Postagem em destaque

GUARDA COSTEIRA DOS EUA VISITA PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Responsáveis pelo Programa Internacional de Segurança Portuária do Departamento de Segurança Nacional dos EUA foram conhecer novo sistema de...

sexta-feira, 14 de julho de 2023

0

PORTO DE PARANAGUÁ REALIZA NOVO SIMULADO DE RESGATE DE TRABALHADOR

 

O exercício colocou em prática o protocolo de atendimento e testou o desempenho de todos os setores envolvidos no atendimento a emergências

A empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina mais um exercício simulado de resgate no mar, coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA). O exercício colocou em prática o protocolo de atendimento e testou o desempenho de os todos setores envolvidos no atendimento a emergências no cais do Porto de Paranaguá.

Além da equipe ambiental, o treinamento envolveu o agente marítimo, a empresa de apoio portuário Palangana, a tripulação do navio Westport Eagle, a Guarda Portuária (GPort), o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO), responsável pela ambulância, e as duas empresas contratadas pela Autoridade Portuária para assessoria técnica ambiental e de segurança no trabalho.

Segundo o coordenador de Fiscalização e Controle de Emergências, Rafael Salles Cabreira, os resultados obtidos durante o simulado são analisados pela equipe técnica do Grupo de Trabalho do Programa de Gerenciamento de Riscos da empresa pública (GT-PGR), criado em 2020 pela portaria nº092, e podem originar novos protocolos. “Já fizemos quatro ou cinco simulados. O da semana passada foi o de atendimento mais rápido. Em cinco minutos estávamos com embarcação e ambulância no costado”, afirmou.

Exercícios como esse e seu estudo posterior são fundamentais para a garantia da segurança do trabalhador e preservação do meio ambiente. “Sem treinamento, a gente se depara com o despreparo diante de uma situação real. Serve para que saibamos o que podemos melhorar, que recursos podemos adquirir a mais para estarmos sempre evoluindo”, disse.

O exercício começou às 10h. O cenário foi no convés do navio Westport Eagle, atracado no berço 214 do Porto de Paranaguá, de onde um boneco de 1,80m de altura e 80 kg foi lançado ao mar, simulando um trabalhador que teria caído da embarcação.

Segundo o coordenador da DMA, em uma situação real, a primeira coisa a fazer diante dessa situação é buscar e lançar a boia salva-vidas mais próxima. Imediatamente, a Guarda Portuária deve ser comunicada pelo telefone de emergência (41) 3420-1305. É a GPort que inicia o fluxo de comunicação para o atendimento, solicitando todo o demais apoio necessário para o atendimento, dependendo da ocorrência (Ambulância, Corpo de Bombeiros, equipe de prontidão para atendimento de emergências – Albriggs, etc).



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES