente para Qualificação do Trabalhador Portuário para discutir questões relacionadas à formação, qualificação e certificação profissional do trabalhador portuário e do trabalhador portuá rio avulso.

O Ministério do Trabalho e Emprego vai instituir, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (Sine), banco de dados específico para trabalhadores portuários avulsos e demais trabalhadores portuários, com o objetivo de organizar a identificação e a oferta de mão de obra qualificada para o setor portuário. No chamado Sine-Porto, que será de uso facultativo para trabalhadores e empresas que operam nos portos, constarão informações como identificação do trabalhador, qualificação profissional e o registro ou cadastramento em órgão de gestão de mão de obra, quando couber.

O decreto que regulamenta a Lei dos Portos ainda destaca que a participação de um representante da classe empresarial e trabalhador no conselho de administração ou órgão equivalente da administração do porto, quando se tratar de entidade sob controle estatal, deverá estar prevista nos estatutos sociais das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Atendendo ao artigo 10-A da Lei 9.719 de 1998, que trata de benefício assistencial mensal, de até um salário mínimo, aos trabalhadores portuários avulsos, com mais de 60 anos, que não cumprirem os requisitos para a aquisição das modalidades de aposentadoria, será divulgado ato conjunto dos ministros da Fazenda, Previdência Social, Desenvolvimento Social e Secretaria dos Portos sobre os critérios para comprovação pelo trabalhador portuário avulso da insuficiência de renda para se manter.

Para ser beneficiado, o trabalhador precisa ter no mínimo 15 anos de registro ou cadastro como trabalhador portuário avulso; comparecimento a, no mínimo, 80% das chamadas realizadas pelo respectivo órgão de gestão de mão de obra e dos turnos de trabalho para os quais tenha sido escalado no período.

Também deverá ser publicado, conforme o decreto, ato conjunto dos ministros  do Planejamento e da Secretaria de Portos estabelecendo os procedimentos para cessão de áreas públicas da União com vistas à implantação de instalações portuárias.
Fonte: Valor Econômico
 Integra do Decreto:


Decreto Nº 8033 DE 27/06/2013 (Federal)
Data D.O.: 28/06/2013
Regulamenta o disposto na Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, e as demais disposições legais que regulam a exploração de portos organizados e de instalações portuárias.
A Presidenta da República, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, e 21, caput, inciso XII, alínea “f”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nas Leis nº 12.815, de 5 de junho de 2013, nº 10.233, de 5 de junho de 2001, e nº 10.683, de 28 de maio de 2003,
Decreta:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Este Decreto regulamenta o disposto na Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, e as demais disposições legais que regulam a exploração de portos organizados e de instalações portuárias.
Parágrafo único. O poder concedente será exercido por intermédio da Secretaria de Portos da Presidência da República.
Art. 2º Sem prejuízo de outras atribuições previstas na legislação específica, compete ao poder concedente:
I - elaborar o plano geral de outorgas do setor portuário;
II - disciplinar conteúdo, forma e periodicidade de atualização dos planos de desenvolvimento e zoneamento dos portos;
III - definir diretrizes para a elaboração dos regulamentos de exploração dos portos;
IV - aprovar a transferência de controle societário ou de titularidade de contratos de concessão ou de arrendamento, previamente analisados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq;
V - aprovar a realização de investimentos não previstos nos contratos de concessão ou de arrendamento, previamente analisados pela Antaq;
VI - conduzir e aprovar, sempre que necessários, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do objeto da concessão ou do arrendamento; e
VII - aprovar e encaminhar ao Congresso Nacional o relatório de que trata o § 5º do art. 57 da Lei nº 12.815, de 2013.
Art. 3º Sem prejuízo de outras atribuições previstas na legislação específica, compete à Antaq:
I - analisar a transferência de controle societário ou de titularidade de contratos de concessão ou de arrendamento;
II - analisar as propostas de realização de investimentos não previstos nos contratos de concessão ou de arrendamento;
III - arbitrar, na esfera administrativa, os conflitos de interesses e as controvérsias sobre os contratos não solucionados entre a administração do porto e a arrendatária;
IV - arbitrar, em grau de recurso, os conflitos entre agentes que atuem no porto organizado, ressalvadas as competências das demais autoridades públicas;
V - apurar, de ofício ou mediante provocação, práticas abusivas ou tratamentos discriminatórios, ressalvadas as competências previstas na Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011; e
VI - elaborar o relatório de que trata o § 5º do art. 57 da Lei nº 12.815, de 2013, e encaminhá-lo ao poder concedente.
Parágrafo único. A Antaq deverá cumprir o disposto no plano geral de outorgas para a realização das licitações de concessão e de arrendamento e das chamadas públicas para autorização de instalações portuárias.
Art. 4º Sem prejuízo de outras atribuições previstas na legislação específica, compete à administração do porto:
I - estabelecer o regulamento de exploração do porto, observadas as diretrizes do poder concedente; e
II - decidir sobre conflitos que envolvam agentes que atuam no porto organizado, ressalvadas as competências das demais autoridades públicas.
Parágrafo único. Nas concessões de porto organizado, o contrato disciplinará a extensão e a forma do exercício das competências da administração do porto.
CAPÍTULO II
DA EXPLORAÇÃO DOS PORTOS E DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS LOCALIZADAS DENTRO DA ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
Seção I
Das Disposições Gerais sobre a Licitação da Concessão e do Arrendamento
Art. 5º A licitação para a concessão e para o arrendamento de bem público destinado à atividade portuária será regida pelo disposto na Lei nº 12.815, de 2013, na Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, neste Decreto e, subsidiariamente, no Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011.
Parágrafo único. Na hipótese de transferência das competências para a elaboração do edital ou para a realização dos procedimentos licitatórios de que trata o § 5º do art. 6º da Lei nº 12.815, de 2013, a administração do porto deverá observar o disposto neste Decreto, sem prejuízo do acompanhamento dos atos e procedimentos pela Antaq.
Art. 6º A realização dos estudos prévios de viabilidade técnica, econômica e ambiental do objeto do arrendamento ou da concessão, quando necessária, deverá observar as diretrizes do planejamento do setor portuário.
§ 1º Os estudos de que trata o caput poderão ser realizados em versão simplificada, conforme disciplinado pela Antaq, sempre que:
I - não haja alteração substancial da destinação da área objeto da concessão ou do arrendamento;
II - não haja alteração substancial das atividades desempenhadas pela concessionária ou arrendatária; ou
III - o objeto e as condições da concessão ou do arrendamento permitam, conforme estabelecido pelo poder concedente.
§ 2º As administrações dos portos encaminharão ao poder concedente e à Antaq todos os documentos e informações necessários ao desenvolvimento dos estudos previstos neste artigo.
§ 3º O poder concedente poderá autorizar a elaboração, por qualquer interessado, dos estudos de que trata o caput e, caso esses sejam utilizados para a licitação, deverá assegurar o ressarcimento dos dispêndios correspondentes.
Art. 7º Definido o objeto da licitação, a Antaq deverá adotar as providências previstas no art. 14 da Lei nº 12.815, de 2013.
Seção II
Do Edital da Licitação
Art. 8º O edital definirá os critérios objetivos para o julgamento da licitação e disporá sobre:
I - o objeto, a área, o prazo e a possibilidade de prorrogação do contrato;
II - os prazos, os locais, os horários e as formas de recebimento da documentação exigida para a habilitação e das propostas, do julgamento da licitação e da assinatura dos contratos;
III - os prazos, os locais e os horários em que serão fornecidos aos interessados os dados, estudos e projetos necessários à elaboração dos orçamentos e à apresentação das propostas;
IV - os critérios e a relação dos documentos exigidos para aferição da capacidade técnica e econômico-financeira, da regularidade jurídica e fiscal dos licitantes e da garantia da proposta e da execução do contrato;
V - a relação dos bens afetos ao arrendamento ou à concessão;
VI - as regras para pedido de esclarecimento, impugnação administrativa e interposição de recursos; e
VII - a minuta do contrato de arrendamento ou de concessão e seus anexos.
Parágrafo único. O edital de licitação poderá impor ao vencedor a obrigação de indenizar o antigo titular pela parcela não amortizada dos investimentos realizados em bens afetos ao arrendamento ou à concessão, desde que tenham sido aprovados pelo poder concedente.
Art. 9º Nas licitações de concessão e de arrendamento, serão utilizados como critérios para julgamento, de forma isolada ou combinada, a maior capacidade de movimentação, a menor tarifa ou o menor tempo de movimentação de carga.
§ 1º O edital poderá prever ainda a utilização de um dos seguintes critérios para julgamento, associado com um ou mais dos critérios previstos no caput:
I - maior valor de investimento;
II - menor contraprestação do poder concedente; ou
III - melhor proposta técnica, conforme critérios objetivos estabelecidos pelo poder concedente.
§ 2º A capacidade de movimentação poderá ser definida como:
I - capacidade estática, entendida como a quantidade máxima de carga que pode ser armazenada na instalação portuária a qualquer tempo;
II - capacidade dinâmica, entendida como a quantidade máxima de carga que pode ser movimentada na instalação portuária durante certo período de tempo e em nível adequado de serviço; ou
III - capacidade efetiva, entendida como a quantidade de carga movimentada na instalação portuária, durante certo período de tempo e em nível adequado de serviço.
§ 3º O menor tempo de movimentação poderá corresponder:
I - ao menor tempo médio de movimentação de determinadas cargas;
