Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

0

GUARDA PORTUÁRIA APREENDE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS




O contêiner onde a droga estava escondida tinha como destino o Porto de Algeciras, na Espanha. Dois elementos foram presos em flagrante

Por volta das 23h45 do último domingo (06) a Guarda Portuária foi acionada para comparecer ao terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP), localizado na Avenida conhecida como “Reta da Alamoa”, em Santos, litoral de São Paulo.
O Centro de Controle e Monitoramento (CCMON) daquele terminal visualizou pelas câmeras, uma movimentação estranha em uma das quadras onde os contêineres ficam armazenados com destino ao embarque, e acionou a Guarda Portuária, lá comparecendo a Coordenadora Dalva e os guardas portuários Braz, Rafael e Nilvandro.
Eles alegaram que estavam verificando um vazamento ocorrido em um contêiner

Em ronda pelo local, a equipe da Guarda Portuária localizou um veículo da empresa Brasbunker, com dois elementos junto a ele. Questionados sobre a presença naquela área, eles alegaram que, a pedido do terminal, estavam verificando um vazamento ocorrido em um contêiner. Com a chegada do representante da BTP no local, a versão foi logo desmentida.
As bolsas contendo a droga foram localizadas dentro de um contêiner com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha

Em busca nas imediações próximas, foi localizado um contêiner com a porta aberta e sem lacre. Junto ao contêiner estava um pé de cabra e o resto do lacre rompido. Ao verificarem o interior do contêiner, os guardas constataram a existência de 8 bolsas de viagem, de cor preta, contendo vários tabletes de um pó branco, com características de ser material entorpecente. No carro da empresa foram localizadas partes danificadas das bolsas utilizadas no transporte da droga.


Um pé-de-cabra foi localizado próximo ao contêiner

Os dois foram identificados como sendo
Laurival Amburst Neto, 27 anos e Carlos Augusto Dantas da Silva, 34 anos. Após a apreensão dos aparelhos celulares dos suspeitos, foi constatada a existência de fotos das bolsas no interior do contêiner, possivelmente para provar ao traficante, o trabalho realizado.
Diante das evidências, os dois elementos receberam ali mesmo a voz de prisão, sendo algemados até a chegada da Policia Federal no local. Após a perícia técnica eles foram conduzidos até a sede da PF onde foram apresentados ao delegado Marcelo João da Silva.
A pesagem foi realizada na sede da Polícia Federal

Posteriormente, após análise, foi constatado ser cocaína, pesando 233 kg e o contêiner onde ela estava escondida teria como destino o Porto de Algeciras, na Espanha.
A autoridade policial ratificou a voz de prisão, sendo ambos autuados por tráfico internacional de drogas, sendo posteriormente encaminhados ao 5º DP, onde permanecem à disposição da Justiça Federal.
O contêiner foi marcado com uma estrela na coluna, abaixo do número 7

A Polícia Federal suspeita do envolvimento de mais pessoas, pois para entrar no terminal todos os veículos são vistoriados minunciosamente, inclusive os da própria Guarda Portuária. Os elementos detidos tinham informações antecipadas do contêiner onde deveria ser inserida a droga, havendo inclusive uma marcação na sua porta.
Segundo foi apurado pelo Portal Segurança Portuária em Foco, cada um receberia a quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sendo que um terço desse valor já havia sido depositado anteriormente na conta de ambos.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                            
                                                                                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.