Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 6 de março de 2012

0

Novo World Trade Center terá tecnologia antiterrorista


Sistema inclui câmeras 'inteligentes' e dispositivos de reconhecimento facial

A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey está instalando tecnologia de uso militar como medida de segurança para proteger o novo World Trade Center (WTC) contra atentados terroristas, mais de dez anos depois dos ataques que fizeram ruir as torres gêmeas  originais. Segundo reportagem publicada pelo jornal New York Post, o novo sistema inclui milhares de câmeras inteligentes e dispositivos de reconhecimento facial e de retina, que poderão cruzar informações com bases de dados e listas de suspeitos de terrorismo.
O novo World Trade Center também terá sensores infravermelhos e de calor, capazes de detectar explosivos e radiação. Além disso, a agência pública proprietária do novo arranha-céu que está sendo construído no local das antigas Torres Gêmeas deve usar computadores que vigiam movimentos para encontrar atitudes suspeitas e alertar a polícia. Ainda de acordo com o New York Post , entre as condutas irregulares estão desviar-se de caminhos frequentes ou seguir contra o fluxo de pedestres e depositar um pacote ou uma bolsa em um local não indicado para essa função. "O que estamos fazendo aqui nunca foi feito antes", explicou um funcionário da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
O sistema de segurança do novo WTC estará conectado à rede de câmeras e sensores já montada pela polícia de Nova York no sul de Manhattan e está sendo desenvolvido pela Behavioral Recognition Systems, empresa que instalou aparelhos similares para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. "Nosso programa está anos-luz à frente das câmeras de segurança tradicionais supervisionadas por vigilantes noturnos", declarou ao jornal o presidente da companhia, John Frazzini. Ele também afirmou que o sistema não armazenará dados pessoais e não prevê a instalação de câmeras em lugares privados, como os banheiros.
Segundo as autoridades, o novo World Trade Center estará operacional em 2013. As obras no chamado "marco zero" foram atrasadas devido às divergências entre a agência pública proprietária do terreno e a imobiliária responsável pela contrução. O custo final da obra ultrapassou a previsão incial de 11 bilhões de dólares e deve chegar aos 15 bilhões (quase 26 bilhões de reais).
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.