Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

6

A FAVOR DOS PORTUÁRIOS, MAS CONTRA AS OPERAÇÕES PADRÕES DA GUARDA




No dia 11 de agosto, os Portuários decidiram entrar em estado de greve contra o aparelhamento da Cia. Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Lamentavelmente, o Sindicato dos Portuários entende que é uma estratégia importante e positiva usar a Guarda Portuária para realizar operações padrões nos portos administrados pela CDRJ, prejudicando a entrada de veículos e pessoas, formando filas imensas, trazendo o caos para o entorno dos nossos portos. O colapso aconteceu no dia 12/08, ontem (13) e continuará hoje. Para piorar, ninguém foi avisado com antecedência para que pudesse se programar.
Entendemos que protestar é legítimo, apoiamos a causa dos portuários, lutamos contra o aparelhamento e o consequente sucateamento da CDRJ, mas somos veementemente contra esse jogo retrógado do Sindicato que visa tão somente prejudicar os players do para atingir seus objetivos. Muito melhor e mais inteligente seria se o Sindicato adotasse o método do diálogo com as entidades que representam os atores dos portos, de forma a buscar apoio aos pleitos da categoria, sem prejudicar ninguém.
Ora, não sãos os usuários exportadores e importadores, os terminais, os transportadores, os despachantes e os armadores os responsáveis pelos atos praticados pelo Gadelha. Não foram os players, prejudicados pelas operações padrões, que colocaram o Gadelha na CDRJ. Quem fez isso, segundos os jornais, foram os Deputados Eduardo Cunha e Leonardo Picciani, com a chancela da Casa Civil e da Presidenta da República que começou a rifar cargos indiscriminadamente para garantir apoio ao ajuste fiscal.
O fato é que seria muito mais producente para nossos portos, por exemplo, se o Sindicato realizasse seus protestos na frente da sede da CDRJ na Rua Acre 21, todos os dias, para que o Gadelha veja que ele e seus atos de aparelhamento não são bem vindos. Outra sugestão, que a história inclusive prova ser muito eficaz, é protestar na porta da casa do Gadelha, tal como foi feito em 2013, na frente da casa do Ex-governador do Rio no bairro do Leblon. O resultado foi tão positivo que ele procurou a mídia para pedir arrego, invocando seu lado pai de família, para sensibilizar os manifestantes e a sociedade. O Gadelha pouco vai ao porto e, quando por lá aparece, a assessoria de comunicação da CDRJ faz até nota com foro para divulgar no site, como se fosse um evento.
Portanto, incomodar o Gadelha no seu dia a dia, nas suas rotinas é um bom caminho a ser seguido, pois não traz prejuízos aos que nada tem a ver com isso, aos que produzem e precisam exportar e importar, aos que apenas querem trabalhar para superar essa gravíssima crise que país atravessa, responsável por retirar quase 30% do volume de cargas dos nossos portos. Será que o sindicato está preocupado com esses números catastróficos? Será o sindicato está preocupado com os custos adicionais de exportadores e importadores, com períodos extras de armazenagens, estadias, viagens perdidas, janelas urgentes, etc.?
Será que o Sindicato e a Guarda Portuária não conseguiram enxergar, até hoje, que fazer operações padrões e prejudicar os players dos portos é algo retrógado e reprovável? Será que não perceberam que tal atitude serve apenas piorar as coisas? Será que, até hoje, não conseguiram enxergar o óbvio, no sentido de que é muito mais interessante para os doqueiros terem a iniciativa privada apoiando seus movimentos, quando forem justos?
O problema dos portos do Rio é que cada um acha o seu problema mais relevante que o do outro. Com efeito, todos olham apenas para seus respectivos umbigos e se esquecem do principal, da preservação da atividade portuária e do próprio porto. Tivesse união de verdade em torno da atividade portuária, de onde todos tiram seus sustentos, não existiria operação padrão, o diálogo entre as entidades seria regra e as operações portuárias preservadas.
Lá na frente, quando começaram os rumores de aparelhamento CDRJ nos jornais, decidimos reagir, dentro das nossas possibilidades e restrições. Fizemos diversas críticas contra a entrada do PMDB na companhia, enviamos e-mails ao “constrangido” Ministro dos Portos, fomos ao gabinete do Eduardo Cunha em Brasília para tentar dialogar, procuramos a mídia, levamos o grito ao PortoGente, Revista Época, Band News FM, dentre outras, tendo como motivação principal a eficiência, pois sabemos que, no Brasil, onde existem políticos, consequentemente, a coisa não evolui. Aliás, como muito bem colocou o Jornalista Ricardo Boechat, um apoiador do nosso movimento, o interesse dos políticos na CDRJ é trabalhar a “bufunfa”, o “vem cá meu bem”.
Não recebemos apoio público formal de ninguém, apenas agradecimentos de bastidores, aos montes. Naquele momento, nem o Sindicato se manifestou, ainda que, pela enésima vez, a CDRJ estivesse sendo vitima de aparelhamento, algo bem conhecido dos doqueiros.
Como era previsto pelo UPRJ, junto com o Gadelha, veio o festival de nomeações. A coisa tomou tamanha proporção, que o Sindicato começou a protestar e corretamente denunciou o Gadelha ao MPF por improbidade administrativa, pelo fato de ter nomeado para Chefe da Guarda Portuária (e assessores), pessoas que não possuem qualificação específica e legal. Obviamente que, após esse absurdo, o Gadelha está correndo atrás de consertar a besteira que produziu.
Isso está bem claro através da CARTA-DIPRE N° 16541/2015 a qual tivemos acesso, assinada pelo Gadelha, direcionada ao Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), solicitando a inclusão do nome de três pessoas para a 15ª edição do Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP-15ª), que acontecerá ainda no segundo semestre de 2015. Na carta, o Gadelha inclusive tenta justificar o fato de ter nomeado pessoas sem qualificação legal para o cargo, alegando serem de sua confiança. Na verdade essa carta é uma confissão da besteira que ele fez. O QUE ELE DEVERIA FAZER AGORA? REVOGAR O ATO, CONDUZIR PESSOAS QUALIFICADAS AOS CARGOS, embora não adiante muita coisa para ele se safar, pois as nomeações foram feitas ilegalmente.
A opinião do UPRJ está dada. Continuaremos a nos posicionar contra o aparelhamento da CDRJ, a apoiar os doqueiros nessa luta. Porém, totalmente contrário a qualquer tipo de operação padrão da Guarda Portuária, ou qualquer outra forma de interrupção da continuidade das operações dos nossos portos.



*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs so publicam mensagens que concordem com as sua opiniões, o que é vergonhoso, pois só mostra a intenção de quem publica.

      Excluir
    2. Conforme consta no rodapé do artigo, não serão publicados comentários anônimos

      Excluir
  2. ESSE , NA MINHA OPINIÃO , DEVE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E COM O CONTRADITÓRIO
    GARANTIDO. SE NÃO FOR ASSIM ESSE ESPAÇO QUE É DA GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL
    VAI SE ESVAZIAR , SE FOR ESSA A INTENÇÃO ESTÃO INDO NO RUMO CERTO.
    POR ESSA NÃO ESPERAVA.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários anônimos não são aceitos, pois sem a identificação de quem critica, o administrador desse espaço pode vir a ser processado.

      Excluir
  3. CORRETO , CARVALHAL. RETIFICO AQUI MINHA OPINIÃO ACIMA.
    ISSO É ATÉ UMA NORMA JURIDICA . É VEDADO OPINIÕES ANONIMAS .
    PARABÉNS.

    GP ALEXANDRE -ES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.