Postagem em destaque

TRAFICANTES ATIRAM CONTRA GUARDAS AO TENTAREM DESPACHAR 400 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS

Ao fugir, caminhoneiro destruiu cancela de segurança, bateu em árvore, mas foi detido em flagrante com parte da droga Aproximadamen...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

0

SEP E EXÉRCITO DISCUTEM VTMS


SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / SEP






O Secretário Executivo da Secretaria de Portos (SEP), Mário Lima, reuniu-se no último dia 11, com o General de Brigada do Exército, José Fernando Lasbech, para conversar sobre a cessão de terrenos para a implantação dos equipamentos do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Navios (VTMS). De acordo com a SEP este entendimento é importante para garantir a segurança e não deixar os radares do VTMS vulneráveis, principalmente em área militares.
 
 
 
 
O Analista de Infraestrutura da SEP, Rodolfo Monteiro, demonstrou para os presentes como funciona o Programa que faz parte do “Porto Sem Papel” criado para reduzir a burocracia dos procedimentos portuários, melhorar o intercâmbio de informações no setor e aprimorar a eficiência das operações. Para a implementação do VTMS a SEP irá disponibilizar R$ 146,3 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será iniciado pelos portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória.
O controle será realizado por um sistema de radar e Identificação Automática (AIS), responsável por realizar toda a varredura no porto. O projeto foi baseado no estudo da empresa americana Unisys (referência em tecnologia da informação) financiados pela Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA), reafirmando assim mais uma parceria internacional. O projeto tem o intuito de amenizar o congestionamento de navios nos portos brasileiros e dificuldades relacionadas à entrada e saída de embarcações e cargas.
Participaram também da reunião o Capitão-de-Fragata e representante da Marinha do Brasil na SEP, Alexandre Ernesto Sampaio e o Assessor Especial, Paulo Ho.
 
Fonte: SEP
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário