Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 4 de julho de 2015

3

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM SUSPEITOS DE SABOTAGEM EM TRENS


Foto: Reprodução TV Tribuna

A Guarda Portuária do Porto de Santos, litoral de São Paulo, deteve na madrugada de quarta-feira (01), dois homens suspeitos de sabotar composições ferroviárias da Portofer.
O fato ocorreu por volta da meia-noite, quando duas pessoas foram avistadas em uma motocicleta. Uma delas desceu da moto e foi flagrada desconectando uma mangueira de ar no engate dos vagões de uma composição da empresa América Latina Logística (ALL), que estava parada. A equipe da Guarda Portuária deteve então os suspeitos, sob acusação de incolumidade pública, com intuito de prejudicar as operações ferroviárias. Os detidos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Santos.
Segundo o Boletim de Ocorrência, os guardas portuários Júnior e Meneses, realizavam uma patrulha pela Avenida Perimetral, sentido Centro, ao lado do viaduto da Santa, quando notaram dois homens de moto.
Os guardas resolveram observar os movimentos dos dois indivíduos. Até que um deles desceu da moto e caminhou em direção aos vagões para desconectá-los.
Em seu relato, o guarda responsável pela condução dos homens à delegacia disse que os dois tentaram deixar o local ao perceberem que eram observados, mas foram impedidos. Questionados sobre o que faziam no local, informaram que estavam a trabalho.
Segundo a polícia, essa ação poderia ter ocasionado um desastre ferroviário. Como os detidos vestiam jaquetas da ALL, existe a suspeita de que a ação seja um reflexo da paralisação da categoria, que estava em greve, mas decidiu retornar ao trabalho, em assembleia na noite de quarta-feira. Um profissional da empresa confirmou que eles eram empregados, porém, garantiu que não haviam aparecido para trabalhar durante o dia.


Foto: Reprodução TV Tribuna
A situação aconteceu em um momento de greve dos trabalhadores da Portofer Transporte Ferroviário, empresa do grupo ALL e Rumo Logística.
Uma determinação judicial mandou manter livre, as vias férreas do Porto Organizado, e a manutenção de 30% dos serviços durante a greve deflagrada pelo Sindicato representante dos empregados da Portofer Transporte Ferroviário, iniciada em 29 de junho.
Durante a averiguação do ocorrido, não ficou evidente que a ação dos suspeitos tenha causado perigo de desastre ferroviário. Os homens foram liberados, mas o caso continuará a ser investigado pela polícia.
Sindicato
O presidente do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport), Claudiomiro Machado, o Miro, disse desconhecer a detenção dos dois homens, mas garantiu que advogados da entidade darão assistência aos trabalhadores. O sindicalista aproveitou, ainda, para se queixar da empresa. Segundo ele, empregados de uma agência de segurança contratada pela Portofer “apontaram armas para os trabalhadores grevistas”.
Portofer
Em nota, a Portofer informa que os fatos deverão ser investigados pela polícia. A empresa ressalta que repudia qualquer ação que coloque em risco a segurança na operação ferroviária. O texto aponta ainda que, apesar das condições atuais da economia, o diálogo com o sindicato sempre existiu. “Apresentamos proposta de reajuste com ganho real, aumento no vale­refeição e no auxílio materno infantil, entre outros benefícios”.

Edição: Segurança Portuária Em Foco



*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.




3 comentários:

  1. SHOW , PARABÉNS. TACA PAU NELES.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir
  2. F O positivo, guerreiros.

    Gp Pires. Cdsa

    ResponderExcluir
  3. 200 ANOS DE HISTÓRIA. GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL. FORÇA E HONRA.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.