Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 13 de novembro de 2012

0

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS



SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GRANDES EVENTOS
 
CIS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA
 
 
 
 
O Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos – CIS Manaus agregará três grandes eventos, o V Simpósio Nacional de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares, o III Seminário de Instrutores de Tiro Policial das Polícias Militares e o I Workshop de Segurança e Tecnologia, que será realizado de 19 a 22 de novembro, no Tropical Hotel Manaus e Resort.
Realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, por meio da Polícia Militar (PMAM) e demais órgãos de Segurança Pública, o Congresso contará com a participação de Oficiais de todas as Polícias Militares do País, Oficiais das Forças Armadas, empresas fabricantes e fornecedoras, estudiosos das técnicas policiais de tiro, de uso diferenciado da força, de material, tecnologias e equipamentos utilizados por forças de segurança de outros países.
O congresso tem como principais metas capacitar as instituições de segurança para atuar em grandes eventos como a Copa das Confederações no próximo ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além padronizar normas, a aquisição de materiais bélicos e procedimentos e contribuir para maior integração e troca de experiências entre as policias e agentes envolvidos.
 
 
 
 
O ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro e autor do livro 'Elite da Tropa', que deu origem ao filme 'Tropa de Elite', Rodrigo Pimentel falará sobre "O valor da segurança".
 
 
 
 
 
 
 
Internacional
O congresso internacional de segurança já é realizado no Brasil, desde 2008, e a última edição foi em Goiânia. No entanto, com a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 no Brasil, Manaus – uma das cidades-sedes – foi escolhida para virar a capital  da segurança em grandes eventos visando a realização do maior evento mundial de futebol. É a primeira vez que o congresso toma proporções internacionais.
Apesar de ser feito no Amazonas, o congresso vai abordar questões pertinentes à segurança pública em todos os estados brasileiros, em especial nas 12 cidades-sede da Copa: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e claro, Manaus.
Com tradução simultânea para português, espanhol e inglês, o evento tem ainda apoio do Ministério dos Esportes, Secretaria de Esportes, Governo do Amazonas e Assembleia Legislativa.
Feira traz expoentes de segurança e tecnologia
Paralelamente a extensa agenda de simpósios, palestras e workshops, o Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos (CIS), que acontece no Tropical Hotel Manaus entre os dias 19 a 22 de novembro, também irá sediar a 1ª Feira de Segurança e Tecnologia do Amazonas.
A mostra vai reunir 14 dos principais nomes do setor industrial, tecnológico e bélico além de projetos e políticas públicas em prática no Brasil destinadas a prevenção e combate de ocorrências antes, durante e após a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com o coordenador do CIS e major da Polícia Militar/AM, Ubirajara Rosses, a feira tem como principal meta apresentar às forças militares e polícias estaduais brasileiras novos armamentos, propostas de ação e abordagem para assegurar a integridade da sociedade, dos turistas e atletas que desembarcarão no País para os dois eventos.
“A qualificação e reaparelhamento vai trazer mais eficiência, resultados e será um dos grandes legados, com reflexos a curto e longo prazo para o cidadão comum, independente da cidade ou estado onde estiver”, avaliou o major, citando o programa estadual “Ronda nos Bairros”.
Também fazem parte dos expositores já confirmados na feira, a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), órgão do Exército responsável pela produção e comercialização de produtos de defesa, a fabricante de armas austríaca Glock e a Taurus, uma das três maiores indústrias de armas de fogo do mundo. A Action Target também estará presente com o know how em stands e ambientes para treinamento de atiradores e segurança máxima em geral.
No segmento dos armamentos não-letais destaca-se a Condor, pioneira na América Latina com equipamentos pirotécnicos de alta tecnologia para situações de distúrbios, sinalização militar e salvatagem e a Taser, uma das líderes em dispositivos eletrônicos de controle usados em todo o mundo na aplicação da lei, militar, correcional, segurança profissional e proteção pessoal.
Nos setor tecnológico, os destaques ficam por conta da Dupont, que atua na produção de coletes a prova de balas, blindagem de veículos e treinamento de profissionais entre outras atividades, Motorola, com serviços de comunicação e de mobilidade estratégica, e a IBM, referência mundial em criação de bancos de dados, de centros de controle e informação com parcerias com a Polícia de Nova Iorque e da Espanha.
Também fazem parte da Feira de Segurança e Tecnologia a Eyes N´ Where, empresa que, entre outras atividades, desenvolve sistemas e tecnologias de suporte à vigilância e monitoramento remotos, a Plus Soft e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), um dos principais apoiadores do CIS 2012.

Programação

1º Dia – 19 DE NOVEMBRO ABERTURA

19h - Abertura Oficial do Congresso

Solenidade, pronunciamentos da mesa, apresentação da agenda estratégica do evento.

20h - Palestra de Abertura

Tema: "Segurança Pública e Privada: Sustentabilidade Social e Cidadania - Desafios para o Brasil".

Sinopse: a Segurança Pública e Privada na linha do tempo e os conflitos da sustentabilidade. Cidadania; experiências de sucesso de outros grandes centros urbanos; o que o futuro nos reserva?; o modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações; centros urbanos e modo de vida; vida urbana e sustentabilidade.

Palestrantes:

Rodrigo Pimentel, Comentarista de Segurança da Rede Globo.

Maj RR PMESP Diógenes Lucca, Comentarista de Segurança da Rede Globo.

21h - Coquetel

2º DIA – 20 DE NOVEMBRO V SIMPÓSIO DE MATERIAL BÉLICO

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "A Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro nos Grandes Eventos".

Sinopse: a preparação e execução da fiscalização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro para os Grandes Eventos que serão realizados no Brasil.

Palestrante:

Gen Bda Waldemar B. Magno Neto, Chefe do DFPC.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Material Bélico

Tema: "Incorporação de Material Bélico para as Polícias Militares do Brasil: Novos Recursos para Combater Novos Problemas".

Sinopse: procedimentos administrativos; processos legais; estratégia policial militar; manutenção e experiências internacionais.

Painelistas:

Cel Inf EB João Batista Neves Neto, Chefe da IGPM;

Cap Adailton Carneiro, Setor de Material Bélico da PMDF;

Dr. Jonas Lima, Advogado Especialista em Licitações;

Maj Maurílio Nunes Conceição, Setor de Material Bélico da PMERJ.

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Palestras Técnicas

A cargo de representantes dos expositores, para discussão e troca de experiências relacionadas com material bélico, instrução de tiro e tecnologia, e sua contribuição para a segurança integrada de grandes eventos.

17h30 - Visitação à Exposição

Durante os três dias do evento haverá exposição de materiais relacionados aos temas tratados, em estandes colocados à disposição de fornecedores. Com essa iniciativa, os participantes terão oportunidade de examinar e obter informações sobre produtos, equipa-mentos, acessórios e outros itens de interesse.

3º DIA – 21 DE NOVEMBRO III SEMINÁRIO DE INSTRUTORES DE TIRO POLICIAL

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "Instrução de Tiro Policial - Evolução Tática e Operacional".

Sinopse: metodologia/tipos de armamentos e munição; utilização da força letal e não letal.

Palestrante:

Nabil Amar, Oficial da Unidade de Operações Especiais da Polícia de Israel.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Tiro

Tema: "Instrução de Tiro Policial Unificado e o Emprego de Armamento Não Letal".

Sinopse: padrões mínimos de instrução de tiro policial; aplicabilidade de armas não letais e treinamento de uso.

Painelistas:

Ten Cel Alexandre Flecha, Cmt do Centro de Instrução de Tiro da PMGO;

Cel RR EB Carlos Vella, Professor e Instrutor de Tiro;

Maj PMESP Carlos Alberto, Chefe da Equipe de Tiro Defensivo na Preservação da Vida.

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Palestras Técnicas

17h30 - Visitação à Exposição

4º DIA – 22 DE NOVEMBRO I WORKSHOP SEGURANÇA E TECNOLOGIA

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "Fatores Críticos de Sucesso em Grandes Eventos".

Sinopse: para produzir um evento com segurança a todos os envolvidos, é necessário identificar os Fatores Críticos de Sucesso, analisar ameaças e impactos e a viabilidade financeira das medidas de segurança adotadas para o gerenciamento dos riscos.

Palestrante:

Igor Pipolo, Especialista em Segurança de Grandes Eventos e Comentarista da Rede Record.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Tecnologia Tema: "Comunicação, Comando e Controle".

Sinopse: essas três palavras são as mais empregadas para viabilizar o moderno conceito de Centros Integrados de Inteligência que gerenciam eventos e operações complexas e são fundamentais para a tomada de importantes decisões nos momentos de Crise.

Painelistas:

Cap Henrique Borri, Chefe de Segurança do Comitê Rio 2016;

Rafael Vulej – Consultor de Segurança para Mega Eventos;

Uri Shai, Vice-Presidente Executivo Netcom, Especialista em Comando e Controle;

Peter Goulding, Ex-Diretor da London Metropolitan Police Service, Especialista em Comunicação de Grandes Eventos (experiência nas Olímpiadas de Londres 2012).

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Painel Segurança

Tema: "Integração e Gestão".

Sinopse: a integração das ações e gestão dos recursos de segurança são pontos críticos para o sucesso dos eventos e devem acontecer basicamente durante dois importantes momentos: Rotinas e Emergências.

Painelistas:

Hilário Medeiros, Gerente Geral de Segurança do COL/FIFA2014;

Valdinho Jacinto Caetano, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos;

Maj PMERJ André Batista, Coordenador e Gerenciamento de Projetos da Copa 2014;

Antonio E. Arce, Gerente de Telecomunicações Hialeah-Miami Dade (experiência no SuperBowl, Miami/EUA).

Mediador: Igor Pipolo

16h - Conclusões do Evento

Tema: "Grandes Eventos como Estratégia para Realizações Sociais - O Futuro que Podemos Construir".

Sinopse: visão de futuro. A Copa FIFA 2014 como recurso estratégico para a construção do cenário social desejado. Grandes eventos como fatores de mobilização da ação social e indutores da integração. Do torcedor que temos ao torcedor que queremos. Estádios como arenas de irradiação da cidadania.

Palestrante:

Ricardo Coelho, Diretor do Departamento de Segurança da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

16h30 - Encerramento Solene

19h - Evento Social (Jantar)

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.