Postagem em destaque

MPT FISCALIZA OBRAS DO PORTO DE OUTEIRO QUE RECEBERÁ NAVIOS DE CRUZEIROS DURANTE A COP 30

Em consulta ao GISIS, da IMO, base de dados do ISPS Code, não consta que o Porto de Outeiro é certificado como seguro Na última segunda-fe...

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 482 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS


A droga estava oculta em um contêiner com carga de polipropileno que tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica

A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu na última quarta-feira (29), 482 kg de cocaína no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

Análise de Risco

Para a seleção da carga para a inspeção, foi utilizado critérios de gerenciamento e análise de riscos. Nesta análise são utilizados critérios objetivos, auxiliada pelas imagens geradas durante o escaneamento de contêineres. Esse procedimento garante mais transparência e eficiência na seleção das unidades de carga direcionadas à fiscalização.

Essas técnicas têm como objetivos garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista. Elas são utilizadas tanto para as cargas de exportação (principal ilícito, envio de drogas), quanto para as de importação (principal ilícito, mercadorias falsificadas).

Localização da Droga

A droga estava oculta em um carregamento de 371 toneladas de polipropileno copolímero, acondicionadas em 15 contêineres, que tinham como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Ninguém foi preso.

Na inspeção física foram utilizados cães de faro da equipe K9 da Receita Federal.

Este tipo de mercadoria tem como aplicações a produção de tanques, tubulações para produtos químicos, brinquedos, utensílios domésticos, filmes, embalagens para alimentos, cosméticos, produtos automotivos, produtos agrícolas, médico hospitalar, e tampas em geral. 

Testes realizados no local confirmaram a presença de cocaína. O destino da carga seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Operação Fronteira RFB

A apreensão foi incluída na estatística da Operação Fronteira RFB, uma ação estratégica que reforça a presença institucional da Receita Federal e das principais forças de segurança e fiscalização do país nas fronteiras, portos e aeroportos internacionais e que foi realizada entre os dias 20 e 31 de outubro.

Perícia e investigação

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES