Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

0

APPA INAUGURA INSTALAÇÃO DO CENTRO DE COMANDO


SEGURANÇA PORTUÁRIA - AUTORIDADE PORTUÁRA



 
Em 24 de setembro, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) inaugurou a sala que vai abrigar o Centro de Comando e Controle do Serviço de Tráfego Marítimo. O centro recebeu o nome de Arthur Miranda Ramos, superintendente entre os anos 1961 e 68. A homenagem foi recebida pelo Almirante-de-Esquadra da Marinha do Brasil, Arthur Pires Ramos, filho do homenageado.
 
O Centro de Comando Arthur Miranda Ramos está localizado no último andar do prédio ao lado direito do portão principal do Porto de Paranaguá. É uma sala redonda, com visão panorâmica. “O que hoje é apenas uma instalação, até o segundo semestre de 2013 vai abrigar o centro de inteligência e vigilância dos portos paranaenses. Com vistas para a faixa do cais e a sede administrativa, a ideia é que daqui se controle a segurança terrestre e marítima”, afirma o superintendente da APPA, Luiz Henrique Dividino.
Segundo Dividino, a atividade no centro será plena com a implantação dos softwares corporativos, dos sistemas de controle integrados International Ship and Port Facílity Security Code (ISPS) e Vessel Traffic Management System (VTMS). “Pretendemos que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2013. Atualmente, estamos estudando os projetos”, completa.
Na ocasião, o superintendente foi representado pelo diretor empresarial da APPA, Lourenço Fregonese. Participaram da inauguração representantes da Marinha do Brasil – entre eles, além do Almirante-de-Esquadra, o Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster, comandante do 5º Distrito Naval, e o Capitão dos Portos, de Paranaguá, Capitão-de-Mar-e-Guerra, José Henrique Rabello – da Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, da Praticagem, e do Sindicato das Agências Marítimas do Paraná.
Homenageado
Segundo o diretor da APPA, como superintendente, Arthur Miranda Ramos administrou o Porto como visionário e agregador. Graduado em Engenharia Civil e Ciências Econômicas na Universidade Federal do Paraná, Ramos exerceu diversas funções técnicas na área industrial, energética e portuária.
Na APPA, entre os anos de 1962 e 66, ele realizou o Plano de Expansão do Porto de Paranaguá e organizou o Porto de Antonina, também com plano de expansão. Miranda Ramos recebeu diversas condecorações e deixou muitos trabalhos técnicos publicados. Nascido em Guaratuba, ele faleceu em 1981, aos 59 anos.
A homenagem ao ex-superintendente foi recebida pelo filho dele, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil. Nascido em Curitiba, ele entrou para a Marinha em 1971 e já tem 41 anos de “casa”. Na instituição, Ramos ocupou diversos cargos, entre eles o de comandante do 5º Distrito Naval, e recebeu inúmeras condecorações.
 
 
"Recebo essa homenagem com muita emoção, não apenas porque o Centro de Comando leva o nome de meu pai, mas, principalmente, por meu pai dar nome a uma sala cuja função é de suma importância para a segurança - de mar e de terra", agradece o Almirante.

 

Fonte: APPA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.