Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 7 de março de 2014

3

GUARDA PORTUÁRIA APREENDE MENOR INFRATOR





Apesar do Ministério da Justiça ignorar a existência da Guarda Portuária, da Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos não incluir a Guarda Portuária na segurança dos portos e da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR) propor a terceirização de parte do efetivo do efetivo, a Guarda Portuária de Santos, litoral de São Paulo, vêm cumprindo o seu papel na segurança pública portuária, determinadas pelo Plano Nacional de Segurança Pública Portuária (PNSPP).

No dia 29 de janeiro os guardas portuários Alexandre, Leandro,Mário e Mesquita, de serviço no Centro de Controle e Monitoramento (CCOM) observaram vários adolescentes utilizando a área do atracadouro das embarcações que fazem a travessia para Vicente de Carvalho (junto ao antigo PF 03 - atrás do prédio da Alfândega) para nadar e fazer uso de entorpecentes, colocando 
em risco não só a própria integridade física, como as dos demais usuários da área.



Por determinação do Supervisor de Segurança Carlos Carvalhal, foram acionadas para o local a Ronda de Policiamento, integrada pelos guardas portuários Gonzaga e Ongaro, a equipe das Rondas de Policiamento com Apoio de Motos (ROCAM), integrada pelos guardas portuários Murilo, Nilvandro e Rafael e a Ronda da área da 1ª Subsede, integrada pelo inspetor Júlio e o guarda portuário Everton.

O local foi cercado, a equipe ROCAM entrou no local pela passarela, enquanto as outras duas rondas entraram pelo portão de acesso. Todos os elementos foram acuados e abordados em um só ponto, sendo efetuada em seguida a revista.

Um dos elementos averiguados, identificado como sendo Nicolas Maxuel Santos da Silva, estava de posse de uma bóia (foto), induzindo os menores a utilizarem aquela área para o banho de mar. Este possuía passagens pelos artigos 155 (furto), 157 (roubo) e 333 do Código Penal (CP), todas já cumpridas.

Com o menor C.T.P. de S. foi encontrado um cigarro de maconha (foto ao lado) . Ele já possuía passagens pelos artigos 155 (furto qualificado), 129 (agressão), art. 28 da Lei nº 11.343/06 (porte de entorpecente) e também por tráfico de drogas.

Conduzidos à Delegacia de Infância e Juventude (DIJU), foram apresentados a delegado Milson Sergio Vasques Calves, que determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O.) nº 33/2014 por ato infracional e o encaminhamento para a Fundação para o Bem Estar do Menor (FEBEM).
 Toda a operação foi monitorada pelo CCCOM da Guarda Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Veja no vídeo abaixo:







3 comentários:

  1. Infelizes aqueles que só sabem criticar, ainda mais quando as críticas vêm da própria corporação. Por que não criticam àqueles que não fazem nada? Criticar é fácil, fazer é difícil! E você o que fez até hoje?

    ResponderExcluir
  2. SEM DEMÉRITO ÀS GUARDAS PORTUÁRIAS DE OUTROS ESTADOS, A DE SANTOS É UM EXEMPLO PARA O BRASIL.

    HÁ QUE SE CONSIDERAR AS ESTRUTURAS E, TALVEZ, PROCEDIMENTOS E JURISDIÇÃO DIFERENTES DE GUARDA PARA GUARDA (ESTADO PARA ESTADO).

    TALVEZ, OCORRENCIAS E FEITOS RELEVANTES REALIZADOS POR OUTRAS GUARDAS DAS DEMAIS DOCAS TAMBÉM OCORRAM, PRECISANDO APENAS FAZEREM- SE OS DEVIDOS REGISTROS PARA QUE POSSAMOS TOMAR CONHECIMENTO.

    O QUE NOS ENTRISTECE PROFUNDAMENTE, É O TRATAMENTO DISPENSADO PELO GOVERNO FEDERAL Á GUARDA PORTUÁRIA, MESMO POR TUDO QUE ELA TEM FEITO EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PAIS.

    QUANTAS VIDAS TEM SIDO ARRISCADAS EM PROL DA MANUTENÇÃO DESSA SEGURANÇA?

    DUZENTOS ANOS DE HIST´ORIA, LUTAS, COMPROMETIMENTO, DOAÇÃO E AMOR PELO QUE FAZEMOS.

    POR QUE TANTA DEMORA EM RECONHECER A GUARDA PORTUÁRIA NO ARTIGO 144 DA CF?

    SÓ TEMOS A LAMENTAR

    CILENO BORGES
    BELÉM - PA

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.