Páginas

Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2025

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPOU DO COMITÊ REGIONAL DE SEGURANÇA DO BRICS


A coordenação das instituições federais, estaduais, municipais, civis, militares participantes ficou a cargo da Polícia Federal

A Guarda Portuária (GPort) participou do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR), que atuou durante a reunião da cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

A coordenação das instituições federais, estaduais, municipais, civis, militares participantes ficou a cargo da Delegada de Polícia Federal (PF), Penélope Automar.

Ela explicou que as ações de integração e coordenação interagências têm foco nas ações e operações de segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, com foco na mitigação dos efeitos do grande evento na dinâmica da municipalidade e na prevenção de ameaças oriundas do perímetro externo, que possam prejudicar a realização do evento.

Órgãos participantes do CESIR/BRICS:

1. ABIN/DF

2. ABIN/RJ

3. Aeronáutica

4. Águas do Rio

5. ANAC

6. ANATEL

7. CET-Rio

8. Comando Militar do Leste - EB

9. COMAR

10. Comitê Executivo BRICS

11. COR

12. DECEA

13. Estado Maior da FNC / MB

14. Guarda Municipal

15. Guarda Portuária

16. GSI/PR

17. GSI/RJ

18. Marinha do Brasil

19. MRE

20. ONS

21. Polícia Civil/RJ

22. Polícia Federal

23. Polícia Militar/RJ

24. Polícia Rodoviária Federal

25. SENASP

26. SESP/RJ

27. Subsecretaria de Inteligência da PM/RJ

CIC

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é um dos principais marcos da integração das forças de segurança fluminenses. Localizado na Praça Onze, no Centro do Rio, o CICC reúne representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Guarda Municipal; Centro de Operações Rio (COR); e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Equipado com tecnologia de ponta, o prédio abriga 98 telas de LED de 55 polegadas que formam um video wall de 17 metros de largura por 5 metros de altura. Por meio de um sistema de processamento distribuído, o “paredão” transmite imagens de mais de 3 mil câmeras de monitoramento no estado. Em uma sala-cofre de 99 metros quadrados são armazenadas mais de 1,2 mil estações de trabalho virtualizadas que atendem a todo o prédio, além de 250 servidores virtualizados que proveem todos os sistemas, desde de videomonitoramento até gestão do atendimento emergencial das instituições. Todo esse material é armazenado em 400 terabytes, ou seja, com essa capacidade seria possível assistir ininterruptamente 10 anos de imagens.

Brics

O Brics é formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. É um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico. O agrupamento começou em 2009, com quatro países sob o nome Bric, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China. Em 14 de abril de 2011 o grupo foi acrescido da África do Sul e ganhou um S na sigla.

Em 1º de janeiro de 2024, o grupo cresceu com a entrada do Egito, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Etiópia e Irã, com membros plenos. Em 6 de janeiro de 2025, a Indonésia também entrou no grupo como membro pleno.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.