A carga chegou ao terminal, quatro dias depois da data
prevista, com níveis muito abaixo do esperado, além de uma quantidade
significativa de areia
A 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Deic - Departamento Estadual de Investigações Criminais em Santos, no litoral de São Paulo, está investigando o desvio de uma carga de farelo de soja que chegou ao Terminal Exportador de Santos (TES), no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
Segundo a Polícia
Civil, a carga embarcada no dia 13 de outubro em Primavera do Leste (MT), de mais
de 37 toneladas de farelo de soja com alto teor de proteína – padrão exigido
para exportação deveria ter chegado ao terminal portuário no dia 15. 
No entanto, a carga
chegou ao terminal, quatro dias depois da data prevista, com níveis muito
abaixo do esperado, além de uma quantidade significativa de areia.
A empresa
responsável pela carga, ao identificar a discrepância, acionou imediatamente a
Polícia Civil. Durante diligências no terminal, os policiais civis apreenderam
o caminhão, a carga e objetos encontrados na cabine que podem ajudar a
esclarecer o caso. O motorista, de 31 anos, que conduzia o veículo é suspeito
de participação na fraude, já que não apresentou justificativa para o atraso na
entrega.
De acordo com a
autoridade policial, há indícios de que parte da carga original tenha sido
substituída por material de menor valor, com o objetivo de manter o peso e o
volume e evitar suspeitas durante o trajeto. A prática pode configurar furto
qualificado e representa prejuízo milionário para o setor logístico e
comercial.
O caso está em
investigação e a Polícia Civil destaca que segue empenhada na identificação dos
responsáveis e na apuração completa dos fatos.
A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.