Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 16 de janeiro de 2016

4

GUARDA ARRISCA A PRÓPRIA VIDA E SALVA CÃES PRESOS APÓS VAZAMENTO DE GÁS




Eduardo Soares diz que agiu por instinto ao entrar no meio da fumaça em SP.
Ele trabalha com os animais há cerca de oito anos. Cães passam bem.

Um guarda portuário de Guarujá, no litoral de São Paulo, conseguiu salvar a vida de vários cães que atuam para a corporação após o vazamento de gás que começou na quinta-feira (14) na área da empresa Localfrio, no Terminal 1 do Porto de Santos, que fica no Distrito de Vicente de Carvalho.

Eduardo Soares de Souza trabalha com os animais no canil da Guarda Portuária há cerca de oito anos e correu para o local onde eles ficam assim que soube do incidente. “Me deparei com aquela fumaça toda e todo mundo já tinha evacuado o terminal. Acabei entrando no meio da fumaça, porque pensei que não era justo os cães trabalharem toda uma vida ajudando a população e morrerem presos e em agonia como estavam”, afirma.

Os animais estavam passando mal por causa da fumaça emitida do local do vazamento e Eduardo começou a retirá-los do canil um por um. “Por um instinto e sem me dar conta do perigo que corri, eu consegui resgatá-los. Coloquei cada um deles na nossa viatura e de imediato fui até o Hospital Veterinário de Vicente de Carvalho, onde eles foram prontamente atendidos”, diz.
Todos os cães foram submetidos a tratamento. Alguns deles precisaram receber soro e já apresentam melhoras no estado de saúde desde que chegaram à unidade. “Graças a Deus hoje eles estão melhor”, comemora.

Veja a entrevista do GP Soares no Jornal da TV Tribuna:


ENTENDA O QUE ACONTECEU

- Choveu forte na região no Porto de Santos.
- Alguma estrutura nos contêineres do pátio de armazenamento provavelmente cedeu.
- A água da chuva entrou em contato com uma carga de um produto à base de cloro (ácido dicloro isocianúrico de sódio).
- Da reação química, surgiram focos de incêndio e a nuvem tóxica.
- A fumaça causa irritações de pele e de olhos e, caso seja inalada, também nos pulmões.
Combate a incêndios
Na manhã desta sexta-feira, os bombeiros informaram que entre 20 a 25 contêineres foram atingidos pelas chamas.
O trabalho está sendo feito por várias equipes que se dividem para resfriar o conjunto de contêineres e também atuam no combate individual em cada um deles. Os bombeiros utilizam 23 viaturas, um navio e um rebocador para captar a água do mar no combate ao incêndio.
Cidades atingidas
Várias áreas do complexo portuário precisaram ser evacuadas. A fumaça rapidamente se espalhou pela cidade de Guarujá e fotos registradas por moradores mostravam a Avenida Santos Dummont, a principal do município, coberta por uma névoa.
Por volta das 22h, a fumaça já tinha se espalhado pelas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente e invadido várias casas ocasionando problemas respiratórios nos moradores.
A fumaça também invadiu o Pronto Socorro de Vicente de Carvalho. Os pacientes que estavam internados foram transferidos, juntamente com as equipes e ambulâncias, para a UPA Boa Esperança, na Rua Álvaro Leão de Carmelo, onde a Secretaria de Saúde de Guarujá afirmou que os pacientes terão tratamento especializado.
Efeitos da fumaça
As pessoas atendidas apresentaram ardência nos olhos ou mal-estar ocasionado pela fumaça. Apesar do transtorno, as vítimas não correm risco de morte.
Segundo Flavio Zambrone, médico toxicologista e professor aposentado da Unicamp, "esse produto é extremamente tóxico". Ele produz irritações de pele e de olhos e, caso seja inalado, causa irritação também nos pulmões.
"É um produto à base de cloro. Ele é estável, mas tem alto teor de cloro, que se dissolve na água. Por isso, outro problema será a questão ambiental que virá depois". Segundo o professor, o produto é usado na maioria das vezes em desinfecção de água, mas em grandes quantidades passa a ser tóxico.
Vários moradores recorreram a equipamentos de proteção. "As máscaras acabaram nos postos e nas farmácias. Consegui pegar uma das últimas. Tem muita gente passando mal por causa da fumaça", afirmou a doméstica Maria Rita.
O engenheiro Felipe Pavan, de 27 anos, que trabalhava na Santos Brasil no momento do acidente, conta que ninguém entendeu o que estava acontecendo quando o produto começou a vazar.
"Fomos orientados a ir ao local de resgate. O problema é que estava tudo tomado por fumaça. Depois orientaram a sairmos por outra área. Nos disseram que era amônia e nitro álcool. Nunca tinha visto uma emergência dessas", disse.
Quem precisar de atendimento médico por irritação nos olhos, dificuldades de respirar, tontura ou náuseas deve procurar somente as UPAs Boa Esperança, Rodoviária e Enseada.

Áreas evacuadas
A orientação é para as pessoas que moram em um raio de até 100 metros próximo ao local – ou seja, pessoas que residem no quadrante das avenidas Alvorada, Adriano Dias dos Santos, Santos Dumont e Rua Santidade Papa Paulo VI, além do Sitio Conceiçãozinha – procurem a casa de amigos ou parentes.
A evacuação foi pedida pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB).
"A situação é grave. Quem está nos quarteirões próximos ao local deve deixar as casas imediatamente. Os moradores precisam ir para a casa dos vizinhos e ficar longe do local da explosão. Quem estiver em casa, a orientação é pegar panos secos e colocar nas portas e janelas. Não saiam de casa. Se o morador se sentir mal deve procurar a UPA imediatamente. Cuidado com a chuva, porque ela contém elementos químicos e pode queimar a pele", afirmou a prefeita.
Em nota, a prefeitura afirmou que está trabalhando em conjunto com agentes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Exército e secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Governo e Defesa Social e monitorando a situação.
A assessoria de imprensa da Dersa, empresa responsável pelas travessias entre Santos e Guarujá, afirmou que a travessia de pedestres entre Vicente de Carvalho e a Praça da República foi temporariamente suspensa no final da tarde desta quinta-feira, por conta do acidente, mas foi liberada cerca de uma hora depois.

Fonte: G1 Santos.

4 comentários:

  1. Além de salvar os animais, Soares gastou do próprio bolso a quantia de R$ 3.500,00 reais no tratamento. Canis de todos o Brasil se prontificaram a ajudar nos custos, no entanto, a Codesp prometeu reembolsar o valor.

    ResponderExcluir
  2. Louvável a atitude do GP Soares. Parabéns pela bravura no desempenho de seu ofício pois poderia ter sofrido algum acidente fatal. Merece elogios formais da empresa, por ter arriscado a própria vida para salvar os animais. Isso é que é parceiro! 😎👮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, um abraço. ass: Eduardo Soares

      Excluir
  3. DIGNO DE REGISTRO, REALMENTE.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.