Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

0

PORTO CONTA COM SETOR DE INTELIGÊNCIA NAS AÇÕES DE SEGURANÇA


O setor também atua na escolta de autoridades que visitam o porto, como do ex-ministro Leônidas Cristino

Gerência cuida da troca de informações com outros órgãos do complexo marítimo

O Porto de Santos conta com um setor específico para cuidar de suas atividades de inteligência e do controle de informações e dados ligados ao setor de segurança. Essa tarefa é responsabilidade da Gerência de Inteligência de Segurança, setor da Superintendência da Guarda Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária.
A gerência reúne guardas portuários designados e oriundos do quadro de carreira e é subordinada diretamente ao diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva.
Outra responsabilidade desse departamento é a troca de informações com os demais órgãos de segurança que atuam na região, quer sejam das esferas federal, estadual ou municipal, com o objetivo de manter a segurança portuária. E eles ainda atuam na elaboração dos projetos de modernização de sistemas tecnológicos de controle de acesso e demais sistemas gerenciais exclusivos do departamento, no âmbito da segurança portuária.
Ao explorar serviços de inteligência, a administração do Porto de Santos se une a outros órgãos, como a Polícia Federal, a Alfândega do Porto de Santos e a Capitania dos Portos, no combate ao crime organizado, em ações contra o tráfico de drogas e o contrabando de armas, entre outros crimes já registrados na área do complexo marítimo.
As informações coletadas no departamento acabam sendo estratégicas na definição de ações e no planejamento de operações de segurança no cais.
Por razões de segurança, a Superintendência da Guarda Portuária não informa a quantidade de agentes que atuam na gerência ou suas atividades cotidianas.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES