Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

0

PMERJ IMPLANTA O SIAE

SEGURANÇA PÚBLICA / POLÍCIA MILITAR / TECNOLOGIA





A partir de agosto, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro contará com um significativo reforço na região metropolitana da capital. Duas mil viaturas da PMERJ estão sendo equipadas com a Solução Integrada para Atendimento de Emergências (SIAE). O sistema une duas tecnologias, o Conecta, um computador de bordo de alta resistência instalado nos veículos policiais, e o TIDE, um software exclusivo que integra informações das áreas operacionais das forças emergenciais (Polícia Militar, Bombeiros e SAMU). Com a novidade, o policial poderá registrar desde um atendimento rotineiro até a prisão de um suspeito de forma 100% on-line, pulando etapas que normalmente seriam cumpridas em uma delegacia.

Utilizado, por exemplo, para pesquisar antecedentes criminais de pessoas abordadas, placas de veículos e localização de outras viaturas, o Conecta foi desenvolvido especificamente para o trabalho policial, e elimina a necessidade de se contatar a central para abrir uma ocorrência. Com a implantação do software TIDE, o Conecta passa a receber das centrais de comando das polícias um primeiro resumo da ocorrência. A viatura mais próxima é notificada, e pelo GPS do computador, descobre a localização de outros veículos de polícia, no caso de ser necessário enviar reforço. Ao final do atendimento, é gerado um relatório pelo próprio Conecta, mantendo assim atualizado o banco de dados estatísticos utilizado no planejamento estratégico de patrulhamento com base nos locais e horários de maior incidência de crimes.

O aplicativo também pode ser usado em smartphones e garante suporte a decisões, agilidade e eficiência no atendimento emergencial. A cidade do Rio de Janeiro é o primeiro grande centro urbano do País a receber a solução completa, com vistas a seu emprego na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. A tecnologia da Geocontrol, de origem capixaba, vem sendo empregada no Espírito Santo, onde o número de carteiras de habilitação apreendidas e veículos roubados recuperados mais que dobrou após a chegada do Conecta, demonstrando a eficiência e agilidade dos equipamentos.

Fonte: Tecnologia & Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES