Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 22 de abril de 2021

0

PORTO DE FORTALEZA PROMOVE WORKSHOP PARA A GUARDA PORTUÁRIA

 

A Portaria ALF/FOR nº 50 marcou a primeira atividade de capacitação de 2021

A Companhia Docas do Ceará (CDC) promoveu no início desta semana - 19 e 20/04, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Portuário), a primeira atividade de capacitação de 2021 da Guarda Portuária.

No formato de workshop, tendo como instrutor o GP Luthero Ilo, a capacitação abordou as atualizações da Portaria da Receita Federal,  ALF/FOR nº 50 / 2012. Dividido em duas turmas, a atividade foi realizada no período da manhã.

Por meio de um debate sobre o tema, com a participação também de vigilantes e porteiros terceirizados, o workshop teve como objetivo ampliar o conhecimento entre os membros da segurança do Porto de Fortaleza. Essa foi uma oportunidade para rever a norma que disciplina o ingresso, a permanência e a saída de pessoas e veículos em áreas ou recintos alfandegados, em cumprimento ao que determina o ISPS Code e a Resolução 53 da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS).

Segundo explicou o GP Luthero Ilo, “o workshop teve como benefício principal a revisão da norma e a qualificação do serviço de segurança portuária”. O coordenador da Guarda Portuária da CDC, Enéas Braga, acrescentou que um calendário de atividades será seguido ao longo deste ano. Estão previstas instruções teóricas, práticas e simulados, sempre mantendo os cuidados de prevenção à Covid-19, uma vez que a atividade portuária é essencial para o desenvolvimento da economia e permanece movimentando cargas 24 horas por dia.

“Tendo em vista que algumas atividades serão realizadas no interior do Porto de Fortaleza, haverá sempre comunicação prévia à Receita Federal do Brasil, que é a alfandegadora da Companhia Docas do Ceará, solicitando autorização”, reforça o coordenador Eneas Braga.

 

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES