Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

0

3º BATALHÃO DE OPERAÇÕES RIBEIRINHAS REALIZA O 1º SEMINÁRIO DE CÃES DETECTORES


Analistas-Tributários da Receita Federal compartilharam a experiência da instituição no uso de cães farejadores em operações aduaneiras

O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), sediado em Ladário, no Mato Grosso do sul,  promoveu de 29 de setembro a 1º de outubro, o 1º Seminário de Cães Detectores. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento técnico sobre o emprego de cães em atividades de detecção, bem como promover a troca de experiências e boas práticas entre a Marinha do Brasil (MB) e os órgãos de segurança pública e de fiscalização.

Durante o seminário, foram abordados temas fundamentais para o desenvolvimento da atividade cinotécnica, como seleção de cães, tipos de treinamento e manejo, aspectos jurídicos e atualização no combate às drogas, além de aplicação prática em situações que simulavam a operações de busca e detecção.

As palestras foram realizadas pelos instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública Suboficial Fuzileiro Naval Roberto Cesar Gonçalves da Silva e Sargento (PM-SP) Gilson Alves; pelos Analistas-Tributários da Receita Federal Anderson Leme e Cleiber Ferreira; e pelo delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul Alexandre Neses.

“O sucesso deste evento comprova a integração entre as instituições aqui representadas. A excelência das palestras e o compartilhamento dessa cultura fortaleceram não apenas o nosso conhecimento técnico, mas também o espírito de cooperação que deve sempre nortear nossas ações em prol da segurança e da defesa da sociedade. Que este encontro seja lembrado como um marco inicial, capaz de inspirar novas iniciativas e consolidar a importância do trabalho com cães detectores no âmbito da fronteira oeste do Brasil, reafirmando o compromisso permanente da MB com a busca constante pela excelência”, ressaltou o Comandante do 3ºBtOpRib, Capitão de Fragata (FN) Danilo Lopes da Silva.

O evento contou com a participação de integrantes da MB, Exército Brasileiro, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Guarda Civil e Agência Municipal de Trânsito e Transporte.

Servidores da Receita compartilharam a experiência no uso de cães farejadores

Os Analistas-Tributários Anderson Leme e Cleiber Ferreira, do programa Aeroporto – Área Restrita atuaram como palestrantes e compartilharam a experiência da instituição no uso de cães farejadores em operações aduaneiras.

Durante as apresentações, os representantes da Receita Federal destacaram a aplicação dos cães detectores em ambientes aeroportuários, especialmente em áreas de acesso restrito. Nessas zonas, o controle rigoroso é essencial para impedir a entrada de mercadorias ilícitas, drogas e outros materiais proibidos no país.


O uso de cães farejadores vem se mostrando estratégico no controle aduaneiro moderno, por garantir inspeções mais rápidas, precisas e menos invasivas, sobretudo em locais de grande fluxo de passageiros e cargas, como aeroportos e portos.

Programa Aeroporto - Área Restrita

O programa da Receita Federal exibido na televisão mostra a fiscalização nas zonas de acesso controlado em aeroportos brasileiros, inspecionando bagagens, cargas, aeronaves e viajantes. O trabalho tem como foco a prevenção e repressão de crimes contra a ordem tributária, aduaneira e a saúde pública, contando com os cães detectores como uma de suas principais ferramentas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES