Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

0

APPA INAUGURA INSTALAÇÃO DO CENTRO DE COMANDO


SEGURANÇA PORTUÁRIA - AUTORIDADE PORTUÁRA



 
Em 24 de setembro, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) inaugurou a sala que vai abrigar o Centro de Comando e Controle do Serviço de Tráfego Marítimo. O centro recebeu o nome de Arthur Miranda Ramos, superintendente entre os anos 1961 e 68. A homenagem foi recebida pelo Almirante-de-Esquadra da Marinha do Brasil, Arthur Pires Ramos, filho do homenageado.
 
O Centro de Comando Arthur Miranda Ramos está localizado no último andar do prédio ao lado direito do portão principal do Porto de Paranaguá. É uma sala redonda, com visão panorâmica. “O que hoje é apenas uma instalação, até o segundo semestre de 2013 vai abrigar o centro de inteligência e vigilância dos portos paranaenses. Com vistas para a faixa do cais e a sede administrativa, a ideia é que daqui se controle a segurança terrestre e marítima”, afirma o superintendente da APPA, Luiz Henrique Dividino.
Segundo Dividino, a atividade no centro será plena com a implantação dos softwares corporativos, dos sistemas de controle integrados International Ship and Port Facílity Security Code (ISPS) e Vessel Traffic Management System (VTMS). “Pretendemos que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2013. Atualmente, estamos estudando os projetos”, completa.
Na ocasião, o superintendente foi representado pelo diretor empresarial da APPA, Lourenço Fregonese. Participaram da inauguração representantes da Marinha do Brasil – entre eles, além do Almirante-de-Esquadra, o Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster, comandante do 5º Distrito Naval, e o Capitão dos Portos, de Paranaguá, Capitão-de-Mar-e-Guerra, José Henrique Rabello – da Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, da Praticagem, e do Sindicato das Agências Marítimas do Paraná.
Homenageado
Segundo o diretor da APPA, como superintendente, Arthur Miranda Ramos administrou o Porto como visionário e agregador. Graduado em Engenharia Civil e Ciências Econômicas na Universidade Federal do Paraná, Ramos exerceu diversas funções técnicas na área industrial, energética e portuária.
Na APPA, entre os anos de 1962 e 66, ele realizou o Plano de Expansão do Porto de Paranaguá e organizou o Porto de Antonina, também com plano de expansão. Miranda Ramos recebeu diversas condecorações e deixou muitos trabalhos técnicos publicados. Nascido em Guaratuba, ele faleceu em 1981, aos 59 anos.
A homenagem ao ex-superintendente foi recebida pelo filho dele, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil. Nascido em Curitiba, ele entrou para a Marinha em 1971 e já tem 41 anos de “casa”. Na instituição, Ramos ocupou diversos cargos, entre eles o de comandante do 5º Distrito Naval, e recebeu inúmeras condecorações.
 
 
"Recebo essa homenagem com muita emoção, não apenas porque o Centro de Comando leva o nome de meu pai, mas, principalmente, por meu pai dar nome a uma sala cuja função é de suma importância para a segurança - de mar e de terra", agradece o Almirante.

 

Fonte: APPA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES