Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3

GUARDA PORTUÁRIA REALIZA ENCONTRO EM PARANAGUÁ




O Encontro, realizado nos dias 24 e 25, contou com a participação de mais de cem guardas portuários representando vários portos do Brasil.

Os portos do Rio de Janeiro, Santos, Vitória, Salvador, Ilhéus, Aratu, Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, São Francisco do Sul e Itajaí enviaram seus representantes. Os que não puderam estar presentes acompanharam o evento via online, pela TV da Câmara Municipal de Paranaguá.

Mesmo com a antecipação do evento, devido aos problemas de terceirização da Guarda Portuária pela APPA, o que dificultou a presença de outros portos, o evento superou o anterior, realizado em 2015, no Rio de Janeiro, provando que esse Encontro, realizado anualmente, é um importante elo de integração entre as Guardas Portuárias.

A solenidade de abertura, realizada na Câmara Municipal de Paranaguá, contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, da Policia Militar, da Prefeitura Municipal de Paranaguá, da Câmara Municipal, da Antaq, do Sintraport, Associação da Guarda Portuária do Paraná e da federação Nacional dos Portuários, que formaram a mesa de trabalho.
Após o discurso das autoridades presentes, a Associação da Guarda Portuária e o Sintraport, homenagearam com uma placa de agradecimento, ilustres amigos que estão sempre ao lado da Guarda Portuária no Porto de Paranaguá.

Foram homenageados o Vereador Arnaldo Maranhão, presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Turismo de Paranaguá; Gerson do Rosário, presidente do Sintraport; Gilberto Fernandes do Jornal dos Bairros; Mauro Junior - repórter da Ilha do Mel FM e Ogarito Linhares, portuário (representado pelo pai, Dr. Linhares), além de um momento dedicado ao reconhecimento de quem sempre lutou pela Guapor. Homenagem ao G.P. Fernando Cancela Amorim.
No primeiro dia do evento, segundo avaliação dos organizadores, houve um alto nível dos palestrantes, que com propriedade compartilharam experiências e conhecimentos indispensáveis a categoria.
Os palestrantes

Carlos Carvalhal, Ex-Inspetor Chefe de Serviço da Guarda Portuária do Porto de Santos e administrador do Portal Segurança Portuária em Foco abriu as palestras falando sobre o Papel da Guarda Portuária na Segurança Pública e os desafios da categoria.

Na parte da tarde, Jamison Pires C. Paiva, Oficial da Reserva da Marinha do Brasil, TNS da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) falou sobre a Segurança nos Portos Brasileiros.

Em seguida, a Dra. Milene Correa Zerek Capraro, Doutora e Mestre em Direito Marítimo Portuário, falou sobre a Guarda Portuária, do ponto de vista jurídico.

E por último, GP e TST Sergio Monteiro da APPA, falou sobre a Guarda Portuária e o Porto de Paranaguá.
Discussões
Na quinta-feira (25), o Encontro continuou na Chácara dos Portuários onde o evento dedicou-se a elaboração da chamada Carta de Paranaguá. Documento com as reivindicações da categoria a serem defendidas nacionalmente.

Representantes dos portos presentes expuseram seus problemas e apresentaram eventuais soluções. Na oportunidade, durante as discussões se notou claramente que as administrações portuárias estão precarizando suas unidades de segurança, a fim de justificar uma terceirização. Por isso entre os principais tópicos a serem defendidos está a luta contra terceirização, com determinação de Concurso Público para prover cargos da Guarda Portuária e a restituição e renovação do porte de armas, entre outras.

Após as discussões, os guardas portuários realizaram uma visita ao Porto de Paranaguá, dirigindo-se depois para a Chácara dos Portuários, onde finalizaram o Encontro Nacional com a escolha das próximas cidades anfitriãs. Por unanimidade foi escolhida como sede do próximo evento para 2017, a cidade de Salvador-BA e para o ano de 2018 a cidade de Santos-SP. Finalizando, foi servido um almoço aos participantes.


O evento teve a cobertura da Radio Difusora de Paranaguá, que esteve presente com links ao vivo e matérias no Jornal da Manhã, através de seus repórteres Larry César e Elísio Junior. Também houve a cobertura da Rede TVCI, FM Ilha do Mel, FM Litoral Sul (programa do Arnaldo Maranhão) e Jornal dos Bairros.


Editado Por Segurança Portuária Em Foco.

* A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros. 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.




3 comentários:

  1. Boas escolhas
    Assim dá tempo de se for no PARÁ o de depois de SANTOS quem sabe já termos por aqui um sindicato com representantes à altura da importância devida que mereça ser tratada a nossa GUAPOR CDP.

    GP RAMOS

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES, CUJAS PRESENÇAS FORAM DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS PARA O GRANDE SUCESSO QUE TEVE O EVENTO.
    ENCONTROS COMO ESSE SÓ FORTALECEM AINDA MAIS NOSSA CATEGORIA, DEIXANDO NOS MAIS UNIDOS E MAIS PREPARADOS PARA NOSSAS LUTAS POR UMA GUARDA PORTUÁRIA CADA VEZ MAIS RECONHECIDA EM NOSSO PAÍS.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir
  3. Em busca de uma guarda.portuária forte

    Gp Alexandre es

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.