Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 25 de julho de 2023

0

GUARDA PORTUÁRIA PRENDE 4 HOMENS INSERINDO COCAÍNA EM CONTEINER DENTRO DE TERMINAL NO PORTO DE SANTOS

 

Dentro da cabine do caminhão foram encontradas quatro bolsas com tabletes de cocaína, que totalizaram 119 kg

A Guarda Portuária (GPort) efetuou a prisão em flagrante de quatro homens dentro do terminal BTP – Brasil Terminal Portuário, no Porto de Santos, litoral de São Paulo,

O flagrante ocorreu na madrugada de sexta-feira, 14/7, após os vigilantes do terminal, observarem pelo sistema de câmeras, a movimentação suspeita de um grupo perto de um contêiner.

Assim que foi acionada, os guardas portuários fizeram a abordagem. O caminhão era dirigido por André Batista, de 43 anos, que alegou que entrou com o seu veículo no BTP porque recolheria um contêiner vazio no terminal.

Dentro da cabine do caminhão ele levava escondido três homens, identificados como sendo: Lynnecker Nunes Souza da Costa; de 25 anos, Richard Jesus do Nascimento; de 22, e Vitor Afonso da Silva Amparo Alves; de 30. 

Na boleia também foram encontradas quatro bolsas com tabletes de cocaína, que totalizaram 119 kg. Além da droga, também foi apreendido no local um alicate de pressão, um lacre intacto e os aparelhos celulares.

Os quatro homens, após receberem a voz de prisão, a droga e o material apreendido foram conduzidos à sede da Polícia Federal (PF), no centro da cidade, onde foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas.

Eles admitiram que aceitaram a proposta de colocar a cocaína no cofre de carga em troca de dinheiro. Dois indiciados revelaram que receberiam R$ 50 mil para dividirem entre si.

A PF realizou a perícia no local dos fatos, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.

Receita Federal

De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), o contêiner com cerca de duas toneladas de bagagem desacompanhada, tinha como destino o Porto de Gênova, na Itália.

A técnica empregada pela quadrilha é chamada de "Rip-Off Modality", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores.

O uso da técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES