Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

0

PORTO ORGANIZADO DE PORTO VELHO ESTABELECE NOVO SISTEMA DE ACESSO

SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / TECNOLOGIA






Novas medidas de segurança foram implantadas na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH). A partir de agosto, só terá acesso ao Porto quem estiver cadastrado junto a SOPH, caso contrário, o usuário deve se identificar com nome completo, RG e informar a operadora portuária ou a pessoa com quem quer contato.

De acordo com Edemir Brasil, funcionário da SOPH, a decisão foi para melhorar a segurança dos usuários, vez que houve aumento de movimentação de cargas. “Esse aumento ocorreu devido ao crescimento da economia de Rondônia”, explicou.

Segundo ele, a medida atende a recomendações do Ministério Público e Ministério do Trabalho e Emprego. “Em breve vamos informatizar a entrada no Porto e o embarque de tripulações com cartões magnéticos”, promete.

“O Porto trabalha 24h, domingos e feriados, tanto recebendo como embarcando, onde devemos manter um quadro de pessoas, plantão de trabalho para que possa atender as demandas de ações e cumprindo as normas portuárias. Todos esses procedimentos funcionam não só para cumprir as normas portuárias exigidas de órgãos como Receita Federal, Anvisa, ANTAQ, Marinha do Brasil, Ibama, Sedam, mas também para manter o controle e a segurança nas operações portuárias, cumprindo a legislação”, frisa Leonel Bertolin, diretor de Fiscalização e Operação.

Atualmente a SOPH dispõe de duas entradas, sendo uma pela avenida Costa e Silva dando acesso a caminhões, carretas e cargas e outro acesso pela Estrada do Terminal, exclusivo para veículos leves e pedestres.

Operadores e trabalhadores portuários - empresas privadas que realizam operações dentro do Porto - devem ir ao Departamento de Fiscalização e Operação na SOPH para receber o cartão amarelo, mediante cadastro. Cedido o cartão, o acesso é livre de segunda a sexta das 6h às 19h, e aos sábados, das 6h às 13h. Após esses horários e finais de semana, a entrada no Porto será concedida mediante agendamento prévio.

Os trabalhadores portuários avulsos – estivadores, portuários e conferentes de cargas – também estão se cadastrando junto a SOPH e recebem o cartão azul. A entrada no Porto para os trabalhadores avulsos será concedida desde que seu nome esteja na escala de trabalho diário.

Trabalhadores autônomos – fornecedores de mercadoria que recorrem ao Porto para carga e descarga - precisam estar autorizados pelo operador portuário, devidamente documentado e dispor das notas fiscais da mercadoria, para acessar as dependências do Porto. 

Autor: DECOM
Fonte: O NORTÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.