Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 26 de julho de 2023

0

OPERAÇÃO DE SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS É REALIZADA NO PORTO DO RIO GRANDE

 

A Ágata Conjunta Sul é uma iniciativa interagências coordenada pelo Ministério da Defesa

Em cooperação às operações de segurança pública nas fronteiras foi realizada no dia 14 de julho, com a participação da Guarda Portuária (Gport), blitz nos pontos de acesso e inspeções minuciosas nos veículos no Porto do Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.

Desde o dia 1º de julho, está em andamento a Operação Ágata Conjunta Sul, a maior ação de combate aos crimes transfronteiriços realizada em 2023. A operação ocorre nas regiões Sul do Brasil, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Operação Ágata Conjunta Sul

A Ágata Conjunta Sul é uma iniciativa interagências coordenada pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas na fronteira terrestre e marítima contra delitos transfronteiriços e ambientais. A operação conta com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização federais e estaduais, em uma cooperação que visa fortalecer a segurança nas fronteiras.

Participantes

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), as Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpo de Bombeiros Militares e Secretarias de Agricultura dos estados da Região Sul são alguns dos órgãos que integram a Operação Ágata.

Além disso, neste ano, a operação está sendo realizada de forma inédita em coordenação com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai. As mesmas ações executadas no Brasil estão ocorrendo nas regiões de fronteira desses países vizinhos, fortalecendo a cooperação internacional no combate aos crimes transnacionais.

Os crimes transnacionais, como tráfico de drogas, armas, descaminho e crimes ambientais, têm um impacto direto na violência das cidades fronteiriças, com repercussões nas grandes capitais do país. O sucesso da Operação Ágata Conjunta Sul depende da participação efetiva da população, visando garantir uma fronteira segura para todos.

Coordenação

O controle e a coordenação de todas as ações da operação estão centralizados no Centro de Coordenação de Operações (CCOP) do Comando Militar do Sul (CMS), localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Comando Conjunto Sul, montado no CCOP, é responsável por receber e coordenar em tempo real todas as atividades da Operação Ágata Conjunta Sul.

A Operação Ágata Conjunta Sul representa um esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais, buscando fortalecer a segurança nas regiões de fronteira do Sul do Brasil. A ação inédita em parceria com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai demonstra o compromisso na cooperação internacional no enfrentamento desses desafios.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES