Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

0

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS



SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GRANDES EVENTOS
 
CIS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA
 
 
 
 
O Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos – CIS Manaus agregará três grandes eventos, o V Simpósio Nacional de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares, o III Seminário de Instrutores de Tiro Policial das Polícias Militares e o I Workshop de Segurança e Tecnologia, que será realizado de 19 a 22 de novembro, no Tropical Hotel Manaus e Resort.
Realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, por meio da Polícia Militar (PMAM) e demais órgãos de Segurança Pública, o Congresso contará com a participação de Oficiais de todas as Polícias Militares do País, Oficiais das Forças Armadas, empresas fabricantes e fornecedoras, estudiosos das técnicas policiais de tiro, de uso diferenciado da força, de material, tecnologias e equipamentos utilizados por forças de segurança de outros países.
O congresso tem como principais metas capacitar as instituições de segurança para atuar em grandes eventos como a Copa das Confederações no próximo ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além padronizar normas, a aquisição de materiais bélicos e procedimentos e contribuir para maior integração e troca de experiências entre as policias e agentes envolvidos.
 
 
 
 
O ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro e autor do livro 'Elite da Tropa', que deu origem ao filme 'Tropa de Elite', Rodrigo Pimentel falará sobre "O valor da segurança".
 
 
 
 
 
 
 
Internacional
O congresso internacional de segurança já é realizado no Brasil, desde 2008, e a última edição foi em Goiânia. No entanto, com a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 no Brasil, Manaus – uma das cidades-sedes – foi escolhida para virar a capital  da segurança em grandes eventos visando a realização do maior evento mundial de futebol. É a primeira vez que o congresso toma proporções internacionais.
Apesar de ser feito no Amazonas, o congresso vai abordar questões pertinentes à segurança pública em todos os estados brasileiros, em especial nas 12 cidades-sede da Copa: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e claro, Manaus.
Com tradução simultânea para português, espanhol e inglês, o evento tem ainda apoio do Ministério dos Esportes, Secretaria de Esportes, Governo do Amazonas e Assembleia Legislativa.
Feira traz expoentes de segurança e tecnologia
Paralelamente a extensa agenda de simpósios, palestras e workshops, o Congresso Internacional de Segurança para Grandes Eventos (CIS), que acontece no Tropical Hotel Manaus entre os dias 19 a 22 de novembro, também irá sediar a 1ª Feira de Segurança e Tecnologia do Amazonas.
A mostra vai reunir 14 dos principais nomes do setor industrial, tecnológico e bélico além de projetos e políticas públicas em prática no Brasil destinadas a prevenção e combate de ocorrências antes, durante e após a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com o coordenador do CIS e major da Polícia Militar/AM, Ubirajara Rosses, a feira tem como principal meta apresentar às forças militares e polícias estaduais brasileiras novos armamentos, propostas de ação e abordagem para assegurar a integridade da sociedade, dos turistas e atletas que desembarcarão no País para os dois eventos.
“A qualificação e reaparelhamento vai trazer mais eficiência, resultados e será um dos grandes legados, com reflexos a curto e longo prazo para o cidadão comum, independente da cidade ou estado onde estiver”, avaliou o major, citando o programa estadual “Ronda nos Bairros”.
Também fazem parte dos expositores já confirmados na feira, a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), órgão do Exército responsável pela produção e comercialização de produtos de defesa, a fabricante de armas austríaca Glock e a Taurus, uma das três maiores indústrias de armas de fogo do mundo. A Action Target também estará presente com o know how em stands e ambientes para treinamento de atiradores e segurança máxima em geral.
No segmento dos armamentos não-letais destaca-se a Condor, pioneira na América Latina com equipamentos pirotécnicos de alta tecnologia para situações de distúrbios, sinalização militar e salvatagem e a Taser, uma das líderes em dispositivos eletrônicos de controle usados em todo o mundo na aplicação da lei, militar, correcional, segurança profissional e proteção pessoal.
Nos setor tecnológico, os destaques ficam por conta da Dupont, que atua na produção de coletes a prova de balas, blindagem de veículos e treinamento de profissionais entre outras atividades, Motorola, com serviços de comunicação e de mobilidade estratégica, e a IBM, referência mundial em criação de bancos de dados, de centros de controle e informação com parcerias com a Polícia de Nova Iorque e da Espanha.
Também fazem parte da Feira de Segurança e Tecnologia a Eyes N´ Where, empresa que, entre outras atividades, desenvolve sistemas e tecnologias de suporte à vigilância e monitoramento remotos, a Plus Soft e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), um dos principais apoiadores do CIS 2012.

Programação

1º Dia – 19 DE NOVEMBRO ABERTURA

19h - Abertura Oficial do Congresso

Solenidade, pronunciamentos da mesa, apresentação da agenda estratégica do evento.

20h - Palestra de Abertura

Tema: "Segurança Pública e Privada: Sustentabilidade Social e Cidadania - Desafios para o Brasil".

Sinopse: a Segurança Pública e Privada na linha do tempo e os conflitos da sustentabilidade. Cidadania; experiências de sucesso de outros grandes centros urbanos; o que o futuro nos reserva?; o modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações; centros urbanos e modo de vida; vida urbana e sustentabilidade.

Palestrantes:

Rodrigo Pimentel, Comentarista de Segurança da Rede Globo.

Maj RR PMESP Diógenes Lucca, Comentarista de Segurança da Rede Globo.

21h - Coquetel

2º DIA – 20 DE NOVEMBRO V SIMPÓSIO DE MATERIAL BÉLICO

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "A Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro nos Grandes Eventos".

Sinopse: a preparação e execução da fiscalização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro para os Grandes Eventos que serão realizados no Brasil.

Palestrante:

Gen Bda Waldemar B. Magno Neto, Chefe do DFPC.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Material Bélico

Tema: "Incorporação de Material Bélico para as Polícias Militares do Brasil: Novos Recursos para Combater Novos Problemas".

Sinopse: procedimentos administrativos; processos legais; estratégia policial militar; manutenção e experiências internacionais.

Painelistas:

Cel Inf EB João Batista Neves Neto, Chefe da IGPM;

Cap Adailton Carneiro, Setor de Material Bélico da PMDF;

Dr. Jonas Lima, Advogado Especialista em Licitações;

Maj Maurílio Nunes Conceição, Setor de Material Bélico da PMERJ.

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Palestras Técnicas

A cargo de representantes dos expositores, para discussão e troca de experiências relacionadas com material bélico, instrução de tiro e tecnologia, e sua contribuição para a segurança integrada de grandes eventos.

17h30 - Visitação à Exposição

Durante os três dias do evento haverá exposição de materiais relacionados aos temas tratados, em estandes colocados à disposição de fornecedores. Com essa iniciativa, os participantes terão oportunidade de examinar e obter informações sobre produtos, equipa-mentos, acessórios e outros itens de interesse.

3º DIA – 21 DE NOVEMBRO III SEMINÁRIO DE INSTRUTORES DE TIRO POLICIAL

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "Instrução de Tiro Policial - Evolução Tática e Operacional".

Sinopse: metodologia/tipos de armamentos e munição; utilização da força letal e não letal.

Palestrante:

Nabil Amar, Oficial da Unidade de Operações Especiais da Polícia de Israel.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Tiro

Tema: "Instrução de Tiro Policial Unificado e o Emprego de Armamento Não Letal".

Sinopse: padrões mínimos de instrução de tiro policial; aplicabilidade de armas não letais e treinamento de uso.

Painelistas:

Ten Cel Alexandre Flecha, Cmt do Centro de Instrução de Tiro da PMGO;

Cel RR EB Carlos Vella, Professor e Instrutor de Tiro;

Maj PMESP Carlos Alberto, Chefe da Equipe de Tiro Defensivo na Preservação da Vida.

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Palestras Técnicas

17h30 - Visitação à Exposição

4º DIA – 22 DE NOVEMBRO I WORKSHOP SEGURANÇA E TECNOLOGIA

8h45 - Anfitrião do Dia

Cel Dan Camara, Coordenador Geral dos Jogos Pan-Americanos RJ 2007.

9h - Palestra Magna

Tema: "Fatores Críticos de Sucesso em Grandes Eventos".

Sinopse: para produzir um evento com segurança a todos os envolvidos, é necessário identificar os Fatores Críticos de Sucesso, analisar ameaças e impactos e a viabilidade financeira das medidas de segurança adotadas para o gerenciamento dos riscos.

Palestrante:

Igor Pipolo, Especialista em Segurança de Grandes Eventos e Comentarista da Rede Record.

10h - Coffee-break

10h30 - Painel Tecnologia Tema: "Comunicação, Comando e Controle".

Sinopse: essas três palavras são as mais empregadas para viabilizar o moderno conceito de Centros Integrados de Inteligência que gerenciam eventos e operações complexas e são fundamentais para a tomada de importantes decisões nos momentos de Crise.

Painelistas:

Cap Henrique Borri, Chefe de Segurança do Comitê Rio 2016;

Rafael Vulej – Consultor de Segurança para Mega Eventos;

Uri Shai, Vice-Presidente Executivo Netcom, Especialista em Comando e Controle;

Peter Goulding, Ex-Diretor da London Metropolitan Police Service, Especialista em Comunicação de Grandes Eventos (experiência nas Olímpiadas de Londres 2012).

Mediador: Cel Dan Camara.

13h - Almoço

14h30 - Painel Segurança

Tema: "Integração e Gestão".

Sinopse: a integração das ações e gestão dos recursos de segurança são pontos críticos para o sucesso dos eventos e devem acontecer basicamente durante dois importantes momentos: Rotinas e Emergências.

Painelistas:

Hilário Medeiros, Gerente Geral de Segurança do COL/FIFA2014;

Valdinho Jacinto Caetano, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos;

Maj PMERJ André Batista, Coordenador e Gerenciamento de Projetos da Copa 2014;

Antonio E. Arce, Gerente de Telecomunicações Hialeah-Miami Dade (experiência no SuperBowl, Miami/EUA).

Mediador: Igor Pipolo

16h - Conclusões do Evento

Tema: "Grandes Eventos como Estratégia para Realizações Sociais - O Futuro que Podemos Construir".

Sinopse: visão de futuro. A Copa FIFA 2014 como recurso estratégico para a construção do cenário social desejado. Grandes eventos como fatores de mobilização da ação social e indutores da integração. Do torcedor que temos ao torcedor que queremos. Estádios como arenas de irradiação da cidadania.

Palestrante:

Ricardo Coelho, Diretor do Departamento de Segurança da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

16h30 - Encerramento Solene

19h - Evento Social (Jantar)

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES