Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM CAMINHONEIRO APÓS TOMBAMENTO DE VEÍCULO EM VIA DO PORTO DE SANTOS

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos como embriaguez ao volante Na manhã do último domingo (14/06), por ...

Mostrando postagens com marcador carga roubada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador carga roubada. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

0

BANDIDOS RENDEM CAMINHONEIRO E ROUBAM CARGA DE SOJA






Dois bandidos renderam um caminhoneiro, de 31 anos, na Rua Idalino Pinêz, em Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá, mais conhecida  como Rua do Adubo, na Margem Esquerda do Porto de Santos, Litoral de São Paulo. O roubo ocorreu na tarde da última segunda-feira (10), eles roubaram o veículo da vítima carregado com mais de 31 toneladas de soja.


O assalto ocorreu no momento em que um semáforo da via fechou. O caminhoneiro foi feito como refém por mais de seis horas. Ninguém foi preso e por enquanto a carga não foi localizada.


De acordo com relato da vítima à Polícia Civil, a abordagem dos criminosos ocorreu por volta das 17h45, enquanto ela se dirigia a uma empresa no Jardim Conceiçãozinha. No entanto, ao ser obrigado a parar no sinal vermelho, a dupla de assaltantes se aproximou e lhe dominou.


Colocado na área de descanso do caminhão, a vítima foi orientada a não olhar, em momento algum, para os rostos dos ladrões.  Sem saber para onde estava sendo levado, o caminhoneiro notou que os marginais pararam o veículo por duas vezes, mas, logo em seguida, retomaram a viagem.


Uma hora mais tarde, o caminhão foi novamente parado. Porém, nesta ocasião, os bandidos mandaram a vítima descer e a levaram para dentro de uma mata, nas proximidades da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Cubatão.


Apenas um dos marginais permaneceu com a vítima no local. O outro voltou para o caminhão e fugiu.


Mais cinco horas


Já com a chegada da madrugada, por volta da meia-noite, o criminoso que mantinha o caminhoneiro como refém informou que o liberaria. Contudo, ele só poderia sair da mata 20 minutos depois. Para dar tempo ao assaltante concluir a fuga.


A determinação foi atendida e só às 2 horas a vítima relatou o ocorrido à polícia. Na delegacia Sede da Cidade em que fora abandonado, o caminhoneiro afirmou que, além da carga e do veículo, os bandidos levaram diversas peças de roupas, documentos, um telefone celular e R$300,00 em dinheiro.





Fonte: Jornal A Tribuna / G1








Continue lendo ►

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

0

CARGA DE TECIDO ROUBADA É RECUPERADA PELA DIG



Foto: Reprodução / TV Tribuna


Policiais da Delegacia de investigações Gerais (DIG) de Santos recuperaram na noite da última quinta-feira (26), num estacionamento do Bairro do Catiapoã, em São Vicente, uma carga de tecido roubada, em dois caminhões, avaliada em R$ 358.339,85.
Procedente da China, importadas através do Porto de Santos, as 793 bobinas de tecido, utilizado para revestimento de sofá, que foram tomadas de assalto, estavam intactas.

Um dos veículos estava no nome de um caminhoneiro que foi preso em flagrante por receptação. Já o outro caminhão tinha sido roubado em Cubatão na semana passada.

O roubo ocorreu no último dia 19, momentos após a carga de tecidos sair do Terminal da Transbasa, em Santos, com destino ao município de Americana, na região de Campinas-SP.

Nas imediações da Alemoa, o caminhão que transportava a mercadoria foi fechado por outro. Em seguida, parou um carro ao lado, do qual desembarcaram ladrões armados.

“O motorista que transportava o tecido e os seus três ajudantes foram rendidos e encapuzados. Depois, foram obrigados a entrar no automóvel, sendo levados para um cativeiro”, conta o chefe dos investigadores da DIG, Marcelo Canuto.

Segundo as vítimas, o local onde elas foram mantidas em cárcere privado fica perto do lugar da abordagem e era um barraco de madeira, do qual dava para ouvir “barulho de água”.

Com base nessas informações, Canuto suspeita que alguma palafita do Jardim São Manoel, em Santos, tenha servido como cativeiro. Na mesma data do assalto, o caminhão que transportava o tecido da China foi achado abandonado com as portas abertas e sem a chave no Bolsão 7, em Cubatão. Dele já havia sido desengatada a carreta com a valiosa carga. Horas depois, as vítimas foram libertadas.

A Investigação


Foto: Reprodução / TV Tribuna


As investigações sobre o roubo da carga de tecidos levaram os policiais da DIG até um estacionamento localizado na Rua Lourival Moreira do Amaral, 322, no Catiapoã, em São Vicente, onde verificaram que a mercadoria estava acondicionada em dois caminhões ali estacionados.

Um dos veículos era um caminhão da marca Wolkswagem, com baú frigorífico. Ele estava com placa falsa, mas através da pesquisa da plaqueta e do selo de segurança foi revelado que ele foi roubado recentemente em Cubatão-SP, quando transportava uma carga de presunto e moçarela.

O outro veículo era um caminhão da marca Volvo com reboque. Ele terá a sua procedência melhor apurada pela perícia, porque o chassi apresenta sinais de corrosão que prejudicam a sua visualização.

Questionado sobre os donos dos veículos, o responsável pelo estacionamento informou que eles foram deixados no local por um homem que se identificou apenas pelo apelido de Boca. Por meio de ligação ao celular de Boca, o responsável pelo estacionamento solicitou que ele comparecesse ao local, mas sem revelar que os investigadores ali estavam. Provavelmente desconfiado, Boca não compareceu, mas mandou em seu lugar Aguinaldo Donato de Jesus, de 46 anos, que se intitulou dono do caminhão Volvo e até portava a chave deste veículo.

Vídeio da Reportagem da TV Tribuna

Com respostas evasivas sobre a identidade e o paradeiro de Boca, bem como a razão de parte da carga roubada estar em seu caminhão, Aguinaldo foi autuado pelo delegado Marcelo Gonçalves da Silva por receptação qualificada, que é punível com reclusão de 3 a 8 anos.

Mesmo após encontrar a carga, Marcelo Gonçalves, delegado da DIG, disse que o caso não foi concluído. "A investigação vai tentar localizar a parte da quadrilha que era responsável pelo roubo propriamente dito, que arrebatava a vítima, que manteve essa vítima em cativeiro enquanto essa carga era transportada. E, também os eventuais compradores, os receptadores da carga".


Fonte: Jornal A Tribuna / TV Tribuna / G1

Edição: Segurança Portuária Em Foco









Continue lendo ►

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

0

CAMINHONEIROS SÃO PRESOS COM CARGA ROUBADA DENTRO DE SINDICATO


No local, havia carretas com contêineres onde estavam 386 televisores.
Caminhoneiros disseram não sabiam que produtos eram roubados.


 
 
Dois caminhoneiros foram presos na quarta-feira (11) porque estavam com uma carga roubada. A mercadoria e foi encontrada dentro do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), em Santos, no litoral de São Paulo.

O estacionamento de um sindicato de caminhoneiros em Santos foi o local escolhido para esconder duas carretas com contêineres onde estavam uma carga roubada de 392 televisores, avaliada em R$ 634.113,50.

Acima de qualquer suspeita, o esconderijo foi vistoriado graças a uma denúncia anônima ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), por volta das 4h30 de quarta-feira. Segundo a polícia, a carga havia sido roubada de um terminal às 18h30 de terça-feira.

Sob a responsabilidade do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sindicam), o estacionamento fica na Rua Alfaia Rodrigues, 707, na Ponta da Praia, próximo à Avenida Governador Mario Covas.

Policiais militares se depararam no pátio com os motoristas Antonio Henrique de Oliveira, de 29 anos, e Richard Divino Nunes, de 30. A dupla estava ao lado de dois conjuntos de caminhões e reboques, que lhes pertencem.

Durante vistoria nos contêineres acoplados aos reboques, os policiais se depararam com dezenas de caixas de televisores LCD da marca Samsung, de diversas polegadas, que haviam sido roubados da empresa HC Armazéns Gerais, localizada na Rua Aguiar de Andrade, 116, no Paquetá.

De modo informal, aos policiais, os acusados disseram que receberam R$ 5 mil para pegar os produtos eletroeletrônicos na Bacia do Macuco durante a madrugada e levá-los até o estacionamento do Sindicam. Eles alegaram ignorar a origem criminosa da carga, que deveria ser entregue no pátio a um homem chamado “Carlinhos”.

No final da tarde, os policiais militares, peritos e representantes do terminal assaltado concluíram no pátio do sindicato a conferência dos aparelhos apreendidos. A contagem detectou a falta de apenas seis das 392 TVs roubadas.

Submetidos a reconhecimento, os motoristas que estavam com os aparelhos não foram apontados como participantes do roubo. Por esse motivo, a delegada Thelma Kássia da Silva, do 3º DP de Santos, os autuou em flagrante pelo crime de receptação.

Segundo o investigador Marcelo Mendes, Richard é conhecido por Xaxá e, por possuir antecedentes criminais, não teve direito a pagar fiança para responder pelo delito em liberdade. A delegado Thelma estipulou para Antônio Henrique fiança de 10 salários mínimos (R$ 6.780,00), que foi paga, para responder o delito em liberdade, mas Richard não fez jus ao benefício por possuir condenação por crime doloso.
 
Sob a assistência do advogado Yuri Cruz, os caminhoneiros foram interrogados. Eles reafirmaram desconhecer a procedência ilícita da carga, acrescentando que receberam de dois homens conhecidos de vista a proposta de levá-la ao pátio do Sindicam.


Advogado diz que eles não sabiam

Segundo Yuri Pontes, advogado dos caminhoneiros, eles não sabiam o que havia dentro do caminhão e foram surpreendidos. "Eles se encontravam na fila do Porto, próxima ao Terminal Tecondi. Nesse intervalo de tempo apareceram dois indivíduos que já prestam serviço para muitos caminhoneiros ali da região, são inclusive conhecidos pelos apelidos, e ofereceram um serviço de um frete, sendo que eles estavam em uma fila que eles viram que não valia a pena. Neste período que eles estavam aguardando o individuo chegar para pagar o aluguel que foi realizado, eles foram abordados pelos policiais militares e surpreendidos com o que havia dentro do caminhão", conta o advogado. Os acusados foram presos por receptação, mas um deles acabou solto porque pagou fiança.

Suspeito

O contêiner no qual estavam originariamente os televisores foi encontrado vazio na Rua Aprovada C, na Alemoa. Ele estava no reboque acoplado ao caminhão amarelo, de placa CQZ-8172, que pertence a Givaldo Menezes Damacena.

Preliminarmente, o dono do veículo declarou que o deixou estacionado na terça-feira à noite na Rua Aprovada C, não sabendo explicar como foi parar o contêiner vazio sobre o reboque do caminhão. A versão é checada pela Polícia Civil.

Quadrilha

O roubo cometido na HC Armazéns Gerais ocorreu por volta das 18h30. Quatro homens armados invadiram o local e renderam funcionários, enquanto pelos menos mais dois marginais ficaram na rua dando cobertura aos comparsas.

A quadrilha estava com um caminhão amarelado, cuja placa não foi anotada, e fugiu levando o contêiner com os televisores Samsung. O terminal é dotado de câmeras de segurança, cujas imagens serão fornecidas à Polícia Civil.

Sindicato se defende

Em nota, o Sindicam esclareceu que o pátio de estacionamento é um ponto de apoio para o caminhoneiro autônomo que não se encontra em operação e é utilizado como estacionamento rotativo. O Sindicam administra o pátio para apoiar o caminhoneiro autônomo e quanto ao fato ocorrido na madrugada, o sindicato, como sempre procede, atendeu a solicitação de dois caminhoneiros para estacionar seus caminhões no pátio até a manhã do mesmo dia. O sindicato efetuou os procedimentos administrativos adotados pela entidade registrando a entrada dos veículos e nome dos motoristas e que não tinha conhecimento da prática de nenhum ato ilícito além de não compactuar com o fato ocorrido e desconhecer a procedência dos contêineres transportados já que nenhuma carga é aberta nas dependências do sindicato. Desde 2008, o Sindicam é responsável pela administração do pátio, e jamais ocorreu nenhum problema dessa natureza.

Polícia intima sindicalista

O presidente do Sindicam, Davi Santos de Lima, será intimado a depor no 3º Distrito de Santos. “A intimação do presidente do sindicato não significa o seu envolvimento com o caso”, ressalva a titular do Distrito, Delegada Leolar Emília de Souza. A autoridade policial revelou que um vigilante do pátio da Sindicam, de modo informal, disse ter recebido autorização do presidente para o ingresso de dois caminhões com os televisores roubados.

 

Fonte: Jornal A Tribuna / G1 / TV Tribuna

 

 

 

 
Continue lendo ►

terça-feira, 22 de maio de 2012

2

POLÍCIA RECUPERA CONTÊINER COM FERRAMENTAS ROUBADAS NO PORTO DE SANTOS





Segundo o delegado Luiz Alberto Guerra,  policiais civis do 35º Distrito Policial (Jabaquara) encontraram, nesta segunda-feira (21), contêiner com ferramentas importadas em um galpão localizado na rua Auriverde, 1541 - Vila Carioca, na zona sul de São Paulo. 


A carga foi roubada nesta madruga, quando era transportada do Porto de Santos para a capital. Um homem que fazia a segurança do local onde estava o container foi preso.


Segundo a polícia, o motorista que transportava as ferramentas foi rendido por cinco criminosos na saída do porto de Santos. Ele teve os olhos vendados e foi liberado próximo ao galpão para onde os assaltantes levaram a carga. 


Os policiais conseguiram chegar até a quadrilha depois que o motorista revolveu dar queixa no 35° DP.


Em 25 de abril, uma carga roubada foi localizada no acesso a Ilha Barnabé, onde o motorista também teve o seu caminhão roubado, com um contêiner contendo televisores, na saída de um terminal do Porto de Santos.


Fonte: Portal R7 / Portal Secretaria de Segurança Pública


Colaboração: Salvador de Lima Franco Júnior



Continue lendo ►

LEGISLAÇÕES