Postagem em destaque

CANDIDATOS CONCLUEM O CURSO DE FORMAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA NO AMAPÁ

Este curso de formação é uma etapa eliminatória do processo seletivo do concurso público da Companhia Docas de Santana - CDSA Os candidatos ...

quarta-feira, 11 de junho de 2025

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS EM CASCOS DE NAVIOS


As investigações tiveram início em 2022. Durante a ação foram apreendidos celulares e uma arma de fogo

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã da última quinta-feira (5), a Operação Sea Chest, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, a PF executou dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Vila Velha e Viana, na Região Metropolitana de Vitória, onde foram apreendidos três celulares e uma arma de fogo.

O endereço no município de Viana era localizado na zona rural do município. Foram feitas buscas com cachorros na área de mata e os policiais encontraram até mesmo uma criação de galinhas.

Objetivo

A ação teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa (Orcrim) do Guarujá, em São Paulo, que recrutava mergulhadores no Espírito Santo, que utilizavam compartimentos submersos em navios para esconder entorpecentes e enviar a países da Europa e da África, utilizando os portos do estado do Espírito Santo.

Investigações

As investigações tiveram início em janeiro de 2022, após a prisão do espanhol Joaquin Francisco Gimenez, 34, apontado como o "Aquaman" do PCC, na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo.

SAIBA MAIS: ESPANHOL ENVOLVIDO NO NARCOTRÁFICO É PRESO PELA POLICIA CIVIL

Nome da Operação

O nome da operação faz alusão direta ao esconderijo submerso utilizado pelo grupo criminoso, chamado sea chest, localizado abaixo da linha d’água dos navios, originalmente usado para captar água do mar.

LEIA TAMBÉM: ESPANHOL CONHECIDO COMO ‘AQUAMAN DO CRIME’ COLOCAVA DROGAS EM CASCOS DE NAVIOS

Crimes

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As penas previstas podem chegar a 35 anos de prisão, além do pagamento de multas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES