Páginas

Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

POLÍCIA ENCONTRA 100 KG DE COCAÍNA EM COSTÃO ROCHOSO NA BAÍA DE SANTOS


Pelo local e a forma como a droga estava embalada e condicionada, tudo indica que o destino era os navios atracados ou fundeados no Porto de Santos

Na tarde da quarta-feira (20/3), o Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, apreendeu 100 kg de pasta base de cocaína, perto da praia do Sangava, no Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Os policiais patrulhavam em uma embarcação junto ao costão rochoso na Baía de Santos e desembarcaram na praia do Sangava para realizar uma busca no local com o apoio de cães farejadores do 5° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), quando encontraram, embaixo de pedras, cinco sacos estanques, uma espécie de bolsa com resistência a água e com alta capacidade de vedação. Dentro deles havia 96 tabletes de pasta base de cocaína.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Civil do Guarujá, onde a droga foi apreendida, pesada (somando 105,6 kg) e encaminhada ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.

A Polícia Militar não informou que o patrulhamento e desembarque na praia para realizar uma busca no local foi aleatória, se houve alguma denúncia anônima ou se foi um trabalho de inteligência.

Tráfico Internacional

Segundo o capitão Alexandre Guedes, porta-voz da Polícia Militar, a principal linha de investigação do caso é o uso das drogas para tráfico internacional.

“Pela forma como a droga estava embalada e condicionada, com um material resistente para impedir que fosse molhada, tudo indica que a droga não era para consumo local, e que provavelmente seria transportada para fora do Brasil”, diz Guedes.

O lugar onde a pasta base de cocaína foi encontrada reforça a hipótese. Por estar próxima à praia, ela poderia ser levada por alguma embarcação até o Porto de Santos, onde seria colocada em algum navio internacional, explica o capitão.

Alto Valor

O entorpecente tem alto valor de mercado, já que com um quilo de pasta base, que é o estado mais puro da droga, é possível fabricar mais de dez quilos de cocaína.

A pasta base de cocaína é o substrato que dá origem à cocaína como produto final para consumo. “Na Europa ou em países como a Austrália, ela será refinada e vendida por um alto valor, que vai depender do destino final da droga”, acrescenta Guedes.

Praia de Sangava

A Praia do Sangava tem 170 metros de areia cercada apenas por mar e árvores. Localizada no costão rochoso da baía de Santos, no munícipio de Guarujá.

Praia do Sangava - Foto: Felipe Rau - Estadão

É utilizada como ponto de descanso por instrutores e remadores de caiaque, de stand up paddle ou iates, lanchas e barcos.

Dela é fácil o acesso aos navios atracados no Porto de Santos, como também, os ancorados na área de fundeio.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.