Páginas

Páginas

domingo, 18 de maio de 2025

VELEIROS DO TRÁFICO: VEJA COMO ATUAVA QUADRILHA QUE LEVAVA COCAÍNA PARA O EXTERIOR


Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, mostra detalhes da operação Narco Vela, da Polícia Federal  

A Polícia Federal (PF) prendeu, na Operação Narco Vela, 26 pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que levava cocaína para a África e a Europa.

Segundo as investigações, os criminosos cruzavam o Oceano Atlântico em pequenas embarcações carregadas com toneladas da droga. A operação teve início após a delação de um dos marinheiros integrantes do grupo.    

Da Antártica ao tráfico

Flávio Fontes, que já trabalhou com o navegador Amyr Klink entre 2003 e 2012, virou alvo das autoridades após ser pego pela Marinha Americana com três toneladas de cocaína no litoral Africano. Em 2005, ele apareceu no documentário “O Continente Gelado”, como integrante da tripulação do Veleiro Parati 2, durante uma viagem à Geórgia do Sul, um território britânico próximo à Antártica.

Em 2021, Flávio aceitou a proposta de usar o conhecimento técnico que tinha para transportar drogas para o exterior em troca de R$ 1 milhão.

Flávio Fontes - Velejador brasileiro - Foto: Reprodução TV Globo

Um experiente velejador brasileiro, por um milhão de reais, aceita entrar para uma quadrilha.

Primeira travessia

Em junho de 2022, Flávio partiu de Ilhabela a bordo do veleiro "Vela 1", ainda sem carga. Já em alto-mar, em águas internacionais, duas embarcações se aproximaram para transferir a droga e um telefone via satélite.

Durante a viagem, Flávio manteve contato com o contratante, que fornecia as coordenadas da entrega.

"Já estamos aqui no local combinado, esperando os amigos para fazerem a coleta", disse Flávio em um vídeo.

A encomenda chegou ao destino 36 dias depois. Após a entrega, a droga foi apreendida pela polícia espanhola nas Ilhas Canárias. Flávio escapou por pouco.

Droga apreendida pela polícia espanhola nas Ilhas Canárias - Foto: Reprodução TV Globo

Segunda tentativa e prisão

Em fevereiro de 2023, Flávio tentou uma segunda viagem, desta vez no Veleiro Lobo IV, também carregado com três toneladas de droga. A embarcação foi interceptada pela Marinha dos Estados Unidos. Toda a carga foi apreendida, e o veleiro, destruído. Preso, o marinheiro delatou o esquema.

Flávio está detido em um presídio na Flórida, nos EUA, e teve a pena reduzida após colaborar com as investigações. Ele também não tem mais advogado e a família não quis se manifestar.

Investigações

Segundo a Polícia Federal, a principal organização atuante do esquema era baseada na região de Santos (SP), onde a droga era armazenada e preparada para o transporte marítimo.

Leandro Cordasso, advogado de Limeira (SP), é apontado como o contratante de Flávio. De acordo com a PF, ele era responsável por repassar as coordenadas para a entrega da droga. Uma análise dos telefonemas via satélites revelou 179 contatos entre Leandro e Flávio entre as duas viagens pelo Antártico.

Em depoimento, Flávio também diz que Leandro fez o pagamento pela travessia três vezes, com depósitos em contas de parentes e amigos.

SAIBA MAIS: PF DEFLAGRA OPERAÇÃO COMTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS COM O USO DE BARCOS E VELEIROS

Outro nome apontado como peça-chave do grupo é Marco Aurélio de Souza, o “Lelinho”. Segundo a polícia, ele comandava a logística das viagens, mantinha embarcações e controlava empresas de fachada ligadas à operação.

Marco Aurélio de Souza - "Lelinho" e Leandro Cordasso - Foto: Reprodução TV Globo

A polícia suspeita que Leandro e “Lelinho” tenham ligação com integrantes do PCC. Eles foram presos na operação.

A defesa de Marco Aurélio, o Lelinho, nega envolvimento dele com o tráfico e com o PCC.

LEIA TAMBÉM: TRAFICANTES LIGADOS AO PCC CRIARAM ROTA PARA EXPORTAR DROGA PELO PARÁ

O Fantástico não conseguiu contato com a defesa de Leandro.

Outro nome apontado na investigação é o do contador Rodrigo Morgado. Segundo a polícia, ele dava apoio financeiro e também logístico ao grupo criminoso. Em nota, o contato afirmou que está à disposição para demonstrar a origem lícita dos seus recursos.

Rodrigo Morgado - Contador - Foto: Reprodução TV Globo

Veja a reportagem completa no vídeo do programa clicando aqui.

Fonte: G1/Globo/Fantástico



* Esclarecemos que a a publicação é de inteira responsabilidade do autor e e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.