Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

0

POLÍCIA FEDERAL E PORTO DE SUAPE FIRMAM ACORDO PARA REFORÇAR A SEGURANÇA MARÍTIMA


Acordo prevê intercâmbio de informações, além de uso compartilhado de infraestrutura e recursos logísticos

A Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Pernambuco e o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape firmaram, nesta semana, o Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2025, voltado ao fortalecimento das ações de segurança pública na área portuária e nas vias navegáveis do Estado.

A cooperação formalizada pela primeira vez entre a PF com um órgão portuário, representa uma parceria inovadora e estratégica no combate a crimes cometidos na zona portuária.

O acordo, publicado na quarta-feira (15), estabelece uma parceria estratégica entre os dois órgãos para a implementação de procedimentos de policiamento ostensivo pela unidade de polícia marítima da Polícia Federal, com foco na prevenção e repressão de crimes de sua competência, como tráfico de drogas, contrabando, crimes ambientais e ilícitos transnacionais.

Porto de Suape - Foto: Rafael Medeitros

Intercâmbio de Informações

A parceria prevê o intercâmbio de informações, uso compartilhado de infraestrutura e recursos logísticos, além da realização de operações conjuntas, tanto de caráter operacional quanto de inteligência direcionadas ao combate de ilícitos como tráfico de drogas, contrabando, crimes abientais e atividades transnacionais.

Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho, que integra o acordo, define claramente os papéis de cada instituição, estabelecendo as metas e ações específicas para garantir maior eficiência na atuação policial no Complexo Portuário e sua zona de fundeio.

Duração

O acordo tem vigência de 60 meses e não envolve transferência de recursos financeiros. As despesas decorrentes da execução das atividades serão custeadas por cada instituição, conforme suas respectivas competências.

Assinatura

A assinatura do documento foi feita de forma eletrônica pelos representantes legais: o Superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco, delegado Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, e o Diretor-Presidente de Suape, Armando de Queiroz Monteiro Bisneto.

Com essa parceria, a Polícia Federal reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção das fronteiras marítimas, atuando de maneira integrada com instituições parceiras para assegurar a ordem e o cumprimento da lei em território nacional.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES