Postagem em destaque

GUARDA COSTEIRA DOS EUA VISITA PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Responsáveis pelo Programa Internacional de Segurança Portuária do Departamento de Segurança Nacional dos EUA foram conhecer novo sistema de...

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

0

RESTAURAÇÃO DO EDIFÍCIO-SEDE DA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL EM SANTOS É CONCLUÍDA


Restauração demonstra a preocupação da Instituição com a sua história e a da cidade de Santos

A Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB), em Santos, concluiu a obra de restauração de seu edifício-sede, que incluiu intervenções nas fachadas, telhado e calçadas, entre outras.

A entrega da obra e o resultado alcançado deixam clara a preocupação da Instituição com a sua história e a da cidade de Santos e recolocam o imponente edifício aduaneiro entre as principais atrações do Centro Histórico de Santos.

O planejamento para realização da obra começou em 2017, tendo sido o Projeto Básico contratado em 2018, durante a gestão do auditor-fiscal Cleiton Alves dos Santos João Simões à frente da Unidade entre os anos de 2012 e 2020.

A restauração do prédio histórico era uma necessidade e constou de seu Projeto de Gestão em 2015, incluindo, ainda, as devidas adaptações às necessidades de uma Aduana tecnológica, inovadora e essencial ao progresso do país.

No dia 30 de junho de 2020, assumiu o novo delegado da Alfândega de Santos, auditor-fiscal Richard Fernando Amoedo Neubarth, que deu continuidade às obras de restauração com a realização do certame licitatório.

Desafios

A obra passou por dois momentos desafiadores. O primeiro deles foi quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a Covid-19 como uma pandemia. Isso ocorreu no dia 11 de março de 2020 e perdurou até 5 de maio de 2023, quando foi decretado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

O outro problema enfrentado foi a Rescisão Unilateral por Inexecução Contratual em 2023 da empresa vencedora do certame, o que obrigou a contratação da segunda colocada para a retomada das obras.

Retomada das obras

A nova empresa iniciou o processo de restauro no dia 3 de junho de 2024 e foi responsável pelo adiamento da data de inauguração do novo Museu da Alfândega de Santos (Malf), anteriormente prevista para o mês de abril de 2024. A razão dessa decisão foi para que não ocorressem danos às instalações e aos equipamentos durante a reforma do local.

O projeto de restauração consistiu na lavagem das fachadas do edifício, recomposição das áreas danificadas, nivelamento das superfícies, pintura, restauração das esquadrias em madeira, portões e grades de ferro, impermeabilização das lajes, reforma do telhado e restauração das calçadas com desenhos em mosaico formados por pedras portuguesas.

A pintura das fachadas do edifício-sede da Alfândega de Santos, inaugurado em 1934 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), trouxe uma série de desafios à execução da obra. A aplicação de uma tinta sílico-mineral, recomendada por sua durabilidade, capacidade de permitir a transpiração das paredes e compatibilidade com substratos minerais precisou ser reformulada em função das condições climáticas de Santos, cidade com alta umidade do ar e frequente incidência de chuvas.

Inauguração do Malf e fase final das obras

Assim, no dia 28 de novembro de 2024 foi inaugurado o novo Museu da Alfândega de Santos (Malf), em comemoração ao mês de aniversário dos 90 anos do edifício-sede da Unidade, transformando-se rapidamente em um importante instrumento de divulgação do trabalho realizado pela Receita Federal no Porto de Santos e em todo o País.

Já em 2025, os trabalhos de restauração da fachada do prédio da Alfândega de Santos entraram em sua fase final. O Malf, idealizado com o propósito de promover a interação entre a sociedade e a Receita Federal, passou a receber visitas dentro do programa “Conheça Nossa Aduana”.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES