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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

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PORTO SÃO FRANCISCO DO SUL INVESTE EM TECNOLOGIA IP




Tecnologia de segurança em portos virou item indispensável para a operação e para o combate ao tráfico de drogas, pirataria e furto de cargas

Os navios de carga que chegam ao Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina, mesmo ainda distantes, já estão sendo monitorados detalhadamente por câmeras de videomonitoramento IP de última geração. Os equipamentos, da fabricante sueca Axis Communications, permitem visualizar os navios e o número de identificação dos contêineres graças ao zoom óptico de 32x, e também garantem a segurança dos funcionários.
Um dos 10 portos mais importantes do Brasil, o São Francisco do Sul se destaca por ser um porto de múltiplo uso, configurado para movimentação de carga geral, contêineres e grãos. O novo projeto de segurança utilizou a tecnologia para superar cada desafio do ambiente – como a variação térmica (de 1°C a 41°C).
Com uma área de pátio de 244mil m², apenas seis câmeras AXIS Q6045-E MK II foram necessárias para cobrir o cenário. Para a vigilância perimetral, uma câmera AXIS P1354-E foi instalada a cada 40 metros aproximadamente, totalizando 98 câmeras desse modelo, permitindo detectar pessoas em toda a extensão do perímetro e reconhecê-las a 20 metros de distância da câmera.

Mesmo à noite, é possível ver detalhes que ajudam a identificar suspeitos, como a cor da camisa, já que a tecnologia Lightfinder permite captar imagens coloridas com baixíssima iluminação. Já o WDR é um recurso que compensa as imagens em condições de luminosidade contrastantes ou de contraluz, como a luz do sol que atinge a água e é refletida diretamente na lente da câmera.
Na prática, as imagens acabaram ajudando no controle da operação. Com as câmeras PTZ, tornou-se possível acompanhar melhor o carregamento e descarregamento, verificar se os colaboradores estão utilizando o Equipamento de Proteção Individual e visualizar a entrada e saída de navios a uma longa distância.

O investimento, além de facilitar a operação e aumentar a competitividade do Porto São Francisco do Sul, obedece às exigências da Receita Federal do Brasil, da ANTAQ e da Cesportos. “O setor portuário movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas de mercadoria, e responde sozinho por mais de 90% das exportações”, afirma Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis no Brasil. “A modernização tecnológica é indispensável para reduzir custos, atender a normas e elevar a competitividade, além de combater o tráfico de drogas, pirataria e furto de cargas”, completa Junqueira.

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Um comentário:

  1. Falta agora a NOMEAÇÃO dos aprovados no concurso público para a guarda portuária, para poder operar esses aparelhos e assumir suas funções por direito.

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