Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 22 de abril de 2021

0

PORTO DE FORTALEZA PROMOVE WORKSHOP PARA A GUARDA PORTUÁRIA

 

A Portaria ALF/FOR nº 50 marcou a primeira atividade de capacitação de 2021

A Companhia Docas do Ceará (CDC) promoveu no início desta semana - 19 e 20/04, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Portuário), a primeira atividade de capacitação de 2021 da Guarda Portuária.

No formato de workshop, tendo como instrutor o GP Luthero Ilo, a capacitação abordou as atualizações da Portaria da Receita Federal,  ALF/FOR nº 50 / 2012. Dividido em duas turmas, a atividade foi realizada no período da manhã.

Por meio de um debate sobre o tema, com a participação também de vigilantes e porteiros terceirizados, o workshop teve como objetivo ampliar o conhecimento entre os membros da segurança do Porto de Fortaleza. Essa foi uma oportunidade para rever a norma que disciplina o ingresso, a permanência e a saída de pessoas e veículos em áreas ou recintos alfandegados, em cumprimento ao que determina o ISPS Code e a Resolução 53 da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS).

Segundo explicou o GP Luthero Ilo, “o workshop teve como benefício principal a revisão da norma e a qualificação do serviço de segurança portuária”. O coordenador da Guarda Portuária da CDC, Enéas Braga, acrescentou que um calendário de atividades será seguido ao longo deste ano. Estão previstas instruções teóricas, práticas e simulados, sempre mantendo os cuidados de prevenção à Covid-19, uma vez que a atividade portuária é essencial para o desenvolvimento da economia e permanece movimentando cargas 24 horas por dia.

“Tendo em vista que algumas atividades serão realizadas no interior do Porto de Fortaleza, haverá sempre comunicação prévia à Receita Federal do Brasil, que é a alfandegadora da Companhia Docas do Ceará, solicitando autorização”, reforça o coordenador Eneas Braga.

 

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.