Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 18 de setembro de 2021

0

PF DESARTICULA GRUPO LIGADO AO TRÁFICO DE COCAÍNA PARA A ÁFRICA

 

Operação Coroa cumpriu 10 mandados de busca, 1 mandado de prisão preventiva e 7 de prisão temporária em três estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última quinta-feira (16) a Operação Coroa, em continuidade à investigação instaurada para desarticulação de um grupo responsável pela exportação de 2,8 toneladas de cocaína no início de julho último, quando sete pessoas foram presas em flagrante após interceptação de embarcação pesqueira na foz do rio Itajaí.

O aprofundamento das investigações permitiu identificar que o destino da droga era o continente africano, em um ponto marítimo próximo da costa da Namíbia, onde possivelmente aconteceria o transbordo da droga para outra embarcação.

O nome da operação, batizada de "Coroa", faz alusão ao nome do barco onde estava a droga na apreensão de 3 de julho.

SAIBA MAIS: POLÍCIA FEDERAL APREENDE MAIS 2,8 TONELADAS DE COCAÍNA EM EMBARCAÇÃO PESQUEIRA

Após o flagrante, diligências policiais permitiram identificar a participação de mais oito pessoas envolvidas no financiamento das ações criminosas e na logística de transporte da droga até a embarcação. Mediante representação policial, a Justiça Federal em Itajaí/SC autorizou a prisão desses oito participantes identificados na segunda fase das investigações.

Cerca de 50 policiais federais deram cumprimento a 10 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens nas cidades catarinenses de Itajaí, Camboriú, Navegantes e Penha, além de Salvador e Porto Seguro na Bahia e Guarujá em São Paulo. Também foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete de prisão temporária.

As investigações já possibilitaram o sequestro de mais de R$ 1,6 milhão em patrimônio da organização. Com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e mediante autorização judicial, esses bens apreendidos serão levados a leilão e o dinheiro arrecadado reverterá em ações de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, com previsão de 3 a 15 anos de prisão, além do perdimento dos bens utilizados nas ações criminosas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.