Postagem em destaque

GUARDAS PORTUÁRIOS DENUNCIAM DIMINUIÇÃO DO EFETIVO E SUPRESSÃO DE POSTOS NO PARÁ

O quadro caótico vem comprometendo sensivelmente a segurança pública nos portos do Pará No dia 27 de janeiro, uma petição assinada...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

0

PMERJ IMPLANTA O SIAE

SEGURANÇA PÚBLICA / POLÍCIA MILITAR / TECNOLOGIA





A partir de agosto, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro contará com um significativo reforço na região metropolitana da capital. Duas mil viaturas da PMERJ estão sendo equipadas com a Solução Integrada para Atendimento de Emergências (SIAE). O sistema une duas tecnologias, o Conecta, um computador de bordo de alta resistência instalado nos veículos policiais, e o TIDE, um software exclusivo que integra informações das áreas operacionais das forças emergenciais (Polícia Militar, Bombeiros e SAMU). Com a novidade, o policial poderá registrar desde um atendimento rotineiro até a prisão de um suspeito de forma 100% on-line, pulando etapas que normalmente seriam cumpridas em uma delegacia.

Utilizado, por exemplo, para pesquisar antecedentes criminais de pessoas abordadas, placas de veículos e localização de outras viaturas, o Conecta foi desenvolvido especificamente para o trabalho policial, e elimina a necessidade de se contatar a central para abrir uma ocorrência. Com a implantação do software TIDE, o Conecta passa a receber das centrais de comando das polícias um primeiro resumo da ocorrência. A viatura mais próxima é notificada, e pelo GPS do computador, descobre a localização de outros veículos de polícia, no caso de ser necessário enviar reforço. Ao final do atendimento, é gerado um relatório pelo próprio Conecta, mantendo assim atualizado o banco de dados estatísticos utilizado no planejamento estratégico de patrulhamento com base nos locais e horários de maior incidência de crimes.

O aplicativo também pode ser usado em smartphones e garante suporte a decisões, agilidade e eficiência no atendimento emergencial. A cidade do Rio de Janeiro é o primeiro grande centro urbano do País a receber a solução completa, com vistas a seu emprego na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. A tecnologia da Geocontrol, de origem capixaba, vem sendo empregada no Espírito Santo, onde o número de carteiras de habilitação apreendidas e veículos roubados recuperados mais que dobrou após a chegada do Conecta, demonstrando a eficiência e agilidade dos equipamentos.

Fonte: Tecnologia & Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES