Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

0

POLÍCIA CIVIL EVITA EMBARQUE DE QUASE 52 KG DE COCAÍNA PARA BÉLGICA



A logística do narcotráfico internacional era realizada em Guarujá. Um homem foi preso.
A Polícia Civil evitou o embarque de 51,8 quilos de cocaína em um navio com destino à Bélgica e prendeu um homem em flagrante. Outros marginais conseguiram fugir, mas as investigações prosseguem para identificá-los. A logística do narcotráfico internacional era realizada em Guarujá, no final da tarde de quarta-feira (9). Ela revelou um esquema dos criminosos, até então, desconhecido pelos policiais.
Com a sua família ameaçada de morte, um caminhoneiro foi obrigado a desviar a rota do veículo que dirigia e ingressou em uma oficina indicada pela quadrilha de narcotraficantes. O bando pretendia ocultar a cocaína em uma carga de açúcar para exportação.
Com muros e portão altos, a oficina funciona em um galpão na Rua Professor Idalino Pinez, mais conhecida por Rua do Adubo, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos foram ao local após denúncia de que ali acontecia uma transação de drogas. Através de uma fresta do portão, os agentes viram vários homens ao lado de um caminhão com o motor ligado.
Ao perceberam que havia policiais na parte externa, os homens fugiram pelos fundos do galpão, escalando um muro. Um deles subiu no telhado de uma casa vizinha à oficina, caiu e fraturou uma das pernas.
A equipe do delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e do investigador Paulo Carvalhal apenas conseguiu entrar no galpão após o caminhoneiro abrir o portão por dentro.
Droga foi localizada em um galpão, na Rua do Adubo, em Guarujá (Foto: Divulgação)

A iniciativa do motorista possibilitou a prisão do técnico em informática Jean Nabih Raad, de 33 anos, que ainda tentava escapar, apesar da queda do telhado e de ter quebrado a perna. Internado sob escolta policial no Hospital Santo Amaro, este acusado precisará passar por cirurgia.
Ameaças por WhatsApp
De acordo com o motorista, ele transportava no caminhão 27,5 toneladas de açúcar com destino a um terminal na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. Porém, desviou a rota até a oficina, localizada nas imediações, por exigência dos traficantes.
A equipe da DIG considerou verdadeira a versão do motorista, porque ele não tentou escapar e ainda abriu o portão. Além disso, os investigadores examinaram o celular do caminhoneiro e verificaram mensagens que lhe foram enviadas pelo WhatsApp.
Nos diálogos pelo aplicativo, marginais ameaçam a família do caminhoneiro, caso ele não se dirija com o veículo ao galpão da Rua do Adubo para ser escondida na carga transportada o entorpecente.
Com elevado teor de pureza, a cocaína estava embalada em 47 tijolos. Não fosse aprendida, a droga seria embarcada junto com as 27,5 toneladas de açúcar no navio Cap San Lorenzo, que zarpará de Santos com destino ao porto belga de Antuérpia. O cargueiro está atracado no cais do terminal de Guarujá.
Investigação
O delegado Lara autuou Jean Raad pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Morador no Brás, na região central de São Paulo, o técnico em informática possui antecedentes por tráfico e porte de arma na Justiça do Paraná.
Raad ainda não pôde ser interrogado, porque foi hospitalizado. De modo informal, apenas negou aos policiais ligação com a cocaína apreendida, mas não soube explicar o que fazia na oficina e nem por que tentou fugir. Para o delegado, “é impossível desvencilhá-lo da cena do crime”.
Dois celulares que estavam com Raad foram apreendidos. Outro aparelho, achado no contêiner no qual estava a carga de açúcar, deve ter sido perdido por um dos homens que fugiram. Um quarto aparelho foi encontrado em um quartinho da oficina.
Perícia será realizada nos quatro celulares. O objetivo é verificar os arquivos dos aparelhos para saber se eles contêm informações sobre os demais envolvidos na operação de tráfico internacional de drogas. Também foram apreendidos um Fiat Uno, pertencente a Raad, e um Fiat Punto de outro suposto membro do bando.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.