Páginas

Páginas

terça-feira, 26 de março de 2024

PORTO DE SANTOS REALIZOU ESTUDO PARA CONTRATAÇÃO DE DRONES SUBAQUÁTICOS


Em 2023 foi apreendido 1,68 tonelada de cocaína em cascos de navio no Porto de Santos

Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, após avaliar as tecnologias utilizadas no exterior, a APS realizou um “estudo interno para contratação de drones subaquáticos”.

“A China desenvolveu uma tecnologia, já implementada em alguns rios no exterior, que atende às nossas necessidades em termos de realização de fiscalização, monitoramento, batimetria, dragagem. Queremos replicar esta tecnologia”, disse Pomini.

Apreensão de cocaína em cascos de navio

Só no ano passado foi apreenderam 1,68 toneladas de cocaína escondidas em cascos de navios como resultado de operações de fiscalização no Porto de Santos, o maior do hemisfério sul. Esse valor é três vezes maior que os 483 quilos interceptados em 2020, segundo informações exclusivas obtidas pelo Estadão.

A ocorrência repetida desta tática de tráfico de drogas no Brasil, juntamente com outras táticas mais tradicionais, como esconder drogas em contêineres, representa um desafio para as autoridades. Atualmente, as atividades do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) estendem-se além das fronteiras, gerando receitas superiores a mil milhões de dólares anuais.

Guarda Portuária

Atualmente, a Guarda Portuária (GPort) não conta com mergulhadores, enquanto a Marinha do Brasil disponibiliza quatro profissionais em operações de fiscalização para monitorar 24,6 quilômetros do canal navegável. Ou seja, precisaríamos de milhares de mergulhadores para monitorar todo o canal simultaneamente”, afirma Pomini.

A APS quer incluir esta aquisição no pacote tecnológico contratado para auxiliar na entrada e saída dos navios que acessam o Porto de Santos. Segundo Pomini, estão destinados R$ 140 milhões para essa medida no orçamento deste ano. Também foi publicado o edital do concurso  para contratação de 67 novos guardas portuários – atualmente, 350 atuam no porto.

A GPort conta ainda com o apoio de dois drones aéreos, além de 600 câmeras, algumas com sensores de movimento. Essas imagens são compartilhadas em tempo real com outras autoridades atuantes no porto..

Fonte da reportagem original: O Estado de S. Paulo


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.