Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 31 de outubro de 2015

2

GUARDA PORTUÁRIA APREENDE PRODUTOS IMPORTADOS


Pau de selfie foi um dos produtos apreendidos pela Guarda Portuária


Em Santos, por volta das 20hs do último dia 07, quando os guardas portuários Dannyel e Murilo realizavam ronda de policiamento pela Avenida Cândido Gafrée, nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini / Concais, desconfiaram de dois elementos, carregando cada um, uma mochila nas costas. Com a aproximação da viatura, eles abandonaram as mochilas que carregavam e saíram em desabalada carreira, tomando rumo ignorado.

Ao verificarem o conteúdo das mochilas, os guardas portuários constataram que no interior das mesmas havia vários produtos de procedência estrangeira, tais como CDs, DVDs, rádios, bastão de selfie, carregadores de celular, películas protetoras de tela, meias, cuecas, cintos, entre outros itens.

Várias diligências foram realizadas na área portuária, no entanto, como não lograram êxito na localização dos elementos suspeitos, as mochilas foram encaminhadas para a Receita Federal, e apresentadas ao ATRF José Carlos de Carvalho Júnior, que após tomar ciência dos fatos, efetuou a apreensão dos produtos.

Como os proprietários não foram localizados e junto com mercadorias apreendidas não tinha nenhum documento fiscal indicando a sua procedência, elas foram consideradas como produto de descaminho.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                              
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.



2 comentários:

  1. A apreensão dos produtos de procedência estrangeira efetuado pela Guarda Portuária está amparada no Art.521, do Decreto 7.212 de 15 de junho de 2010:
    Art. 521. O disposto no art. 507 não exclui a admissibilidade de denúncia apresentada por particulares, nem a apreensão, por qualquer pessoa, de produtos de procedência estrangeira, encontrados fora dos estabelecimentos comerciais e industriais, desacompanhados da documentação fiscal comprobatória de sua entrada legal no País ou de seu trânsito regular no território nacional (Lei nº 4.502, de 1964, art. 93, parágrafo único).
    Parágrafo único. Os produtos apreendidos serão imediatamente encaminhados à unidade competente da Secretaria da Receita Federal do Brasil, para que providencie a instauração do procedimento cabível.
    A Guarda Portuária fez a apreensão e encaminhou à Receita Federal que efetuou o procedimento cabível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRATO CARLOS PELO ESCLARECIMENTO, VOU DIVULGAR AQUI ENTRE OS COMPANHEIROS, PARA QUE SEMPRE POSSAMOS ATUAR E AUTUAR AMPARADOS LEGALMENTE.

      CILENO BORGES

      Excluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.