Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

5

GUARDAS PORTUÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA




Gonçalves, Amarildo e Costa bancaram o curso, no valor de R$ 350,00, do próprio bolso e tiveram que fazer algumas trocas de horário para poder participar

No início do mês, três guardas portuários do Porto de Vila do Conde (PVC), no Pará, participaram da 3ª Edição do Curso de Sobrevivência na Selva, do Centro de Instrução e Sobrevivência na Selva (CISSE).
O CISSE ocupa uma área com aproximadamente 5 mil metros quadrados de mata fechada, de vegetação típica e predominante da selva, com igarapés e lagos artificiais, na cidade de Mosqueiro.


Participantes aprendem a utilizar palhas e cipós para a confecção de abrigos
O curso foi realizado nos dia 11, 12 e 13 de novembro, na mata as margens da Rodovia PA-483, oficialmente Alça Viária do Pará, onde os participantes enfrentam os seus limites.
Gonçalves, Amarildo e Costa bancaram o curso, no valor de R$ 350,00, do próprio bolso e tiveram que fazer algumas trocas de horário para poder participar.


Infiltração aquática e transposição de cursos d'água também fizeram parte do curso
Esse curso foi idealizado pelo 2º SGT Valmir Selva, com a finalidade de preparar militares e civis para enfrentarem situações atípicas, ensinando a superar seus próprios limites através da disciplina, hierarquia, autocontrole, companheirismo e técnicas, ensinadas no Exército, de sobrevivência em caso de desastres e acidentes em ambiente urbano ou em selva.


Instruções
Frutos e bebidas da floresta
No curso, os participantes recebem instruções de pernoite isolado, tiro de caça noturno, orientação diurna, contato indígena, infiltração aquática, transposição de curso d’água, prisioneiro de guerra, pacote cotiara, camuflagem. Aprendem ainda sobre a utilização de palhas, cipós e abrigos; nós e amarras; obtenção de água e fogo, alimentos de origem vegetal e animal; animais peçonhentos e confecção de armadilhas.
Experiência


Para Gonçalves, o curso é nota 10
“Foi um curso de alto padrão. É muito bom você ter conhecimentos, pois nunca se sabe quando vamos precisar. Eu avalio o curso como nota 10. Esse curso proporcionou o conhecimento de muitas técnicas para que, numa situação real, eu possa me virar, pois no meu local de trabalho existem florestas e animais peçonhentos”, falou Gonçalves.

GP Amarildo - Chefe de grupo na incursão aquática
“Esse curso é muito importante que todos os guardas façam. Os assuntos são abordados e ensinados de uma forma bem diferente e inovadora. Só passando por essa experiência para sentir a necessidade de aprender a cada dia mais tudo que nos foi passado. É tanta informação que nós acabamos perdendo alguma coisa, mais sempre fica algo para poder transmitir a outras pessoas. Uma das coisas que aprendi é que conhecimento não ocupa espaço”, disse Amarildo.


GP Costa bebendo água no cipó

“O conhecimento da selva é de grande importância para a nossa área portuária, tendo em vista que o nosso porto é rodeado de mata fechada e fazemos rondas constantes por essa área. Por diversas vezes já fizemos incursões atrás de ladrões de cobre, de combustível, assaltantes que por lá se esconderam, além de caçadores de animais silvestres, inclusive com detenções. O curso também aborda técnicas de operações na água, que acabam somando nas nossas atividades da patrulha marítima”, ponderou Costa.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


5 comentários:

  1. Oi eu sou Guarda Portuário lotado na Secretaria Especial de Portos e quero receber informações sobre abertura de novas turmas, e quais os requisitos para participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximo curso sera dias 14-15 e 16 de Julho 2017 contatos com Sgt Valmir Selva 091 981373855 ou Sra 091 989659131 Katia Costa

      Excluir
  2. Bom Dia senhores Guardas Portuários de todo território nacional sou o 1 Sgt Eb Valmir Selva coordenador do CISSE e pra min que sou um dos responsáveis pelo curso na sua organização e principalmente segurança e logistica quero resaltar que os alunos que concluem o curso eles retornam a sua atividade com uma gama de conhecimento que levam para o resto da vida seja ela na profissão ou tbm na vida pessoal quero parabenizar os concludentes e dizer aos candidatos que em Fevereiro teremos a IV edição do curso de sobrevivência na selva onde os senhores são bem vindos tenho absoluta certeza que os GP S. Costa , Amarildo e Gonçalves tem hoje uma noção de como o curso foi gratificante e que os 350$ investido no curso tem um valor muito maior quando se coloca nas 72 horas que passaram na companhia de outros 32 alunos bem como na presenças dos CISSEANOS que hoje com o ultimo turno chegamos a marca de 104 sobreviventes em apenas um ano de curso com apenas 3 edições vcs são os proximos datas 10-11-12 de fevereiro a selva vos espera contato 91981373855 Sgt Valmir selva O GUERRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns guerreiro.
      2º Sgt PM Quilici da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
      Conhecimento nunca ocupará espaço.

      Excluir
  3. próximo curso dias 10-11-12 de fevereiro de 2017

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.