Postagem em destaque

CONPORTOS ANUNCIA A DATA DA 17ª EDIÇÃO DO CURSO ESPECIAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA – CESSP

O período de inscrição será de 17 de julho a 21 de agosto de 2017 Na última quarta-feira (12) a Comissão Nacional de Segurança Públi...

QUEM SOMOS

O conteúdo deste Portal de Segurança é realizado com colaboradores de todo o Brasil, integrantes da Guarda Portuária, da Polícia Federal, da Receita Federal, de Instalações Portuárias, das Companhias Docas, da Comunidade Portuária, além de vários seguidores e simpatizantes.

Esses colaboradores assinam artigos, enviam links de notícias, passam informações e sugerem pautas. Temos colaboradores em vários portos brasileiros, principalmente nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Pará,Vitória, Salvador, Recife, Rio Grande, Florianópolis, Laguna, Imbituba e Porto Alegre.

O administrador desta rede de colaboradores é  PFSO – Port Facility Security Officer - Funcionário de Proteção das Instalações Portuárias, na sigla em inglês, Carlos Roberto Carvalhal,

Com formação superior em Ciências Contábeis, Carlos Carvalhal conta com vasta experiência na área de segurança portuária. Funcionário de carreira da Guarda Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo, onde foi admitido como guarda portuário em 03/02/1987. Atuou em todos os postos do porto, além de atuar na equipe do Patrulhamento Marítimo e na guarnição do 1º GOE – Grupo de Operações Especiais, que atuou no porto entre 1999 e 2000, estando presente inclusive no caso do Navio Isomeria. Posteriormente foi promovido a Rondante e em seguida a Inspetor I, após ser o primeiro colocado no Curso de Formação de Inspetores. Foi inspetor II substituto por cerca de seis anos, sendo finalmente efetivado no cargo em 2012, após parecer do Departamento Jurídico da Codesp de que não existe substituto para cargo vago.


Conta ainda com vários cursos na área de segurança portuária:

•Counter – Narcotics Maritime Law Enforcemente Course (TREASURY CUSTOMS SERVICE – U.S).

•Counter – Narcotics Maritime Law Enforcemente Training (UNITED STATES COAST GUARD)

•Introdução ao ISPS-Code (DPC / FEMAR)

•Táticas e Técnicas de Segurança Portuária (SECURE TECH TRAINING SERVICE-STS)

•Auditoria em Instalações Portuárias (MD – CONSULTORIA, AUDITORIA E CAPACITAÇÃO LTDA.)

•Gestão de Projetos nas Áreas Marítimas e Portuárias (DPC / FEMAR)

•Repressão ao Furto e Roubo de Carga (ACADEPOL – POLÍCIA CIVIL)

•Identificação Veicular (CODESP – PERITO CRIMINAL NELSON APARECIDO RIBEIRO)

•Técnicas Auto Defensivas (NPO RECURSOS HUMANOS)

Na área sindical foi diretor da Associação Beneficente da Guarda Portuária, que representava a categoria quando os guardas portuários não podiam ser sindicalizados, foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária – Sindaport e presidente da Coordenação Nacional da Guarda Portuária, na luta pelo projeto do ex-senador Nelson Carneiro na propositura da implantação da Polícia Portuária.

Hoje além de manter este Portal, é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, parecerista da Revista Brasileira de Segurança Pública (RBSP), articulista da Revista Segurança e Cia., instrutor e palestrante tendo como tema ISPS-Code e Segurança Portuária.

LEGISLAÇÕES