Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

0

MERGULHADOR É FLAGRADO LEVANDO COCAÍNA A NAVIO NO PORTO DE SANTOS





O destino final da embarcação é a Espanha. Ao todo, 112 kg de cocaína foram apreendidos.

Na madrugada da última quarta-feira (14), uma câmera de monitoramento do terminal de contêineres da Brasil Terminal Portuário (BTP), localizado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou o momento em que um mergulhador nadava em direção ao píer com uma bolsa impermeável vermelha.
De imediato, o Centro de Controle e Monitoramento do terminal acionou a Guarda Portuária, a Polícia Federal e a Receita Federal, que em seguida se dirigiram para o local.
O mergulhador é visto nadando na superfície com uma bolsa estanque (impermeável) em direção ao costado do terminal, onde estava atracado o Navio MSC Meline e depois desaparece ao entrar embaixo do píer.

A bolsa foi encontrada boiando no Estuário, ainda durante a madrugada boiando na água, contendo 23 tabletes lacrados em plástico colorido, com 28 kg da cocaína. Mais tarde, ao final da manhã, uma equipe da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental (PMA), em apoio as outras autoridades, encontrou outra bolsa em um mangue, ao lado do terminal, com 22 tabletes, com 27 kg da droga.

As autoridades federais acreditam que o mergulhador levaria as bolsas com a droga até o costado do navio MSC Meline, onde alguém a bordo as içaria para que fossem escondidas na embarcação ou em contêineres transportados pelo cargueiro. O destino final da embarcação é a Espanha.
Droga a bordo

No meio da tarde, uma busca foi realizada a bordo e duas malas pretas foram encontradas por equipes da Receita Federal armazenadas irregularmente em um contêiner. Dentro delas estavam mais 57 kg de cocaína, divididos em 48 tabletes embalados em plásticos coloridos, que foram prontamente apreendidos pelos agentes da Polícia Federal. Ao todo, 112 kg de cocaína foram apreendidos.
Investigação

As autoridades trabalharam para identificar o mergulhador, a participação de outros envolvidos, a origem e o destino da cocaína. A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal no Centro de Santos.
Inédito
Apesar de não ser a primeira vez que ocorre um embarque de cocaína pelo lado de mar, nunca ocorrera através de um mergulhador auxiliando na ação do tráfico internacional.
As equipes não descartam outras hipóteses da modalidade de narcotráfico. Entretanto, não acreditam que o mergulhador estivesse escondendo o carregamento em algum dispositivo selado acoplado ao casco do navio - prática comum em outros portos do mundo para justamente despistar a polícia e a fiscalização.
Em maio de 2017, pela primeira vez, um compartimento “porta drogas” foi encontrado fixado ao casco de um navio atracado em um terminal da Margem Esquerda do cais, em Guarujá (SP). Na ocasião, foram apreendidos mais de 33 kg de cocaína, depois que a peça foi retirada da embarcação por mergulhadores dos bombeiros.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES