Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 15 de abril de 2019

0

ENCONTRO REÚNE EX-GUARDAS PORTUÁRIOS DO PORTO DE SANTOS



Fatos antigos foram lembrados por quem fez história no Porto de Santos
Na última sexta-feira (12) ex-guardas portuários do Porto de Santos se reuniram no ginásio de esportes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).
A churrascada, organizada pelo guarda portuário José Carlos Evangelista, reuniu cerca de 70 (setenta) ex-integrantes da categoria, com 50, 60, 70 e alguns até com até mais de 80 anos de idade. Estiveram presentes guardas portuários, rondantes, inspetores e gerentes, alguns ainda na ativa e outros já aposentados.

O evento proporcionou o reencontro de vários companheiros, alguns deixaram a companhia a cerca de 30 (trinta) anos. Fatos antigos foram lembrados por quem fez história no Porto de Santos.
Histórias
Quem esteve presente pôde ouvir o rondante Waldemar “Tiroteio”, recordar a rivalidade da Guarda Portuária com a Polícia Marítima, órgão do estado que atuava dentro do porto. Pôde também ouvir as histórias do guarda portuário Jaime “Terror”, relembrando o tempo em que a Guarda Portuária trabalhava sem a tecnologia do controle de acesso existente atualmente. “o guarda portuário ficava de pé, ao lado do portão de entrada de veículos, e identificava dezenas de trabalhadores que acessavam o cais, e sabia tudo o que acontecia a bordo dos navios”, disse ele.
O inspetor Alaor relembrou os tempos do Grupo de Operações Especiais – GOE, quando na maior troca de tiros da história do porto, dois elementos foram mortos no Navio Isomeria, em 9 de janeiro de 1998.
Som
O Encontro foi abrilhantado pelo grupo de pagode “Serginho Zimbauê e banda”, que conta com a participação do ex-guarda portuário Ariones . Nos intervalos alguns se arriscaram no Karaokê.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.