Páginas

Páginas

sábado, 2 de maio de 2026

INCÊNDIO ATINGE GUINDASTE EM TERMINAL DO PORTO DE ITAJAÍ


O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para evitar que o fogo se espalhasse para as pilhas de contêineres próximas

Na noite do último sábado (25), por volta das 20h, um incêndio de grandes proporções atingiu um guindaste nno Terminal da JBS Terminais, localizado no Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

O fogo consumiu um guindaste do tipo MHC (Mobile Harbour Crane). As chamas, alimentadas por fluidos hidráulicos e pneus, geraram uma densa fumaça preta visível de diversos pontos da cidade.

O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para evitar que o fogo se espalhasse para as pilhas de contêineres próximas.

Em nota oficial, a Superintendência do Porto de Itajaí confirmou a ocorrência e informou que as equipes de emergência atuaram prontamente para isolar a área. Segundo a autoridade portuária, não houve vítimas e as causas do incidente serão apuradas por meio de perícia técnica nos próximos dias, reforçando que o porto segue atento à segurança de suas operações.

Incêndio no mesmo equipamento

Em um intervalo de menos de 24 horas, dois incêndios de grandes proporções destruíram guindastes. Na manhã da última sexta-feira (24) um incêndio ocorreu durante a operação de descarga de fertilizantes de um navio atracado no Porto do Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.

Embora os incidentes tenham ocorrido em terminais distintos à similaridade dos casos levanta debates sobre a exaustão de equipamentos e o rigor dos protocolos de manutenção preventiva diante da alta demanda logística de 2026.

Especialistas apontam que incêndios em guindastes MHC geralmente estão ligados a vazamentos de óleo hidráulico sob alta pressão ou falhas elétricas em sistemas de controle.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.