Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

domingo, 15 de julho de 2012

0

PORTO PÚBLICO DE MANAUS QUALIFICA A SUA SEGURANÇA



Ao assumir o Porto Público de Manaus, as arrendatárias Estação Hidroviária e a Revitalização do Porto de Manaus S/A, assumiram a responsabilidade de garantir o melhor atendimento em serviço, segurança, lazer e turismo aos seus transeuntes.







O resultado da administração não podia ser outro. Em 11 anos de serviços prestados ao Porto Público, as arrendatárias avaliam o sucesso de seus investimentos não somente com as áreas já revitalizadas ou que permanecem em obras, mas também com o serviço de segurança em toda a área portuária, garantindo aos usuários, passageiros e visitantes do Porto, um trânsito seguro em suas dependências.




Para garantir essa segurança, o Porto conta com uma equipe de destaque, por ser qualificada e especializada. Mais de 80 homens se dividem por turnos realizando o controle de acesso de pessoas e veículos, no embarque e desembarque de cargas e passageiros. Desses 80 profissionais, 45 são brigadistas, especializados pelo curso de Brigada de Incêndio ministrado pela PREVEN FIRE, 04 são formados pela Comissão Nacional de Segurança Publica nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis - CONPORTOS.






São profissionais que permanecem em continua qualificação, o exemplo disso, são os atuais cursos que estão participando: Introdução ao ISPS Code, Plano de Contêiner, Direito Ambiental, Risco Ambiental, Supervisor de Sucesso, Equipes Produtivas e recentemente participaram do curso de Operação de Carga Perigosa no Modal Marítimo, que tem o objetivo proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos sobre as atividades atinentes ao manuseio e transporte de cargas perigosas em conformidade com o Código Marítimo Internacional para transporte de Mercadorias Perigosas (IMDG Code), emenda 34. Os cursos são ministrados pela Fundação de Estudos do Mar - FEMAR/RJ, empresa credenciada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil.




De acordo com o Chefe de Segurança do Porto de Manaus Valmir Mendonça, todo o investimento realizado pela administração do Porto em busca da melhoria contínua na Unidade de Segurança, garante a sinergia com os órgãos de segurança pública, como preconiza o ISPS CODE, o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (International Ship and Port Facílity Security Code).



Guarda Portuária Executa mais um Treinamento de Brigada de Incêndio.


A Unidade de Segurança do Porto Público de Manaus passou por mais um Treinamento Simulado e Exercício. As atividades que fazem parte do Programa de Treinamento do Plano de Segurança Pública Portuária, formaram, na última semana, 50 novos brigadistas, sendo eles 48 homens e 2 mulheres, que somados aos já formados, totalizam 73 brigadistas.

O curso de brigada tem como objetivo capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. Instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma efetiva, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco, em concordância com NR 23.

Fonte: Porto de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.