II - ao menor tempo médio de atendimento de uma embarcação de referência; ou
III - a outros critérios de aferição da eficiência do terminal na movimentação de cargas, conforme fixado no edital.
Art. 10. Na fase de habilitação das licitações previstas neste Decreto, será aplicado, no que couber, o disposto nos arts. 27 a 33 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Parágrafo único. Para a qualificação técnica nas licitações de arrendamento, o edital poderá estabelecer que o licitante assuma o compromisso de:
I - obter sua pré-qualificação como operador portuário perante a administração do porto; ou
II - contratar um operador portuário pré-qualificado perante a administração do porto para o desempenho das operações portuárias, sem prejuízo do integral cumprimento das metas de qualidade e de outras obrigações estabelecidas no contrato.
Art. 11. Deverá ser adotado o prazo mínimo de trinta dias para a apresentação de propostas, contado da data de publicação do edital.
§ 1º Será conferida publicidade ao edital mediante:
I - publicação de extrato do edital no Diário Oficial da União; e
II - divulgação em sítio eletrônico oficial da Secretaria de Portos da Presidência da República e da Antaq.
§ 2º As eventuais modificações no edital serão divulgadas no mesmo prazo dos atos e procedimentos originais, exceto quando a alteração não comprometer a formulação das propostas.
§ 3º A Antaq deverá convocar, com antecedência mínima de dez dias úteis de sua realização, audiência pública que deverá ocorrer com antecedência mínima de quinze dias úteis da data prevista para a publicação do edital.
Seção III
Do Procedimento Licitatório
Art. 12. O procedimento licitatório observará as fases e a ordem previstas no art. 12 da Lei nº 12.462, de 2011.
Parágrafo único. As licitações adotarão preferencialmente os modos de disputa aberto ou combinado.
Art. 13. Após o encerramento da fase de apresentação de propostas, a comissão de licitação classificará as propostas em ordem decrescente, observadas as particularidades dos critérios de julgamento adotados.
§ 1º A comissão de licitação poderá negociar condições mais vantajosas com os licitantes.
§ 2º A negociação de que trata o § 1º será promovida segundo a ordem de classificação das propostas, assegurada a publicidade sobre seus termos e condições.
§ 3º Encerrada a sessão de julgamento, será dada publicidade à respectiva ata, com a ordem de classificação das propostas.
Art. 14. O procedimento licitatório terá fase recursal única, que se seguirá à habilitação do vencedor, exceto na hipótese de inversão de fases.
§ 1º Na fase recursal, serão analisados os recursos referentes ao julgamento das propostas ou lances e à habilitação do vencedor.
§ 2º Os licitantes que desejarem recorrer em face dos atos do julgamento da proposta ou da habilitação deverão manifestar, imediatamente após o término de cada sessão, sua intenção de recorrer, sob pena de preclusão.
Art. 15. O recurso será dirigido à Diretoria da Antaq, por intermédio da comissão de licitação, que apreciará sua admissibilidade.
§ 1º A comissão de licitação poderá, de ofício ou mediante provocação, reconsiderar sua decisão em até cinco dias úteis ou, nesse mesmo prazo, encaminhar o recurso à Antaq devidamente instruído.
§ 2º A Antaq deverá proferir sua decisão no prazo de cinco dias úteis, contado da data de seu recebimento.
Art. 16. Exauridos os recursos administrativos, o procedimento licitatório será encerrado e encaminhado ao poder concedente, que poderá:
I - determinar o retorno dos autos para saneamento de irregularidades que forem supríveis;
II - anular o procedimento, no todo ou em parte, por vício insanável;
III - revogar o procedimento por motivo de conveniência e oportunidade; ou
IV - adjudicar o objeto.
§ 1º As normas referentes à anulação e à revogação de licitações previstas no art. 49 da Lei nº 8.666, de 1993, aplicam-se às contratações regidas por este Decreto.
§ 2º Caberá recurso da anulação ou da revogação da licitação no prazo de cinco dias úteis, contado da data da decisão.
Art. 17. Convocado para assinar o contrato, o interessado deverá observar os prazos e as condições estabelecidos no edital, sob pena de decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas na Lei nº 12.462, de 2011, e na Lei nº 8.666, de 1993.
§ 1º É facultado ao poder concedente, quando o convocado não assinar o contrato no prazo e nas condições estabelecidos:
I - determinar à Antaq que revogue a licitação, sem prejuízo da aplicação das cominações previstas na Lei nº 8.666, de 1993; ou
II - determinar à Antaq que convoque os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições ofertadas pelo licitante vencedor.
§ 2º Na hipótese de nenhum dos licitantes aceitar a contratação nos termos do inciso II do § 1º, o poder concedente poderá determinar à Antaq que convoque os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições por eles ofertadas, desde que a proposta apresente condições melhores que o mínimo estipulado no edital.
Art. 18. Nos procedimentos licitatórios regidos por este Decreto, caberão:
I - pedidos de esclarecimento e impugnações ao edital, com antecedência mínima de cinco dias úteis da data de abertura das propostas; e
II - representações, no prazo de cinco dias úteis, contado da data da intimação, relativamente a atos de que não caiba recurso hierárquico.
§ 1º O prazo para apresentação de contrarrazões será o mesmo do recurso e começará imediatamente após o encerramento do prazo recursal.
§ 2º É assegurado aos licitantes vista dos documentos indispensáveis à defesa de seus interesses.
Seção IV
Dos Contratos de Concessão e de Arrendamento
Art. 19. Os contratos de concessão e de arrendamento terão prazo de até vinte e cinco anos, prorrogável uma única vez, por período não superior ao originalmente contratado, a critério do poder concedente.
Art. 20. O objeto do contrato de concessão poderá abranger:
I - o desempenho das funções da administração do porto e a exploração direta e indireta das instalações portuárias;
II - o desempenho das funções da administração do porto e a exploração indireta das instalações portuárias, vedada a sua exploração direta; ou
III - o desempenho, total ou parcial, das funções de administração do porto, vedada a exploração das instalações portuárias.
Art. 21. Os contratos celebrados entre a concessionária e terceiros serão regidos pelas normas de direito privado, não se estabelecendo qualquer relação jurídica entre os terceiros e o poder concedente, sem prejuízo das atividades regulatória e fiscalizatória da Antaq.
§ 1º A execução das atividades contratadas com terceiros pressupõe o cumprimento:
I - do plano de desenvolvimento e zoneamento do porto;
II - das normas aplicáveis aos serviços concedidos e contratados; e
III - das condições estabelecidas no edital de licitação e no contrato de concessão, inclusive quanto às tarifas e aos preços praticados.
§ 2º Os contratos celebrados entre a concessionária e terceiros terão sua vigência máxima limitada ao prazo previsto para a concessão.
Art. 22. Os contratos de arrendamento e demais instrumentos voltados à exploração de áreas nos portos organizados vigentes no momento da celebração do contrato de concessão poderão ter sua titularidade transferida à concessionária, conforme previsto no edital de licitação.
§ 1º A concessionária deverá respeitar os termos contratuais originalmente pactuados.
§ 2º A transferência da titularidade afasta a aplicação das normas de direito público sobre os contratos.
Art. 23. Os contratos de concessão e arrendamento deverão resguardar o direito de passagem de infraestrutura de terceiros na área objeto dos contratos, conforme disciplinado pela Antaq e mediante justa indenização.
Art. 24. A aplicação do disposto no § 6º do art. 6º da Lei nº 12.815, de 2013, só será permitida quando comprovada a inviabilidade técnica, operacional e econômica de realização de licitação de novo arrendamento.
Parágrafo único. A expansão da área do arrendamento ensejará a revisão de metas, tarifas e outros parâmetros contratuais, de forma a incorporar ao contrato os ganhos de eficiência referidos no § 6º do art. 6º da Lei nº 12.815, de 2013.
Seção V
Da Exploração Direta ou Indireta de Áreas não Afetas às Operações Portuárias
Art. 25. As áreas não afetas às operações portuárias e suas destinações serão previstas no plano de desenvolvimento e zoneamento do porto.
Parágrafo único. Para a exploração indireta das áreas referidas no caput, a administração do porto submeterá à aprovação do poder concedente a proposta de uso da área.
CAPÍTULO III
DA AUTORIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS
Art. 26. Serão exploradas mediante autorização, formalizada por meio da celebração de contrato de adesão, as instalações portuárias localizadas fora da área do porto organizado, compreendendo as seguintes modalidades:
I - terminal de uso privado;
II - estação de transbordo de carga;
III - instalação portuária pública de pequeno porte; e
IV - instalação portuária de turismo.
§ 1º O início da operação da instalação portuária deverá ocorrer no prazo de três anos, contado da data de celebração do contrato de adesão, prorrogável uma única vez, por igual período, a critério do poder concedente.
§ 2º O pedido de prorrogação do prazo para o início da operação deverá ser justificado e acompanhado de documentação que comprove a exequibilidade do novo cronograma.
Art. 27. Os interessados em obter a autorização de instalação portuária poderão requerê-la à Antaq, a qualquer tempo, mediante a apresentação dos seguintes documentos, entre outros que poderão ser exigidos pela Antaq:
I - memorial descritivo das instalações, com as especificações estabelecidas pela Antaq, que conterá, no mínimo:
a) descrição da poligonal das áreas por meio de coordenadas georreferenciadas, discriminando separadamente a área pretendida em terra, a área pretendida para instalação de estrutura física sobre a água, a área pretendida para berços de atracação e a área necessária para a bacia de evolução e para o canal de acesso;
b) descrição dos acessos terrestres e aquaviários existentes e a serem construídos;
c) descrição do terminal, inclusive quanto às instalações de acostagem e armazenagem, seus berços de atracação e finalidades;
d) especificação da embarcação-tipo por berço;
e) descrição dos principais equipamentos de carga e descarga das embarcações e de movimentação das cargas nas instalações de armazenagem, informando a quantidade existente, capacidade e utilização;
f) cronograma físico e financeiro para a implantação da instalação portuária;
g) estimativa da movimentação de cargas ou passageiros; e
h) valor global do investimento; e
II - título de propriedade, inscrição de ocupação, certidão de aforamento ou contrato de cessão sob regime de direito real, ou outro instrumento jurídico que assegure o direito de uso e fruição do da área.
Parágrafo único. Recebido o requerimento de autorização, a Antaq deverá:
I - publicar em seu sítio eletrônico, em até cinco dias, a íntegra do conteúdo do requerimento e seus anexos; e
II - desde que a documentação esteja em conformidade com o disposto no caput, promover, em até dez dias, a abertura de processo de anúncio público, com prazo de trinta dias, a fim de identificar a existência de outros interessados em autorização de instalação portuária na mesma região e com características semelhantes.
Art. 28. O poder concedente poderá determinar à Antaq, a qualquer momento e em consonância com as diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário, a abertura de processo de chamada pública para identificar a existência de interessados na obtenção de autorização de instalação portuária.
Art. 29. O instrumento da abertura de chamada ou de anúncio públicos, cujos extratos serão publicados no Diário Oficial da União e no sítio eletrônico da Antaq, indicará obrigatoriamente os seguintes parâmetros:
I - a região geográfica na qual será implantada a instalação portuária;
II - o perfil das cargas a serem movimentadas; e
III - a estimativa do volume de cargas ou de passageiros a ser movimentado nas instalações portuárias.
§ 1º O perfil de cargas a serem movimentadas será classificado conforme uma ou mais das seguintes modalidades:
I - granel sólido;
II - granel líquido e gasoso;
III - carga geral; ou
IV - carga conteinerizada.
§ 2º Todas as propostas apresentadas durante o prazo de chamada ou de anúncio públicos, que se encontrem na mesma região geográfica, deverão ser reunidas em um mesmo procedimento e analisadas conjuntamente, independentemente do tipo de carga.
§ 3º Para participar de chamada ou de anúncio públicos, os demais interessados deverão apresentar a documentação exigida no caput do art. 27.
Art. 30. Encerrado o processo de chamada ou de anúncio públicos, o poder concedente deverá analisar a viabilidade locacional das propostas e sua adequação às diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário.
Parágrafo único. Para os fins deste Decreto, considera-se viabilidade locacional a possibilidade da implantação física de duas ou mais instalações portuárias na mesma região geográfica que não gere impedimento operacional a qualquer uma delas.
Art. 31. Poderão ser expedidas diretamente, independente da realização de processo seletivo público, as autorizações de instalação portuária quando:
I - o processo de chamada ou anúncio públicos for concluído com a participação de um único interessado; ou
II - não existir impedimento locacional à implantação concomitante de todas as instalações portuárias solicitadas.
Parágrafo único. Em qualquer caso, somente poderão ser autorizadas as instalações portuárias compatíveis com as diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário.
Art. 32. Nos casos de inviabilidade locacional à implantação concomitante das instalações portuárias solicitadas, a Antaq deverá:
I - definir os critérios de julgamento a serem utilizados no processo seletivo público; e
II - conferir prazo de trinta dias para que os interessados reformulem suas propostas, adaptando-as à participação no processo seletivo público.
§ 1º Eliminado o impedimento locacional após a reformulação prevista no inciso II do caput, as propostas deverão ser novamente submetidas à aprovação do poder concedente, que poderá autorizar as instalações portuárias na forma do art. 31.
§ 2º Mantido o impedimento locacional após a reformulação prevista no inciso II do caput, caberá à Antaq promover processo seletivo público para seleção da melhor proposta.
§ 3º A Antaq disciplinará os procedimentos e prazos para realização do processo seletivo público de que trata este artigo.
Art. 33. Encerrada a chamada ou anúncio públicos na forma do art. 31 ou encerrado o processo seletivo público na forma do art. 32, os interessados terão o prazo de noventa dias, contado da data de publicação da decisão, para apresentar à Antaq os seguintes documentos, além de outros que venham a ser exigidos por norma específica:
I - comprovação de atendimento do disposto no art. 14 da Lei nº 12.815, de 2013;
II - as garantias de execução a serem firmadas no momento de emissão da autorização, nos termos estabelecidos pela Antaq;
III - a documentação comprobatória de sua regularidade perante as Fazendas federal, estadual e municipal da sede da pessoa jurídica e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS; e
IV - parecer favorável da autoridade marítima, que deverá responder à consulta em prazo não superior a quinze dias.
Parágrafo único. O descumprimento do prazo a que se refere o caput ou a apresentação de documentação em desconformidade com o disposto neste Decreto ou nas normas da Antaq ensejará a desclassificação da proposta e a convocação dos demais interessados na ordem de classificação no processo seletivo público.
Art. 34. Encerrados os procedimentos para autorização, a Antaq enviará a documentação ao poder concedente que deverá, no prazo de quinze dias, contado da data do recebimento, analisar e deliberar sobre o resultado do processo e a celebração dos contratos de adesão.
Parágrafo único. Celebrados os contratos de adesão, os processos serão restituídos à Antaq para acompanhamento.
Art. 35. Não dependerão da celebração de novo contrato de adesão, bastando a aprovação pelo poder concedente:
I - a transferência de titularidade da autorização, desde que preservadas as condições estabelecidas no contrato de adesão original; ou
II - o aumento da capacidade de movimentação ou de armazenagem da instalação portuária, desde que não haja expansão de área original.
Parágrafo único. Sem prejuízo do disposto no caput, o poder concedente poderá, conforme disciplinado em ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, dispensar a emissão de nova autorização nas hipóteses de:
I - a alteração do tipo de carga movimentada; ou
II - a ampliação da área da instalação portuária, localizada fora do porto organizado, que não exceda a vinte e cinco por cento da área original, desde que haja viabilidade locacional.
CAPÍTULO IV
DO CONSELHO DE AUTORIDADE PORTUÁRIA
Art. 36. Será instituído em cada porto organizado um conselho de autoridade portuária, órgão consultivo da administração do porto.
§ 1º Compete ao conselho de autoridade portuária sugerir:
I - alterações do regulamento de exploração do porto;
II - alterações no plano de desenvolvimento e zoneamento do porto;
III - ações para promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias;
IV - medidas para fomentar a ação industrial e comercial do porto;
V - ações com objetivo de desenvolver mecanismos para atração de cargas;
VI - medidas que visem estimular a competitividade; e
VII - outras medidas e ações de interesse do porto.
§ 2º Compete ao conselho de autoridade portuária aprovar o seu regimento interno.
Art. 37. Cada conselho de autoridade portuária será constituído pelos membros titulares e seus suplentes:
I - do Poder Público, sendo:
a) quatro representantes da União, dentre os quais será escolhido o presidente do conselho;
b) um representante da autoridade marítima;
c) um representante da administração do porto;
d) um representante do Estado onde se localiza o porto; e
e) um representante dos Municípios onde se localizam o porto ou os portos organizados abrangidos pela concessão;
II - da classe empresarial, sendo:
a) dois representantes dos titulares de arrendamentos de instalações portuárias;
b) um representante dos operadores portuários; e
c) um representante dos usuários; e
III - da classe dos trabalhadores portuários, sendo:
a) dois representantes dos trabalhadores portuários avulsos; e
b) dois representante dos demais trabalhadores portuários.
§ 1º Para os efeitos do disposto neste artigo, os membros e seus suplentes do conselho serão indicados:
I - pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República; pelo Comandante da Marinha; pela administração do porto; pelo Governador de Estado e pelo Prefeito do Município, respectivamente, no caso do inciso I do caput; e
II - pelas entidades de classe local das respectivas categorias profissionais e econômicas, nos casos dos incisos II e III do caput.
§ 2º Ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos definirá as entidades responsáveis pela indicação de que trata o inciso II do § 1º e os procedimentos a serem adotados para as indicações.
§ 3º Os membros do conselho serão designados por ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República para um mandato de dois anos, admitida a recondução uma única vez, por igual período.
§ 4º A participação no conselho de autoridade portuária será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
§ 5º As deliberações do conselho serão tomadas de acordo com as seguintes regras:
I - cada representante terá direito a um voto; e
II - o presidente do conselho terá voto de qualidade.
§ 6º Perderá o mandato o membro do conselho que faltar, injustificadamente, a três reuniões consecutivas ou seis alternadas, assumindo a vaga o seu suplente até a efetivação de nova indicação.
CAPÍTULO V
DO ÓRGÃO GESTOR DE MÃO DE OBRA
Art. 38. O órgão de gestão de mão de obra terá, obrigatoriamente, um conselho de supervisão e uma diretoria-executiva.
§ 1º O conselho de supervisão será composto por três membros titulares e seus suplentes, sendo:
I - dois indicados pelas entidades de classe local das respectivas categorias econômicas; e
II - um indicado pelas entidades de classe local das categorias profissionais relativas às atividades previstas no § 1º do art. 40 da Lei nº 12.815, de 2013.
§ 2º Ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos definirá as entidades responsáveis pela indicação de que trata o § 1º e os procedimentos a serem adotados para as indicações.
§ 3º A Diretoria-Executiva será composta por um ou mais diretores, designados e destituíveis, a qualquer tempo, pelos operadores portuários que atuam no respectivo porto organizado, cujo prazo de gestão será de três anos, permitida a redesignação.
§ 4º Caso a Diretoria-Executiva seja composta por dois membros ou mais, um deles poderá ser indicado pelas respectivas entidades de classe das categorias profissionais relativas às atividades previstas no § 1º do art. 40 da Lei nº 12.815, de 2013, conforme definido em convenção coletiva.
§ 5º Até um terço dos membros do conselho de supervisão poderá ser designado para exercício de cargos de diretores.
CAPÍTULO VI
DO FÓRUM PERMANENTE PARA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR PORTUÁRIO E DO SINE-PORTO
Art. 39. Fica instituído o Fórum Nacional Permanente para Qualificação do Trabalhador Portuário, com a finalidade de discutir as questões relacionadas a formação, qualificação e certificação profissional do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso, em especial:
I - sua adequação aos modernos processos de movimentação de carga e de operação de aparelhos e equipamentos portuários; e
II - o treinamento multifuncional do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso.
§ 1º Integrarão o Fórum Nacional Permanente para Qualificação do Trabalhador Portuário:
I - um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades:
a) Ministério do Trabalho e Emprego, que o coordenará;
b) Secretaria de Portos da Presidência da República;
c) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
d) Ministério da Educação;
e) Secretaria-Geral da Presidência da República; e
f) Comando da Marinha;
II - três representantes de entidades empresariais, sendo:
a) um representante dos titulares de arrendamentos de instalações portuárias;
b) um representante dos operadores portuários; e
c) um representante dos usuários; e
III - três representantes da classe trabalhadora, sendo:
a) dois representantes dos trabalhadores portuários avulsos; e
b) um representante dos demais trabalhadores portuários.
§ 2º Os representantes de que tratam os incisos II e III do § 1º cumprirão mandatos de dois anos, permitida a recondução.
§ 3º Perderá o mandato o membro do Fórum de que tratam os incisos II e III do § 1º que faltar, injustificadamente, a três reuniões consecutivas ou seis alternadas, assumindo a vaga o seu suplente até a efetivação de nova indicação.
§ 4º Ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos definirá as entidades responsáveis pela indicação de que trata os incisos II e III do § 1º e os procedimentos a serem adotados para as indicações.
§ 5º A participação no Fórum será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
Art. 40. O Ministério do Trabalho e Emprego instituirá, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego - SINE, banco de dados específico para trabalhadores portuários avulsos e demais trabalhadores portuários, com o objetivo de organizar a identificação e a oferta de mão de obra qualificada para o setor portuário, intitulado SINE-PORTO.
§ 1º O SINE-PORTO será de uso facultativo pelos trabalhadores e pelos operadores portuários, arrendatários ou autorizatários de instalações portuárias.
§ 2º Constarão do SINE-PORTO, no mínimo, as seguintes informações:
I - identificação do trabalhador;
II - qualificação profissional obtida para o exercício das funções; e
III - registro ou cadastramento em órgão de gestão de mão de obra, quando couber.
§ 3º Os trabalhadores portuários avulsos inscritos no respectivo órgão de gestão de mão de obra, constantes no SINE-PORTO, terão preferência no acesso a programas de formação ou qualificação profissional oferecidos no âmbito do SINE ou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, de que trata a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011.

CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 41. A participação de um representante da classe empresarial e outro da classe trabalhadora no conselho de administração ou órgão equivalente da administração do porto, quando se tratar de entidade sob controle estatal, deverá estar prevista nos estatutos sociais das empresas públicas e sociedades de economia mista.
§ 1º A indicação dos representantes das classes empresarial e trabalhadora de que trata o caput será feita pelos respectivos representantes no conselho de autoridade portuária.
§ 2º A indicação do representante da classe trabalhadora e seu suplente recairá obrigatoriamente sobre empregado da entidade sob controle estatal.
§ 3º Os representantes da classe empresarial e da classe trabalhadora estão sujeitos aos critérios e exigências para o cargo de conselheiro de administração previstos em lei e no estatuto da respectiva entidade.
§ 4º Serão observadas, quanto aos requisitos e impedimentos para a participação nos conselhos de que trata o art. 21 da Lei nº 12.815, de 2013, as disposições constantes da legislação sobre conflitos de interesse no âmbito da administração pública federal e, subsidiariamente, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
Art. 42. A realização de investimentos não previstos nos contratos deverá ser precedida:
I - de comunicação à Antaq, no caso das instalações portuárias autorizadas; e
II - de análise da Antaq e de aprovação pelo poder concedente, no caso das concessões e arrendamentos.
Art. 43. Os requerimentos de autorização de instalação portuária apresentados à Antaq até a data de publicação deste Decreto e que atendam ao disposto na Lei nº 12.815, de 2013, poderão ensejar a abertura imediata de processo de anúncio público.
Parágrafo único. Na hipótese de os requerimentos de que trata o caput não atenderem integralmente ao disposto no inciso I do caput do art. 27, os interessados poderão apresentar à Antaq a documentação faltante durante o prazo de trinta dias, a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 27.
Art. 44. A Antaq disciplinará, após consulta pública, as condições de acesso por qualquer interessado, em caráter excepcional, às instalações portuárias arrendadas, autorizadas ou exploradas pela concessionária, assegurada remuneração adequada a seu titular.
Art. 45. Ato conjunto dos Ministros de Estado da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Previdência Social, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República disporá sobre a concessão do benefício assistencial de que trata o art. 10-A da Lei nº 9.719, de 27 de novembro de 1998, e disciplinará:
I - o valor do benefício;
II - os critérios para a comprovação pelo trabalhador portuário avulso da insuficiência de meios para prover a sua subsistência;
III - os procedimentos para o requerimento e a concessão do benefício; e
IV - as hipóteses de perda ou cassação do benefício.
Parágrafo único. Para fins de habilitação ao benefício será exigida, cumulativamente, a comprovação de:
I - no mínimo quinze anos de registro ou cadastro como trabalhador portuário avulso;
II - comparecimento a, no mínimo, oitenta por cento das chamadas realizadas pelo respectivo órgão de gestão de mão de obra; e
III - comparecimento a, no mínimo, oitenta por cento dos turnos de trabalho para os quais tenha sido escalado no período.
Art. 46. Ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República estabelecerá os procedimentos para cessão de áreas públicas da União, com vistas à implantação de instalações portuárias.
Art. 47. Deverão ser publicados em até cento e oitenta dias, contados da data de publicação deste Decreto, os atos a que se referem os seguintes dispositivos:
I - § 2º do art. 37;
II - § 2º do art. 38;
III - § 4º do art. 39;
IV - art. 44;
V - art. 45; e
VI - art. 46.


Art. 48. Ficam revogados:
I - o Decreto nº 4.391, de 26 de setembro de 2002; e
II - o Decreto nº 6.620, de 29 de outubro de 2008.
Art. 49. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 27 de junho de 2013; 192º da Independência e 125º da República.
DILMA ROUSSEFF

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CAMINHONEIROS SÃO PRESOS APÓS DESCOBERTA DE DESVIO DE FERTILIZANTES DO PORTO DE SANTOS



37 toneladas de fertilizantes e 2 caminhões foram encontradas em galpão.




Dois caminhoneiros foram presos em flagrante nesta terça-feira sob a acusação de furtar toneladas de fertilizantes que chegaram do exterior pelo Porto de Santos e teriam como destino indústrias do polo de Cubatão.

A carga, que continha 37 toneladas de fertilizantes e dois caminhões, foram encontrados em um galpão na Vila Áurea, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá-SP, na Margem Esquerda do Porto. 

Os donos dos veículos, os motoristas Luiz Ricardo Alves Guinatti, de 37 anos, e Júlio Paranhos Ferreira, de 45 anos, foram presos em flagrante, no galpão. Ainda de acordo com a polícia, eles roubavam parte da carga e completavam o peso dos caminhões com água para despistar a fiscalização.
Esquema

Para o sucesso do esquema os acusados prepararam reservatórios de água no fundo das carretas de seus caminhões. Esses aparatos não podiam ser vistos com os veículos carregados, porque ficavam ocultos debaixo das cargas.
“Os reservatórios só eram enchidos de água após os acusados desviarem cerca de três a quatro toneladas de fertilizantes de cada carreta. Quando os veículos chegavam aos seus destinos, a sua pesagem não acusava diferença e o furto não era percebido”, explica o investigador Paulo Carvalhal.
Desvio
Cerca de 27 toneladas furtadas estavam no galpão. Desse montante, aproximadamente sete haviam sido desviadas dos veículos achados no local. As demais toneladas teriam sido subtraídas em outras viagens feitas pelos mesmos caminhoneiros, conforme o investigador Carvalhal.

Apreendidas nos caminhões, as notas fiscais dos fertilizantes dão uma dimensão dos prejuízos gerados pela ação criminosa. O documento do veículo conduzido por Luiz Ricardo acusa o transporte de 27,4 toneladas avaliadas em R$ 21,7 mil. Na nota achada na carreta guiada por Júlio estão declaradas 24,8 toneladas ao valor total de R$ 19,6 mil.



O delegado Claudio Rossi autuou os dois caminhoneiros em flagrante pelo crime de furto qualificado, determinando a remoção de ambos à cadeia. Porém, as investigações prosseguem, para identificar e prender outros envolvidos no esquema. Apelidado de Pedregulho, um deles seria irmão de Júlio e responsável pelo galpão.


Fonte: Jornal a Tribuna / TV Tribuna


Vejo o Vídeo da Reportagem da TV Tribuna:




 




quinta-feira, 27 de junho de 2013

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PORTUÁRIOS DE LAGUNA DENUNCIAM CODESP POR TERCEIRIZAÇÂO IRREGULAR



 
O Sindicato que representa os trabalhadores da administração do Porto de Laguna em Santa Catarina (Sintac-SC) denunciou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) ao Ministério Público do Trabalho por terceirização irregular da mão de obra portuária no Terminal Pesqueiro de Laguna.  A denúncia foi formalizada no início deste mês.

A Codesp administra o Terminal Pesqueiro desde 1995. Hoje a empresa conta com 28 funcionários terceirizados em Laguna nas mais diversas atividades entre elas Guarda Portuária, capatazia, eletricista. Por ser um terminal público, a Codesp, uma empresa da administração pública indireta, deveria contratar seus empregados por meio de concurso público. No entanto, de acordo com o diretor do Sintac, Lúcio Natal, a empresa não realiza concurso público para Laguna desde 1979.

A terceirização de atividades definidas como portuárias contraria a Lei dos Portos (12.815/13) e a súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho que considera ilegal a contratação de terceiros para a atividade fim. Atualmente, apenas quatro funcionários da Codesp são profissionais concursados de carreira. Para Lúcio Natal, a terceirização em atividades que envolvem risco é inconcebível, pois gera precarização das condições de trabalho.

Nesse caso, a única exceção ao concurso é para a contratação da mão de obra avulsa, que deve ser requisitada junto ao Sintac uma vez que não há Órgão Gestor de Mão de Obra na cidade.

No último dia 5 de junho, Sintac e Codesp participaram de audiência na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região. O diretor do Sindicato, Lúcio Natal, informou ao procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá que, desde dezembro de 2012, a empresa não repassa ao Sintac a taxa administrativa utilizada para pagar o seguro vida dos trabalhadores avulsos e despesas com folha de pagamento.

O MPT vai notificar a Codesp pela conduta.


Fonte: FNP / SINDAPORT






quarta-feira, 26 de junho de 2013

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PORTUÁRIOS REALIZAM ATO PÚBLICO NA PORTA DA CODESP



Dezenas de trabalhadores portuários, empregados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), promoveram, na manhã desta terça-feira, um ato público em frente ao portão da presidência da empresa, na avenida Rodrigues Alves.

“Nossa mobilização é em prol da implantação do Plano de Cargos e Salários, que há mais de dois anos vem sendo discutido pela Docas. Já temos o aval do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais e do Ministério do Planejamento, falta agora só a Codesp apresentar os documentos e as planilhas solicitadas”, afirma o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos.



O sindicalista esteve em Brasília na última semana para mais uma reunião sobre o novo Plano de Cargos e Salários/Realinhamento Salarial da Codesp com o presidente da Federação Nacional dos Portuários Eduardo Guterra, o assessor da presidência da Codesp Fausto Figueira, o deputado federal Paulo Teixeira(PT/SP), o diretor do DEST Murilo Barella e os técnicos do órgão, João Manoe l e Antonio Fernando.

Durante a reunião, Murilo Barella falou textualmente que já tem o aval da ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para autorizar a implantação do novo Plano de Cargos e Salários, porém, cabe a Codesp acertar os últimos detalhes e apresentar ao Dest alguns documentos. Agora, basta apenas a boa vontade da diretoria da Codesp”, afirma Everandy Cirino, ressaltando que o ministro de Portos, Leônidas Cristino, cumpriu o prometido em reunião no final do mês de maio e entrou em contato com o Ministério do Planejamento e com o Dest expondo a situação dos portuários de Santos.


