Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 22 de abril de 2014

0

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM LADRÕES DE MOTOR DE EMBARCAÇÃO


Motor apreendido localizado na embarcação ocupada pelos meliantes


Na noite do dia 10 de abril, em uma ronda noturna, a lancha patrulha da Receita Federal interceptou uma embarcação que navegava no canal do Porto de Santos, com quatro elementos dentro, que minutos antes, haviam sequestrado um idoso para roubar o motor de popa de seu barco.

Com a aproximação da lancha patrulha, eles empreenderam fuga, abandonaram a embarcação em que estavam junto ao Oitão do Armazém 39, subiram ao cais e se dispersaram. A guarda portuária Renata, de serviço no posto localizado naquela proximidade, ao observar a movimentação, deu alerta geral, via rádio, fazendo com que várias viaturas se deslocassem para o local.

Os elementos foram perseguidos pela lancha patrulha da Receita Federal

Dois elementos foram vistos saindo em desabalada carreira pelo Portão 21, momento em que o guarda portuário Claudio, ali de serviço, juntamente com os guardas Ivo e Felipe, integrantes da Ronda de Policiamento II, saíram no encalço dos fugitivos, logrando êxito em deter Rodrigo Pires dos Santos, nascido em 16/11/1983, morador da cidade de São Vicente.

Em seguida, outro elemento foi detido pelo inspetor Vilmar e o guarda Albert, nas proximidades do Portão 20, identificado como sendo Átila Santana Chagas, nascido em 14/11/1990, morador da Praia de Pouca Farinha, sendo que em sua posse foram encontrados dois telefones celulares e o documento de propriedade de uma embarcação, de nome “Miúda”.

Os demais elementos, mesmo após várias diligências realizadas pelas viatura da Guarda Portuária, não foram localizados.

Junto ao costado do cais do armazém 39, os meliantes abandonaram uma embarcação de alumínio, popularmente chamada de “piracicabana ou voadora”, sem nome, e com numeração do registro raspada, impossibilitando apurar a sua procedência, tendo em seu interior um motor de popa de 40/HP, da marca Suzuki.

As partes e o material apreendido com os meliantes foram conduzidos para o 1º Distrito Policial, onde foram apresentados a Delegada Claudia Baraçal.

No Distrito, de posse do documento apreendido com o meliante preso, a delegada Claudia entrou em contato com o genitor do proprietário da embarcação “Miúda”, o qual declarou que no período da tarde saiu para pescar, quando no retorno para guardar a embarcação em uma marina na praia de Santa Cruz dos Navegantes, conhecida popularmente de Pouca Farinha, foi abordado por vários indivíduos, que ordenaram que ele ficasse com a cabeça baixa, em seguida subtraíram o motor e o documento da sua embarcação. Traumatizada pelos momentos vividos, a vítima declinou de comparecer ao Distrito para o registro do roubo.

Na falta de colaboração da vítima, a delegada deu voz de prisão em flagrante aos dois elementos pelo crime de receptação. O motor apreendido ficou sob a guarda da Capitania dos Portos.

Participaram também em apoio a Ronda de Policiamento I, integrada pelos guardas portuários Raimundo e Thiago; Ronda de Policiamento III, integrada pelos guardas portuários Jessica e Rafael; Rotran I, integrada pelos guardas portuários Souza, Ednei e Bezerra e as Rondas Com o Apoio de Motos (Rocam), integrada pelos guardas portuários Lucio e Felipy.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.