Páginas

Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO ROTA MARÍTIMA CONTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS


Ação visa desarticular organização criminosa responsável por logística de tráfico internacional de drogas pelo litoral maranhense

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última segunda-feira, 9/2, a Operação Rota Marítima, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa (Orcrim) investigada por atuar no tráfico internacional de entorpecentes a partir do litoral maranhense.

As investigações apontaram a existência de um grupo estruturado e com divisão de tarefas, responsável pela logística de recebimento, de ocultação, de transporte e de envio de carregamentos de drogas ao exterior, mediante rotas marítimas.

Na ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão nas cidades de São Luís (MA) e de São Paulo (SP), expedidos pela Justiça Federal, no Maranhão.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, de associação para o tráfico e de organização criminosa.

Nova Fase

Na terça-feira (10/2) e na quarta-feira (11/2), ocorreu mais uma fase da Operação Rota Marítima, dando continuidade às ações voltadas ao enfrentamento de ORCRIM investigada por atuar no tráfico internacional de entorpecentes a partir do litoral maranhense.

Na quinta-feira (12), foram cumpridos, em São Luís/MA, quatro mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal no Maranhão, com o objetivo de aprofundar a coleta de provas, interromper as atividades criminosas e responsabilizar os envolvidos.

Entre os presos, estão dois policiais militares do Estado do Maranhão, valendo-se da função pública para favorecer as atividades ilícitas do grupo criminoso.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos simulacros de arma de fogo, além das armas funcionais pertencentes aos policiais militares, as quais serão submetidas aos procedimentos legais cabíveis.

A investigação aponta que o grupo criminoso possuía estrutura organizada e divisão de tarefas, atuando na recepção, na ocultação, no transporte e na remessa de carregamentos de drogas ao exterior, especialmente por meio de rotas marítimas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.