Segundo Everandy Cirino agora para a implantação do Plano de Cargos e Salários só falta a Codesp apresentar a evolução da folha de pagamento da empresa, o controle e justificativa do número de horas extras autorizadas e o cálculo atuarial sobre os reflexos com relação ao Portus. “Não precisamos mais ir a Brasília nem cobrar nada do Ministério do Planejamento, Secretaria Especial de Portos ou Dest. A bola está agora com a Codesp, basta apenas a diretoria fazer a lição de casa”.

Negociações

Everandy Cirino destaca também a importante participação nesta reta final de negociações do assessor da Casa Civil José Lopez Feijoó, que foi bastante citado pelo diretor do Dest como um importante interlo­cutor do Governo Federal nas recentes reuniões a respeito do Plano de Cargos e Salários da Codesp.

O sindicalista também ressalta a participação do presidente da FNP, Eduardo Guterra, durante a reunião em Brasília, que mesmo com a filha doente e internada em um hospital fez questão de comparecer ao encontro.



FONTE: Jornal a Tribuna / TV Tribuna
















terça-feira, 25 de junho de 2013

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EM VITÓRIA-ES, GUARDA PORTUÁRIO É ASSASSINADO



Agente portuário é morto com dois tiros, na garagem do prédio onde mora, em Jardim Camburi - Vitória





O agente portuário Baltazar Fernandes Brambilla, de 32 anos, foi morto com dois tiros durante um assalto, no início da tarde desta quinta-feira (20), no bairro Jardim Camburi, em Vitória. Ele, que também é estudante do curso de Engenharia Civil de uma faculdade particular da capital, estava no estacionamento do prédio onde mora, na rua Ruy Pinto Bandeira, quando foi assassinado.

De acordo com a Polícia Militar, Baltazar tinha acabado de entrar a pé no estacionamento e pegava uma aparelhagem de som na parte de trás do veículo quando foi abordado por dois assaltantes, que também chegaram ao local a pé, anunciando o assalto.

“Assim que ele chegou ao estacionamento, dois amigos dele chegaram atrás, pois os três tinham combinado de estudar juntos. Ele pegava um aparelho de som no carro para mostrar para esses amigos, quando os assaltantes o abordaram”, contou a soldado Coelho, que conversou com os dois amigos do agente portuário.

Os policiais ressaltaram que, no momento em que abordaram Baltazar, os assaltantes teriam revistado-o e então perceberam que ele carregava uma arma. Diante disso, um deles teria atirado, e, em seguida, roubado a arma do agente portuário.

Só que, testemunhas que estavam no local contaram que Baltazar teria reagido ao assalto, tentando pegar a arma que carregava, no momento em que foi abordado e, por causa disso, o assaltante teria atirado.

Além da arma, os assaltantes ainda roubaram o celular de um dos amigos de Baltazar. Eles fugiram em um carro escuro que estaria dando cobertura à ação.

Tio diz que família comemorou aniversário do sobrinho com almoço, nesta quarta 




 

O tio de Baltazar disse que um amigo do sobrinho foi quem avisou que ele havia sido baleado. “Um amigo que estava com ele me ligou dizendo, fiquei sem reação e sem saber o que fazer. Fizemos um almoço na minha casa ontem para comemorar o aniversário dele, que foi no domingo”, contou o empresário Manoel Pepino, 62 anos. O empresário contou que o sobrinho era formado em Direito e estava cursando a segunda faculdade. “Ele tinha muitos planos, já era formado e agora estava estudando novamente. Esse era o sonho dele, ser engenheiro. Era um bom rapaz, um sobrinho atencioso. Estamos profundamente abalados com o que aconteceu”, disse.

 O pai de Baltazar mora em Alegre e foi avisado pelo irmão sobre o crime. “Eu dei a notícia a ele, infelizmente. Ele está vindo para cá”, informou Manoel. O avô do agente, de 76 anos, e um sobrinho estiveram no Hospital São Lucas, nesta tarde, mas assim que souberam da morte dele, saíram do local muito abalados e não quiseram falar com a imprensa.

Emoção e tristeza em enterro


Familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao universitário e guarda portuário Baltazar Fernandes Brambilla, de 32 anos, no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, nesta sexta-feira (21).

O corpo do rapaz foi escoltado por colegas de trabalho. O universitário foi assassinado na garagem de casa, nesta quinta-feira (20), após voltar de um almoço com outros dois amigos.

Baltazar foi morto com dois tiros, um no ombro e outro na cabeça. Ele estava entrando de carro, na garagem do prédio onde morava, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, quando foi surpreendido por dois criminosos. Para a polícia, o rapaz foi vítima de latrocínio [roubo seguido de morte].

O local do crime foi cercado por curiosos. Segundo a polícia, Baltazar teria reagido ao assalto. Ele estava com um revólver na cintura. Os policiais suspeitam que a arma foi levada pelos bandidos. No sepultamento, integrantes do Sindicato dos Guardas Portuários do Espírito Santo (Sindguapor) estavam revoltados com o crime. Segundo a categoria, os agentes têm autorização para o porte de arma no Estado.

"Existem situações em que o guarda age e ele acaba sendo ameaçado. Ele se vê na obrigação de se resguardar fora da área do porto", argumentou o secretário do Sindguapor, Jorcy de Oliveira.

"Ele era uma pessoa extremamente bacana, batalhadora, correta, amiga. Não tem comentários. O crime aconteceu em plena luz do dia, em uma rua muito movimentada. O bairro é o mais populoso de Vitória e está sofrendo com a criminalidade. Queremos providência das autoridades", acrescentou o diretor do sindicato, Otto Barcelos.



FONTE: Gazeta de Vitória / Folha de Vitória / Tribuna Online / Blog Polícia Portuária Federal – Edição Segurança Portuária em Foco



Vídeo da Tribuna Online sobre o crime: