Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

1

COMITIVA DA CESPORTOS/SC PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM MADRI





Após visitar os Portos de Hamburgo, na Alemanha e de Antuérpia, na Bélgica, a comitiva da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em Santa Catarina – CESPORTOS/SC foi recebida pela equipe da Prosegur, na sede em Madri, na Espanha.

A comitiva formada por representantes da CESPORTOS/SC (Polícia Federal, Receita Federal, Governo do Estado e Administrações Portuárias Catarinenses), dos Portos São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba e dos terminais Teporti, Poly, Tesc, Portonave e Itapoá, além das empresas, HNS Consultoria, MD Consultoria, CBES Engenharia, RC Consultoria, Direta Telecomunicações, Prosegur e Revista Inport, participaram de um seminário sobre Segurança Portuária. 

Elena Bernad, Álvaro Comyn e Maria Prado Fraile, todos ligados à área de Segurança Portuária, puderam, durante mais de seis horas falar sobre temas como as novas Soluções Tecnológicas da Prosegur – quando foi apresentado o equipamento Proteus, a estrutura geral e o funcionamento dos Portos Espanhóis e a gestão de segurança dos mesmos.

Para Reinaldo Garcia Duarte, os conhecimentos adquiridos no Seminário em Madri serão de suma importância na melhoria de nossos procedimentos de segurança. “Observamos que na Espanha os armazéns alfandegados (o equivalente no Brasil aos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação - Redex) também estão contemplados nos Planos de Segurança das Instalações Portuárias. Para os espanhóis os armazéns também precisam implementar medidas de segurança especiais por ser um participante indireto da interface porto/navio”, explica Reinaldo.

Outro procedimento que chamou a atenção do Coordenador da Cesportos/SC foi à questão do Catálogo de Estrutura Crítica do Ministério do Interior onde além de constar as estruturas críticas de difícil reposição, também é destacado um responsável por cada uma dessas estruturas.

Ángel Muro, Gerente de Projetos de Vigilância da Prosegur, em Madri – Espanha, revelou que o objetivo da empresa é disponibilizar aos clientes, serviços de segurança integrada com alto valor agregado. “Primamos pela segurança prestada por vigilantes patrimoniais especialmente selecionados e treinados. Acompanhados e apoiados pela tecnologia mais recente”, diz Muro. Já em relação à participação da comitiva no Seminário, Muro diz que houve um alinhamento absoluto com o interesse da CESPORTOS/SC, “identificamos os processos e necessidades, e queremos colocar a Comissão como um parceiro estratégico, desenvolvendo soluções e treinamento de pessoal específico”, conclui Muro.

Fonte: Revista Portuária
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Não adianta nada visitarem mil portos estrangeiros e não visitarem as instalações dos nossos para verem o que está errado e que não precisa de muita coisa pra perceber os erros claros!!!

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.