Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 24 de julho de 2017

0

GUARDAS PORTUÁRIOS PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE BRIGADA DE EMERGÊNCIA NO PORTO DE ITAJAÍ




O destaque do treinamento foi um simulado de Brigadista e Emergência, em atendimento as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar

No Porto de Itajaí, em Santa Catarina, ocorreu entre os dias 10 e 15 de julho, o Treinamento de Formação e Reciclagem da Brigada de Emergência. Durante seis dias, nos horários matutinos e vespertinos, o auditório da superintendência da Autoridade Portuária foi palco de palestras e atividades apresentadas por profissionais capacitados em treinamentos de Armas Químicas e na formação de Brigada de Incêndios.
No total, 60 pessoas participaram, sendo guardas portuários e servidores que atuam junto a Gerência de Operações e de outros setores administrativos da superintendência. Os treinos foram coordenados pela Gerência de Meio Ambiente e abordaram diversas ações de prevenção de incêndios e treinamentos específicos com o objetivo principal de capacitar o efetivo em casos de sinistros.

O curso englobou uma carga horária de 24 horas, dividida em dois turnos. Entre os módulos foram apresentadas: noções básicas de anatomia e fisiologia humana, princípios de biossegurança, sinais vitais e verificação, parada respiratória e parada cardíaca, hemorragias, estado de choque, queimaduras e lesões ambientais, intoxicação e envenenamento, ferimentos em tecidos moles e uso de bandagens e ataduras, fraturas, luxações e entorses, traumatismo craniano encefálico, combate a sinistros, classes de incêndio, operações em combate à incêndios, uso de equipamentos, uso de extintores, combate a incêndios de sistema de bombas e gravitacional, entre outras noções e práticas básicas.

Na quinta-feira (13), o destaque do treinamento foi um simulado de Brigadista e Emergência, em atendimento as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar. Na oportunidade, todos os servidores da superintendência participaram do simulado de evacuação de emergência nos prédios da Superintendência e Centro Integrado de Atendimento (CIA). Equipes da CODETRAN – Coordenadoria de Trânsito de Itajaí prestaram auxílio durante o simulado com viaturas e efetivos nas ruas que circulam o prédio da superintendência.
Ao término do simulado, os servidores foram orientados quanto aos procedimentos de emergência de evacuação de áreas, “Fazemos todos os anos este treinamento de reciclagem e é muito importante os servidores participarem do simulado, pois todos podem ter noções de conhecimento no combate a incêndios e acima de tudo, conseguimos atender as normas do Corpo de Bombeiros, bem como prestar os primeiros socorros em caso de acidentes com vítimas ou algum mal súbito, até a chegada de uma ambulância ao recinto do Porto”, destacou a Gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos. Na sexta-feira (14), foram aplicadas aulas práticas de treinamento na área interna do porto, localizado na Vale Port. No local há projetos de prevenção de incêndios, rede de hidrantes e casa de bombas.

“Durante toda a semana tivemos a participação de colaboradores da Superintendência do Porto de Itajaí participando do Treinamento de Formação e Reciclagem da Brigada de Emergência do Porto de Itajaí, evento  este de  grande importância e  necessário para  a  Autoridade Portuária  tendo em vista  que a preocupação com a  segurança e o pronto Atendimento às  situações de emergência são fatores primordiais para a atividade portuária. Dessa forma,  ações  de  treinamento e reciclagem da Brigada de Emergência do Porto de Itajaí são  fatores preponderantes para assegurar que todos os seus componentes estejam preparados e aptos para o atendimento de qualquer  situação emergencial”, reforça o Assessor de Direção do Porto de Itajaí,  Heder Cassino Moritz.

Nos treinamentos foram aplicadas aulas práticas na Escola Técnica da Associação de Bombeiros Voluntários do município de Barra Velha, “Nosso maior objetivo foi poder reunir todos os servidores nos horários distintos. Através de ações de segurança contra incêndios, mais uma vez conseguimos atingir nossa meta”, concluiu Médelin.
Ainda de acordo com informações da Gerência do Meio Ambientedo Porto de Itajaí, está programado para o mês de agosto, em data ainda a ser definida, a entrega do Certificado de Participação. A cerimônia será realizada no auditório da superintendência e contará com a presença de Bombeiros Militares e CODETRAN.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                            
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.