tag:blogger.com,1999:blog-5526752031959675383.post6051248786142655983..comments2024-03-08T10:51:43.436-03:00Comments on SEGURANÇA PORTUÁRIA EM FOCO: TRABALHADORES PORTUÁRIOS PROTESTAM CONTRA A EXPANSÃO DE PORTOS PRIVADOSSegurança Portuária Em focohttp://www.blogger.com/profile/05689627617153363929noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5526752031959675383.post-44921271498834172382015-10-21T11:05:31.275-02:002015-10-21T11:05:31.275-02:00VERDADE.
REFORMAM COM DINHEIRO PÚBLICO PARA DEPOIS...VERDADE.<br />REFORMAM COM DINHEIRO PÚBLICO PARA DEPOIS ENTREGAR PRA INICIATIVA PRIVADA.<br /><br />CILENO BORGESAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5526752031959675383.post-82955077319629237792015-10-21T06:54:30.564-02:002015-10-21T06:54:30.564-02:00E TUDO FOI PREMEDITADO E PLANEJADO , . OS BERÇOS Q...E TUDO FOI PREMEDITADO E PLANEJADO , . OS BERÇOS QUE AGORA QUEREM <br />ENTREGAR FORAM TODOS REFORMADOS , COM DINHEIRO PUBLICO LOGICAMENTE, PARA <br />AGORA DAR DE BANDEIJA. VERDADEIRA BANDALHEIRA. TROÇO NOJENTO MESMO.<br /><br />GP ALEXANDRE - ESAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5526752031959675383.post-56909979463672255862015-10-20T20:13:20.585-02:002015-10-20T20:13:20.585-02:00Para que as companhias de docas de todo o Brasil d...Para que as companhias de docas de todo o Brasil deixem de ser apenas autoridades portuárias que arrecadam tarifas pelo uso do porto, a legislação portuária nacional tem que mudar. É uma discussão que pode ser feita no Congresso Nacional. Mas eu, particularmente, discordo de tal opção. A minha opinião é que todos os portos brasileiros sejam concedidos à iniciativa privada para explorar, como está sendo feito pelos aeroportos.<br />Mas o pensamento nacional a respeito não é o de aumentar atribuições das autoridades portuárias e sim concedê-las à iniciativa privada.<br />As companhias de docas do Brasil, não conseguiram, não conseguem, e não conseguirão responder à competitividade com a estrutura e o modelo atual: ou mudam ou serão engolidas com a perda de competitividade. E o governo tanto sabe disso que começa a operar para tirar delas o monopólio logístico, com o modelo de concessões e arrendamentos.<br />A República já tomou a sua posição: diante da dificuldade em privatizar as companhias de docas, mais por questões ideológicas do que por razões logísticas, o governo resolveu colocou em prática as concessões de áreas concorrentes, o que, ou forçará as companhias de docas a se reinventarem, modernizando-se e mudando as suas estruturas internas, ou vão perder competitividade para os concessionários, que chegarão com uma sinergia no mercado nacional e internacional que as companhias de docas nunca se preocuparam em buscar, porque sempre olharam para o próprio umbigo.<br />O superávit da CDP, e de outras companhias de docas nunca foi, não é, e nunca será o suficiente para responder aos desafios de ampliação da oferta dos seus respectivos arcos. Santarém, por exemplo, precisa dobrar a sua capacidade de operação e o superávit da CDP, durante 10 anos, não é o suficiente para custear isso. Ser superavitário não significa ser viável logisticamente. <br />a CDP, de fato, precisa ser discutida pelos seus funcionários, que talvez não estejam vendo a mudança dos tempos.<br />O problema está no modelo de gestão e não creio que esse modelo possa sofrer a radical mudança necessária nas mãos do governo, a não ser que o governo mudasse a legislação e profissionalizasse as administrações das companhias de docas, como ocorre nos EUA e Europa, tornando-as autônomas, sem a exagerada camada de competências que há hoje, ou seja, ela deveriam, mesmo sendo públicas, serem dotadas de modelo empresarial privado, sem ingerência de governos e obedecendo, inclusive, as normas das companhias de capital aberto. <br />O Brasil não está preparado para investir o que a logística exige. Ou mudamos o modelo, abrimos os portos, rodovias e aeroportos à iniciativa privada ou perdemos o século XXI.<br />Ainda, mudar o modelo não significa que os trabalhadores portuários perderão seus postos, pois eles são absolutamente necessários na estrutura. A concessão dos aeroportos, por exemplo, não resultou em demissões, ao contrário, em admissões devido aos investimentos.<br />http://pjpontes.blogspot.com.br/<br /><br />CILENO BORGESAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5526752031959675383.post-11283321206339670222015-10-20T13:39:56.074-02:002015-10-20T13:39:56.074-02:00NA VISÃO DOS TRABALHADORES VINCULADOS ÀS AUTORIDAD...NA VISÃO DOS TRABALHADORES VINCULADOS ÀS AUTORIDADES PORTUÁRIAS/PORTOS PÚBLICOS, REPRESENTADAS PELA CIAS. DOCAS, A PRIVATIZAÇÃO, LEILÃO, ARRENDAMENTO, ALUGUEL, EXPANSÃO, ETC, NUNCA FOI SINÔNIMO DE EFICIÊNCIA, PELO CONTRÁRIO, ESTA É SIM SINÔNIMO DE EXPLORAÇÃO DE TRABALHADOR, PERDAS DE POSTOS DE TRABALHO, PRECARIZAÇÃO DO SERVIÇO E SUBUTILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA EFETIVA DAS CIAS. DE DOCAS.<br />CONSIDERANDO TODA HISTÓRIA DOS PORTOS PÚBLICOS, A INJUSTIFICÁVEL IDEIA DE PRIVATIZAÇÃO<br />NÃO CUSTA LEMBRAR QUE HÁ PORTOS PÚBLICOS SUPERAVITÁRIOS E QUE ESTÃO INCLUÍDOS NO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS,COMO OS DO PARÁ E SANTOS, ESTE O PORTO COM MAIOR MOVIMENTAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. <br />O QUE AS ATUAIS DIRETORIAS DAS CIAS. DOCAS TEM QUE SE PREOCUPAR É LUTAR PARA RETOMADA DA CARGA PARA OS PORTOS E CUMPRIR COM AS DIRETRIZES DA NOVA GESTÃO MODERNIZADA, ALIÁS, PROPOSTA IMPLANTADA PELO GOVERNO FEDERAL.<br />E PORQUE NÃO OUVIR SEUS EMPREGADOS SOBRE QUE SUGESTÕES ESTES TÊM A APRESENTAR SOBRE AS VIABILIDADES QUE AINDA EXISTEM PARA OS PORTOS PUBLICOS, QUE MESMO NAS CONDIÇÕES ATUAIS, AINDA RESPONSÁVEIS PELA GERAÇÃO DE MILHARES DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS LIGADOS À ATIVIDADE PORTUÁRIA.<br />OUTRO PONTO, DEVERIAM SE PREOCUPAR EM CRIAR MECANISMOS MODERNOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES, COMO O QUE OCORREU NO PVC (NAVIO AFUNDOU COM 5.000 BOIS), SE ESTRUTURANDO PARA TANTO, POIS, NA PRÁTICA, É SOBRE AS CIAS. DOCAS QUE, NESSAS HORAS, RECAI AS MAIORES COBRANÇAS E RESPONSABILIZAÇÕES.<br />O SISTEMA PORTUÁRIO NACIONAL É ESTRATÉGICO, ÁREA DE FRONTEIRA E SEGURANÇA NACIONAIS, NÃO PODEMOS DEIXA-LO 100% NAS MÃOS DA INICIATIVA PRIVADA, POIS O GOVERNO FEDERAL JÁ LIBEROU ESPAÇO SUFICIENTE PARA AS TUPS EXPLORAREM A MERCADORIA MOVIMENTADA DO PAÍS, E SÃO CERCA DE 100 TUPS PARA SOMENTE 36 EMPRESAS DE DOCAS.<br /><br />Cileno Borges<br />Anonymousnoreply@blogger.com