Postagem em destaque

CESPORTOS REALIZA AUDITORIA DE SEGURANÇA NO PORTO DE SALVADOR

Verificação de conformidade com normas nacionais e internacionais foi concluída pela Comissão de Segurança Portuária (CESPORTOS/BA) A Comi...

segunda-feira, 28 de julho de 2025

0

SIMULADO DE RESGATE DE TRABALHADOR A BORDO É REALIZADO NO PORTO DE SANTOS


O exercício exigiu técnicas de resgate vertical, que foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Na última quarta-feira (23) a Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai/SP), que tem os trabalhos coordenados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em parceria com o Plano de Ajuda Mútua (PAM) e Autoridade Portuária de Santos (APS), realizou um simulado crítico de resgate, no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

Exercício                  

O exercício, realizado no terminal multipropósito da DP World, localizado na Ilha Barnabé na margem esquerda do Porto de Santos, simulou o resgate de um trabalhador acidentado e sem mobilidade, representado por boneco de 80 kg, do porão de um navio durante a operação de embarque de celulose.

O exercício exigiu técnicas de resgate vertical, que foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O acesso à embarcação foi pelo mar e, em seguida, utilizando a escada de portaló do próprio navio. 

Após o resgate, a “vítima” foi transferida para a embarcação dos bombeiros, transportada até o centro de Santos e encaminhada, por ambulância, à rede hospitalar.

Destaque na ação:

  • Coordenação institucional: Um esforço monumental de alinhamento entre 9 entidades, especialmente em um navio operacional de bandeira estrangeira.
  • Preparação integrada: Testamos protocolos de emergência em ambiente real, essencial para respostas ágeis.
  • Dificuldade elevada: A imobilidade da "vítima" e a logística do porão exigiram precisão de todas as equipes.

A operação envolveu:

1. Resgate pelo Corpo de Bombeiros via embarcação e portaló.

2. Transporte marítimo até Santos.

3. Remoção hospitalar por ambulância.

“O simulado testou e aprimorou a resposta integrada em emergências no ambiente portuário. O treinamento possui alto grau de complexidade, pois se trata de uma ação em navio operacional de bandeira estrangeira. Para realizar o exercício, foi necessário um esforço enorme de alinhamento”, destacou Daniel Alves, assessor técnico da gerência da Antaq em Santos.

Simulado de Mesa

Um simulado de mesa, realizado em 07 de julho, no Centro de Treinamento, representou uma etapa crucial para a validação dos protocolos de emergência e para o aprimoramento da coordenação interagencial.

Participaram do simulado:

ANTAQ

6º Grupamento de Bombeiros

Grupamento Marítimo

Autoridade Portuária de Santos e São Sebastião

Defesa Civil de Santos

Guarda Portuária (Gport)

Marinha do Brasil

PAM – Plano de auxílio Mútuo do Porto de Santos

OGMO Santos

Terminal DP Word

Representantes de diversos terminais do complexo portuário



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Continue lendo ►

domingo, 27 de julho de 2025

0

URÂNIO ENRIQUECIDO É DESEMBARCADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO


Material para confecção de elementos combustíveis para recarga de Angra 2 foi transportado sob escolta, para a Fábrica de Combustível Nuclear

Na última terça-feira (22) foi recebido no Porto do Rio de Janeiro e transportado sob escolta, para a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, 388 varetas de U-Gadolínio, com pastilhas enriquecidas a 2,90% e 4,25% de U-235, para confecção de elementos combustíveis para a 21ª Recarga de Angra 2, oriundas de Rotterdan na Holanda.

A descarga das varetas, fabricado na empresa Framatome, na Alemanha, acondicionadas em um contêiner, foi acompanhado pela INB - A Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Transporte

O transporte foi realizado inteiramente pela INB, seguindo à risca os protocolos estabelecidos nos planos previamente aprovados pelos órgãos reguladores e de fiscalização, com foco na proteção da carga, da população e do meio ambiente.

SIPRON

A complexidade da operação demandou articulação entre diversas instituições de segurança e defesa, sob a coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR). Também participaram da ação a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Ministério da Defesa (MD), a Guarda Portuária (GPort) e o Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenagen), entre outros órgãos.

Varetas - Urânio enriquecido e Gadolínio

As varetas transportadas são compostas por urânio enriquecido e gadolínio, um elemento absorvedor de nêutrons fundamental para o controle da reação de fissão nuclear dentro dos reatores.

Utilização

As varetas de gadolínio são utilizadas solução técnica para gerenciar a reatividade inicial dos reatores, promover a queima progressiva dos elementos e melhorar a distribuição da potência ao longo do núcleo, das usinas de Angra 1 e Angra 2, da Eletronuclear. Além disso, a presença do gadolínio nos combustíveis permite o prolongamento da vida útil dos elementos, favorecendo o desempenho energético das unidades geradoras.

Recarga

A recarga é uma etapa planejada e fundamental para o funcionamento das usinas nucleares. Em Angra 2, o processo ocorre a cada 14 meses, quando aproximadamente um terço dos elementos combustíveis do reator é substituído. Cada elemento permanece em operação por três ciclos, assegurando eficiência energética, segurança nas operações e continuidade na geração de energia limpa e estável.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Continue lendo ►

LEGISLAÇÕES