Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE RECADASTRAMENTO DE SUPERVISORES DE SEGURANÇA

Sandro Torres Avelar, presidente da Conportos O objetivo é de manter atualizado o cadastro interno da CONPORTOS e das demais organiza...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

0

PORTO CONTA COM SETOR DE INTELIGÊNCIA NAS AÇÕES DE SEGURANÇA


O setor também atua na escolta de autoridades que visitam o porto, como do ex-ministro Leônidas Cristino

Gerência cuida da troca de informações com outros órgãos do complexo marítimo

O Porto de Santos conta com um setor específico para cuidar de suas atividades de inteligência e do controle de informações e dados ligados ao setor de segurança. Essa tarefa é responsabilidade da Gerência de Inteligência de Segurança, setor da Superintendência da Guarda Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária.
A gerência reúne guardas portuários designados e oriundos do quadro de carreira e é subordinada diretamente ao diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva.
Outra responsabilidade desse departamento é a troca de informações com os demais órgãos de segurança que atuam na região, quer sejam das esferas federal, estadual ou municipal, com o objetivo de manter a segurança portuária. E eles ainda atuam na elaboração dos projetos de modernização de sistemas tecnológicos de controle de acesso e demais sistemas gerenciais exclusivos do departamento, no âmbito da segurança portuária.
Ao explorar serviços de inteligência, a administração do Porto de Santos se une a outros órgãos, como a Polícia Federal, a Alfândega do Porto de Santos e a Capitania dos Portos, no combate ao crime organizado, em ações contra o tráfico de drogas e o contrabando de armas, entre outros crimes já registrados na área do complexo marítimo.
As informações coletadas no departamento acabam sendo estratégicas na definição de ações e no planejamento de operações de segurança no cais.
Por razões de segurança, a Superintendência da Guarda Portuária não informa a quantidade de agentes que atuam na gerência ou suas atividades cotidianas.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES