Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 1 de junho de 2023

0

CESPORTOS PROMOVE PALESTRAS NO PORTO DE ITAJAÍ

 

Palestras tiveram ênfase no combate ao tráfico de drogas e a segurança cibernética

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS) realizou, na última quinta-feira (25), duas palestras no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), com a presença de representantes de entidades de segurança Civil.

Junto aos membros da CESPORTOS, estiveram representantes da Guarda Portuária (GPort), Polícia Federal (PF) e dos Terminais de Uso Privado (TUP’s).

“Reunimos os supervisores de segurança portuária do Estado de Santa Catarina para, juntamente com a CESPORTOS, fazer um alinhamento do que se espera da atividade de segurança nos portos. Demos ênfase no combate ao tráfico de drogas e a segurança cibernética, que seriam os ataques de instalações portuárias por hackers”, comenta a Delegada da Polícia Federal, Diana Calazans Mann.

A primeira palestra, ministrada pelo Delegado da Polícia Federal, Alessandro Netto Viera, abordou sobre as problemáticas das atividades de combate ao Tráfico de Internacional de Drogas e a colaboração dos atores envolvidos no setor portuário:

“A Polícia Federal atua com o apoio de diversos parceiros, dentre eles as entidades que estiveram aqui e que são impactados diretamente pela ocorrência de crimes de tráfico de droga. Por isso, hoje tivemos a oportunidade de fazer uma troca de experiência com o pessoal que atua no ambiente portuário e em outras forças de fiscalização do tráfico de drogas. Sempre que temos essa oportunidade de estreitar informações e contatos com as entidades da sociedade civil organizada, quem perde serão sempre os criminosos”, explica Alessandro Netto Vieira.

Delegado da Polícia Federal Alessandro Netto Vieira

A segunda palestra, ministrada pelo Coordenador Titular da CESPORTOS/RJ, Carlos Albuquerque, abordou sobre os riscos cibernéticos:

“Em termos gerais, o risco cibernético cresce no ambiente corporativo e se torna um risco e a necessidade de os terminais estarem alinhados em cumprimento ao Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), que é a normativa internacional de segurança no setor marítimo. Estar de acordo com essa normativa colabora para a realização de um comércio seguro”, esclarece Carlos Albuquerque.

Coordenador da Cesportos/RJ Carlos Albuquerque

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza a importância de palestras voltadas ao tema:

“Estas palestras, por meio de seus conteúdos, se estendem diretamente ao Porto de Itajaí e aos demais TUP’s situados em nosso complexo portuário. Todos os envolvidos, através de suas forças de segurança, estão empenhados em fortificar as suas infraestruturas para garantir uma maior segurança nos portos e reduzir cada vez mais os crimes cibernéticos, ou aqueles aplicados em alto mar, como discutido no encontro de hoje. Encontros como este reforçam acima de tudo a troca de experiências”, concluiu.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.