Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 8 de agosto de 2023

0

PORTO DO RIO REALIZA EXERCÍCIOS SIMULADOS DO PLANO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA

 

O objetivo desses exercícios foi treinar as equipes da Guarda Portuária (GPort)

A empresa pública PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos públicos do estado do Rio de Janeiro realizou, nos dias 25 e 26 de julho, exercícios simulados conforme o cronograma anual do Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto do Rio de Janeiro.

O objetivo desses exercícios foi treinar as equipes das Superintendências da Guarda Portuária (SUPGUA), de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói (SUPRIO), de Sustentabilidade do Negócio (SUPSUN) e de Engenharia (SUPENG), além de aprimorar a interação entre as diversas áreas para um melhor atendimento em emergências.

No primeiro dia, foi explorado o cenário de segurança patrimonial do PCE. A situação simulada foi a atuação para atos suspeitos, com abordagem de pessoas suspeitas e plano de evacuação da área.

Já no segundo dia, foi explorado o cenário de incêndio. Neste caso, a situação simulada envolveu emergência elétrica no gerador de energia do prédio da GPort no Porto do Rio de Janeiro.

Durante os exercícios simulados, foram avaliados o fluxo de comunicação e as ações dos envolvidos, visando otimizar o tempo de resposta às emergências, de acordo com o previsto no PCE, que é coordenado pela SUPSUN e pela Gerência de Riscos de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GERIQS).

Para atingir os objetivos, foram utilizados instrumentos, equipamentos e pessoal necessários à realização dos simulados, tais como: Sala de crise multidisciplinar no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP); Telecomunicações; Inteligência; Equipes da SUPRIO, SUPGUA, SUPSUN e SUPENG em campo; Brigada de Incêndio do Porto do Rio de Janeiro; Extintores e mangueira de incêndio; Câmeras de monitoramento; e Coordenação.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES